Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
RSFX   São Paulo
Ale   Joinville SC - AC
lord3ddesigner   Goiânia - GO
Ale   Joinville SC - AC

Portfólios Ver Mais

Vynycius   Petrópolis
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB
elieziocborges   Porto Velho-RO
Jeannegreiros   Campinas-SP - SP

Telha Francesa

Por: Gaucho  

Em: 26/11/2006 11:13

"eduardoqf" disse: Tudo certo Zulmar? Valeu as dicas! Essas formas otimizadas de visualização eu já conhecia, mas devo estar fazendo algo errado ainda :? . No meu micro P4 tenho 256 de vídeo... O problema de visualizar em box é pra juntar pois não dá pra ver os detalhes. Tô cheio de trampo agora, mas assim que tiver uma brecha vou tentar usar esse recurso de copiar instanciando e agrupar para cortar com slice. À princípio... vc saberia dizer a diferença entre atachar e agrupar? Sei que atachando podemos converter em proxy, mas não tem como voltar atras. Seria só essa a diferença? Seria possível aplicar slice em objetos atachados?
8:) vc da um "hide" em tudo q não for telha... deixa só as telhas q vai juntar, arrumar... dai depois de arrumar ... coloca tudo p visualizar como box e "Unhide all" voltando a ver tudo novamente, agora com as telhas em viewport box. Não entendo nada de PROXI.. queria saber se tem isso no mental ray! :? Objetos atachados a um objeto em particular... se transforma em um único objeto. Ja o grupo não! basicamente acho q a diferença é esta... só acho! e outra... atachado o modificador "slice" é melhor ainda.... rissos... 8:)
DEUS é maior!
ahahah......o tiago...
Vivendo e aprendendo!!!
marckmso - Muito interessante este esquema de criar os blueprints para construção. Eu usava apenas a planta baixa pra depois erguer em 3D. Não tinha pensado ainda em usar este recurso pra fazer os cortes laterais. Vou começar a fazer assim tbém. Vlw.
Oi Pessoal, tudo 10? Será que posso pegar uma telha que fiz no AutoCAD, joga-la no MAX e utilizar a técnica explicada pelo zulmar jr? ou preciso modelar uma telha primeiro no MAX? Outro dia resolvi fazer telhas próximo das normas para melhorar o visual das minhas maquetes. Então fiz no AutoCAD 8 tipos de telha: Colonial, plan, francesa, piauí, concreto, portuguesa, romana e paulista. No AutoCAD resolvi o problema de tamanho de arquivo utilizando blocos nas telhas do meio do telhado e sólidos nas telhas das extremidades, onde tive que corta-las com slice. Porém quando levei a maquete pro MAX 8, o arquivo ficou muito pesado e impossível de trabalhar. O render demorou mais de 12h pra terminar e ainda ficou uma porcaria. Ps.: caso alguém queira os arquivos de telha que criei no AutoCAD, mande um e-mail pra mim. Terei muito prazer em compartilha-los com vocês! :D Um abraço Buruca [email protected]
Oi Buracaweb...pode sim.....exporta tua telha como 3ds..e depois importa normal no max.....pra tu ter um parametro...minha telha francesa tem 16kb (em 3ds)...e ta bem detalhada inclusive ta desenhado partes q nem aparecem (ficam sobrepostas)...abs
Vivendo e aprendendo!!!
E ai 3D Mux.....blz...faz tempo q n vou pra Estrela.....hum.....conheco o site.....e muito bom.....pena q tem varios materiais q foram feitos no Max 8.....e eu uso o 7...dai n rola...abs
Vivendo e aprendendo!!!
Beleza Zulmar! Trabalhar com hide - unhide ajuda, porém numa cena externa o que mais pesa são as telhas mesmo, mas vou ficar atento e assim que tiver a oportunidade de testar eu posto o result aqui. abrs!!
Oi gente, tudo bem? Marck, muito interessante essa forma que colocar os desenhos 2D da planta, realmente facilita muito a visualização. Mas é melhor fazer os dois pavimentos no "piso" do 3ds max do que colocar numa certa altura, porque terá mais dificuldade com o Wall e com a geração de portas e janelas automáticas. Eu acho que ficaria perfeito se tivesse duas cópias da planta. Uma em planta mesmo para levantar as paredes e colocar portas e janelas no Max. A outra ficaria montada dessa forma que você mostrou, para ajudar no encaixe de tudo e na edição das paredes para fazer oitões e encontrar as alturas corretas do telado. Eu tentei fazer o meu teste sem usar o AutoCAD em nenhum momento, pegando a planta da forma que vem do arquiteto, porque quero fazer um curso sobre isso e não posso usar o AutoCAD nele, só o