Maquete EletrÔnica, Por Onde ComeÇar?

Por: alexsantos  

Em: 02/12/2006 17:21

OlÁ Pessoal, Estou Amando O Site, Preciso de Uma Ajuda de Vcs, Estou Estudando O 3d Max 8, No Intuito de Fazer Maqutes EletrÔnicas e Muito Mais, Gostaria de Saber Se Estou Indo Pelo Caminho Certo, Se Preciso de Programas Como O Auto Cad Etc .. Ou É Feito No 3d Max Mesmo? AlguÉm Poderia Postar , Os Conceitos BÁsicos, Para ConstruÇÃo de Uma Maquete Simples, Para Eu Poder Entender Melhor Um AbraÇo, Alex Santos
Oi Alex.....acho q ter um programa especifico pra modelagem ajuda...(eu uso o Arqui 3D q roda no Autocad...principalmente pela parte dos telhados)...bom.....dai pra diante e Max mesmo.....texturas...iluminaçao..complementos. E por fim sempre e bom conhecer algum programa de editoração de imagens...tipo o Photoshop..esperto ter ajudado...abs
Vivendo e aprendendo!!!
Oi Alex, tudo bem? Fico muito feliz de saber que está amando o site. :) Espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua questão, o Gaucho respondeu muito bem, é exatamente isso. Precisa de um programa de CAD, porque do zero não tem como fazer decentemente no Max, a não ser que você seja um monge budista, porque vai precisar de toda a paciência do mundo para desenhar com medidas precisas no Max, ele não foi feito para isso. No AutoCAD você coloca pelo teclado as distâncias que deseja fazer com as linhas conforme vai desenhando. Então, pelo menos a planta baixa 2D projetada no AutoCAD você vai precisar, porque isso não dá para desenhar no Max. A partir dessa planta 2D feita no AutoCAD, você pode "puxar" o 3D dela com uma boa precisão e qualidade, além de fazer um modelo bem leve. Agora, vamos supor que você vai pegar essas plantas de arquitetos para modelar o 3D, então, nem precisa do AutoCAD, porque vai abrir a planta no Max pelo Import e boa. Mas se for desenhar, se for projetar a casa também, precisa do AutoCAD. Depois do modelo 3D pronto, seja feito diretamente no CAD como o Gaucho faz, ou seja feito no Max, você vai aplicar texturas, iluminação e vai renderizar para obter a imagem realista. O PhotoShop é importante para criar e ajustar texturas, pois o Max não faz pintura sobre imagens, isso é feito no PhotoShop. Ainda pode usar para ajudar melhor as cores, o brilho e o contraste da imagem depois de renderizada. Tem muita gente que usa também para corrigir tudo, sai com uma imagem ruim e usa da sua habilidade no PhotoShop para deixar a imagem bonita, mas quem manja mesmo de 3D tira a imagem perfeita direto no render!! Abraços
Oi Blz, Muito Obrigado Pela AtenÇÃo, JÁ Instalei Aqui O Auto Cad, Vou DÁ Uma Estudada, Uma DÚvida? Quer Dizer Que A Planta Baixa, Tenho Que Desenhar Toda No Auto Cad, Por Ex: Estou Desenhando O Perfil da Casa de Minha Sogra, Baseado No Curso Que Tenho Aqui, Mas Ele NÃo Fala Nada do Auto Cad, Quero Saber, Eu Desenhando A Planta No Auto Cad, Importo Para O 3d Max NÉ Isso? Depois Para Suspender As Paredes, Posso Usar O Extrude Etc ... Gostaria de Saber do GaÚcho, O Nome do Programa Complementar do Auto Cad, É Archi 3d Ou Archicad?
Estou Tentando Colocar O Perfil da Casa, Mas DÁ Um Erro! AlguÉm Poderia Me Dizer Como Fazer Uma Grade, É Que Na Casa Tem Uma Grade Na Parede, do Rooll. FaÇo Ela, Mas Na Hora de Renderizar NÃo Aparece.
