Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

decosouza   Rio de Janeiro - RJ
Marcelod3sign   Rio de janeiro
An3dre   Araras / SP - SP
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS

Portfólios Ver Mais

juniormaccedo   rio de janeiro - AC
zurque   Belém - PA

Relação do Wall com Windows e Doors

Por: marckmso  

Em: 18/12/2006 10:23

Olá pessoal. Só recentemente conheci os recursos Wall, Windows e Doors do MAX. Até então, eu modelava as paredes e abria os vãos com boolean, extrude, slice e etc. Estes métodos, apesar de funcionais, trazem dificuldade caso haja necessidade de um rearranjo das portas e janelas, sem contar o tempo de modelagem. É bem verdade que com Wall se faz paredes rapidamente e com altura, espessura e cantos definidos com alguns cliques. O problema surge quando vou colocar portas e janelas do menu Create > Geometry. Algumas vezes os vãos aparecem, outras não. Se alguém puder me ajudar: Como fazer para que os vãos apareçam sempre? Como configurar corretamente e relacionar o Wall com doors ou Windows? Estas questões podem ser meio "bobas" pra quem já as conhece, mas estão me dando dor de cabeça. Estou quase voltando a modelar do modo como fazia antes. Caso já haja algum tópico respondendo isso, me desculpem. Fiz uma pesquisa e não achei nada exato, só suposições. Agradeço desde já. Um abraço a todos.
opaa eu também estou curioso pra ver a respostas poque to soferendo com esse recurso faz tempo
Oi gente, tudo bem? É só uma questão de pegar o macete dele, no começo eu também pirei com ele. Vou dar as dicas básicas para vocês testarem e verem. Não sei se perceberam mas o Wall não aceita o Snap Vertex, quando eu vi isso já achei que não servia para nada então, porque se não tem como pegar certinho no desenho importado do AutoCAD, não serve para nada. Ai que descobri o Pick Shape dentro dele, então, tem que fazer uma linha contornando cada parede, vale a pena, pois a criação das paredes depois é muito rápido. Depois, usa o Wall com o Pick Shape para selecionar cada uma das linhas de contorno da parede. Assim, todas as paredes estão criadas. Para aplicar o Window ou o Door sobre qualquer uma delas é muito fácil. Como as portas e janelas são movidas junto com as paredes quando você seleciona apenas a parede, eu estava tomando banho e pensando nisso, ai quase me soquei em baixo do chuvero. :) :) :) É muito simples, as portas e janelas são lincadas nas paredes, então, basta lincar para abrir o buraco!! :) :) :) :) Mas ainda tem o problema de quem trabalha em escala real, vai ser difícil de conseguir criar a porta já no tamanho certo, porque as dimensões padrões das portas e janelas são muito maiores. Então, tem que criar uma porta do lado e sempre copiar ela para lincar. Se a porta ou janela estiver muito próxima de outra ou do canto da parede, pode ser que não abra o buraco mesmo. Mas depois que o buraco for aberto, você pode até converter a porta ou a janela para Mesh que o buraco continua. Mesmo assim, é muito importante converter as paredes para Mesh quando terminar de abrir todos os buracos, porque vai ter que editar os vértices das paredes para fazer oitões e ajustar o encontro das paredes com o telhado. As portas e janelas não precisam ser convertidos, é melhor deixar como primitiva, mas se quiser abrir uma passagem numa parede e deseja deixar apenas o batente, pode converter e apagar a folha da porta. Basicamente é isso. Olha o interior da minha maquete onde todas as portas e janelas foram inseridos dessa forma, todas as paredes são Wall. Abraços
Olá pessoal! Valeu pelas dicas André! Impressionante como agora consigo fazer as portas e janelas sem problemas. Graças ao meu esforço e a este forum, venho me aperfeiçoando a cada dia no MAX. Pode apostar que vou sempre apelar pra vocês quando tiver uma dúvida e faço questão de passar adiante o que me for esclarecido. Um grande abraço a todos!
Oi Marck, tudo bem? Eu pirei bastante com o Wall até perceber que era feito com link. E o pior é que eu deveria ter percebido isso imediatamente, as vezes acho que dá algum problema na minha cabeça. :) Porque é bem simples de perceber isso se a pessoa tem bastante experiência no Max, pois quando move a parede, todas as portas e janelas se movem junto, só tem uma forma de fazer isso igual acontece com o Wall, é usando o Link. Estava no banho quando percebi isso, quase sai todo ensaboado para ir testar, e quando testei, quase me soquei aqui!!! Depois disso fica facinho, você pode fazer a porta e a janela onde quiser, pode copiar, nem precisa se preocupar se abriu o buraco ou não. No final, é só linkar todas as portas e janelas no Wall que os buracos são abertos. Abraços
olá! e como eu altero o material do vidro das portas/janelas padrão do max? abraço
willian [at] neuronio [dot] org
Oi Neuronio, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, é facinho, o Max já cria as portas e janelas divididas em IDs. As faces internas vêm com IDs 1 e 2, as faces externas vêm com IDs 4 e 5, e os vidros vêm com o ID 3. Para você ver melhor onde está cada ID, abre o Material Editor teclando M. Clica no icone Get Material e escolhe o material Multi/Sub-Object. Logo no início dele tem o Set Number para escolher a quantidade de materiais neste Multi/Sub-Object, clique nele e coloque 5, já que as portas e janelas são divididas em 5 IDs. Depois, entre em cada material do Multi/Sub-Object e coloque uma cor diferente em cada um. Aplique este material numa porta e numa janela. Você vai ver onde fica cada material do Multi/Sub-Object pelas cores que colocou. É só substituir cada um pelo material que quiser. Coloque o material de vidro sempre no terceiro material do Multi/Sub-Object, que é o material dos vidros. Abraços
André, Para criar oitões não precisa converter a wall em mesh. É só ir no Modify. Marco.
Marco.
Olá André, obrigado pelas boas vindas e pela explicação, consegui entender perfeitamente e funcionou! :D Eu já sou leitor há um tempinho do site (indicação do gustavo da azimut floripa, que aliás me indicou o curso de mental ray daqui, o qual estou guardando um $$ para obter) e curto muito. Espero conseguir absorver todo o conhecimento dessa turma de feras que frequenta a 3D1 para chegar no nível de vocês! grande abraço!
willian [at] neuronio [dot] org
Baramba não sei por inde começar mas... André sem querer te contráriar mas, não precisa linkar as portas e janelas para abrir o buraco delas na parede, basta estarem alinhadas com a parede, só se for arrastar a wall depois, se não, não precisa linkar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138756

Últimos membros registrados: Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks.

Usuário(s) on-line na última hora: 575, sendo 7 membro(s) e 568 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Figurol696, artizynt, Varney, JesusEnzo , Thiago Couto, nildoe, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.