Max. Mas dá para fazer essa organização na planta dentro do Max mesmo, só que é muito mais fácil e rápido fazer no AutoCAD como você fez. Essa forma de montar a planta é o mesmo que fazemos com Blueprints quando vamos modelar algo complexo, como um rosto por exemplo. Realmente ajuda muito a manter a precisão e também na visualização. Zulmar, dá uma olhada na página anterior que eu falei para você sobre Proxy no Mental Ray. Buscaweb, você pode usar a telha que modelou no AutoCAD, mas é ai que está a questão. Vai ficar muito pesado dessa forma, o importante neste tipo de coisa é economizar ao máximo na quantidade de faces. No Max você consegue fazer isso melhor, tem mais controle da quantidade de faces em cada telha. Não sei se leu minhas mensagens na página anterior, eu expliquei como fiz a telha, tive que apagar a parte de baixo de todas que ficam no meio do telhado, deixando a parte de baixo só nas que ficam na beirada, porque assim economizo metade das faces do telhado todo. Sobre os arquivos de telha que criou, envia para o email de colaboração da Três D1 que eu coloco na seção de modelos para todo mundo baixar, com seus devidos créditos é claro. O email é [email protected] Por fim vou deixar a tela do meu teste com o Polygon Counter habilitado. Vejam que o projeto tem 744 mil faces no total, mas só as telhas, que estão selecionadas, somam 580 mil faces. A maior parte do peso do projeto é devido as telhas do telhado, se não fosse o telhado, o arquivo teria 164 mil faces, seria super leve. Nas viewports as telhas estão com Display As Box, é claro, para poder trabalhar, minha máquina é fraca, tem uma GForce 5200 de 128 MB. Mas dessa forma rodou na boa sem problema nas Viewports, trabalhei tranquilo com o maior conforto, não tive lag nem nada, só ligava as "águas" do telhado que eu estava editando no momento. Essa 164 mil faces do projeto conta também vasos sanitários e pias no interior, todas as paredes, portas e a escada do interior foram modeladas, toda a alvenaria foi modelada, só não tem os móveis. Então, o telhado é pesado pacas mesmo, eu economizei bastante, mas poderia ter economizado mais. Polygon Counter Render apenas com Ambient Occlusion Abraços
André, estou em dúvida se ainda vou comprar teu curso de Mental Ray. Imagino que deve ser muito bom. Quem sabe você disponibiliza por streaming alguns pedaços para termos uma ideia melhor do que estariamos comprando. Mas se você fizer um curso sobre modelagem de maquete eletrônica, eu compraria com certeza! Mas não se limite a dez horas não! Seria legal também se você incluísse junto umas dicas de v-ray. Também seria legal se explicasse como se usa esse esquema de proxy. É isso ai, um abraço.
[quote:a4a53fe464]Oi gente, tudo bem? Marck, muito interessante essa forma que colocar os desenhos 2D da planta, realmente facilita muito a visualização. Mas é melhor fazer os dois pavimentos no "piso" do 3ds max do que colocar numa certa altura, porque terá mais dificuldade com o Wall e com a geração de portas e janelas automáticas.[/quote:a4a53fe464] André, ainda não domino bem o MAX e há muitos recursos que ainda são desconhecidos para mim. Isso porque comecei a usá-lo a bem pouco tempo e sei que são necessários anos de dedicação para se conseguir um bom domínio. No entanto, tenho uma certa necessidade de compartilhar minhas experiências, pelo simples fato de que a evolução de qualquer aprendizado é sempre muito mais eficiente quando há outras pessoas para te ajudar com opiniões e críticas construtivas. Este método de modelar meus projetos arquitetônicos, comecei a usar em outros programas 3D e me pareceu interessante transportá-lo para o MAX, logo que percebi a poderosa ferramenta que ele é. Logicamente que deverá haver uma certa adaptação aos recursos em relação aos que eu utilizava. É por isso que coloquei aqui. Para que observações como estas que você fez possam me ajudar a crescer. Este forum é perfeito pois todos estão dispostos a ajudar e compartilhar. Estou seguindo vários dos tutoriais aqui apresentados e tenho conseguido um progresso bem expressivo, ainda modesto, mas eu chego lá! Um abraço a todos!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 701, sendo 1 membro(s) e 700 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.