Oi Alex.....segue link da empresa desenvolvedora do software (Arqui-3D) http://www.grapho.com.br/ la na pag vc vai ver q ja existe outros mais atualizados como por exemplo o Active-3D..n te indiquei pq n o conheco eu ainda trabalho c o Autocad R14 + Arqui 3D...n tenho do que reclamar. Bom...qto a sua duvida..cada um tem sua maneira de trabalhar..eu faço assim: 1º Tendo a planta baixa, cortes, fachadas enfim...tudo q o arquiteto disponibilizar...abro no cad...e procuro visualizar o projeto ja em 3D.. 2º A partir dai começo a limpar tudo q veio junto e n me interessa (por exemplo mobilia...cotas...paisagismo em 2D...etc etc...enfim...deixo so o essencial 3º Como tenho o Arqui e so ir riscando por cima da PB...levanto as paredes..telhado...um q outro complemento q vejo q seria mais trabalhoso no Max 4º Importo o modelo semi acabado pro Max 5.....salvo.....abro no Max 7...e vou complementando o 3D 5º Qdo tenho a volumetria praticamente pronta envio pro cliente.....pra Ok 6º Vou aplicando materiais e luzes simultaneamente....envio pro cliente..rs 7º Paisagismo e complementos...envio pro cliente...rs 8º Alterações...rs (to rindo pq sempre querem) 9º Render final.. Espero ter ajudado.....abs
Vivendo e aprendendo!!!
Amigo AlexSantos, Também acho o site muito bom e dificilmente ocorre "briguinhas" entre os usuários, coisa que dificulta a compreensão do assunto por parte de quem quer realmente aprender e tirar dúvidas. Escrevi algo em outro tópico que pode servir pra você. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17928&postdays=0&postorder=asc&start=15 Meus conhecimentos não são extraordinários mas me empenho em aprender e gosto de compartilhar com o pessoal. É uma forma de aprimorar, já que em modelagem há diversas formas de se chegar a um resultado parecido. Sou um dos que prefere criar no AutoCAD a planta e construir o modelo no MAX pelo fato de que em um programa CAD se tem total controle de ângulos, medidas, áreas e etc, que são fundamentais em arquitetura e engenharia civil. Tendo então como base estas referências, é só modelar à partir delas e se terá um modelo perfeitamente fiel ao projeto. Parabéns ao André Vieira e a toda a equipe do site, que têm se mostrado solícitos e amigos na tentativa de ajudar o pessoal.
Oi Blz, Segui Os Conselhos e Agora JÁ Estou Fazendo, A Estrutura No Autocad, É Incrivel Mesmo A Realidade, Mas Porem Me Bati de Novo Com Outra DÚvida, Qual A Meneira Melhor Para Fazer O Telhado? Tenho Aqui Uma Casa, Onde Tenho Que Fazer Um Telhado Com Desenpena Pra Frente da Casa e Pro Fundo, A AgÚa Cai Pra Frente e Pro Fundo, Podem Me Explicar Como FaÇo? Um AbraÇo
Oi Alex, tudo bem? Realmente, não tem como desenhar a planta baixa no Max, só um monge budista conseguiria, porque iria necessitar de muita paciência. O Max é um progama artístico, não oferece facilidades com medidas. Já o AutoCAD é o oposto, foi feito para trabalhar com medidas precisas. Nele você desenha a planta baixa com medidas facinho e rapidinho. Depois importa no Max onde vai fazer o 3D baseado na planta baixa feita no CAD. Tem muitas formas de fazer o 3D no Max, pode usar o Extrude como disse, mas também pode usar o Wall que vai oferecer muito mais rapidez no trabalho. Agora, o telhado é a parte mais complicada do projeto todo. Dá uma olhada nesse tópico abaixo onde a gente está discutindo sobre isso já faz várias semanas. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=17928&start=0 Abraços
Como FaÇo Para Importar do Autocad 2007 Para O 3d Max e Ficar Com Todas As Faces Editaveis, Estou Importando e Fica Como Objeto Unico.?
ACREDITO QUE AJUDANDO SEREI AJUDADO!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717459.

Total de membros registrados: 143191

Últimos membros registrados: Iasnaracf, jhonymarcos, BlizzAir345, VitalixPrimeKapslar455, LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy.

Usuário(s) on-line na última hora: 314

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.