Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gilvani   monte verde - AC
new   Belo Horizonte - MG
woshngton   Guarulhos - SP - SP
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG

Portfólios Ver Mais

prata   Brasil - SP
Adelton   manaus - AM
pfbobfilho   Florianópolis - SC - AC
Binari   Vitória - ES - ES

Inserir Luz Através do Espelho

Por: Juliana  

Em: 22/03/2007 18:49

E ai pessoal blz, ótimo resultado eduardo, e juliana achei muito legal essa ideia, doida mesmo, posso patentear, huahuahua, brincadeirinha. Olha só não precisa criar um novo objeto para as folhas e subtrair do espelho. Como a melhor maneira de fazer essas luzes é utilizando um material emissor de luz, vc apenas criar uma mascara petro e branco no photoshop com as suas folhas, e ai cria uma material para o espelho e outro para a luz e ai junta os doi usando o blend e aplica a mascara pb para separar as duas.
Oi Juliana, tudo bem? Realmente é um efeito muito bonito, tanto para fazer em 3D como na realidade, vai ficar lindo esse espelho de verdade. Sobre a forma de fazer, realmente depende o render que estiver usando. Se for o V-Ray, ele tem um material próprio para emitir luz, se não me engano é VRaymtlLight. Se for o Mental Ray, pega um material Mental Ray e aplica o Shader Glow (lume) no Slot Surface, você controla a intensidade da luz no Brightness e a cor da luz no parâmetro Glow, ambos dentro do Shader Glow (lume). Depois você pode fazer de várias formas, pode recortar como o Eduardo disse, pode fazer mapa como o Tiago disse, pode desenhar as folhas com Line, aplicar um Extrude bem fininho e colocar as folhas na frente do espelho. O que interessa é demarcar o lugar onde vai cada material, seja com geometria separada ou máscara. Mas usando uma máscara você poderia fazer desenhos complexos, poderia fazer ramos bem detalhados se quisesse. A forma mais simples no caso dessas folhas, se você não sabe trabalhar com máscaras, é desenhar uma com a Line, aplicar o Extrude e tiras cópias colocando na frente do espelho. Abraços
olá... ainda com problemas...rsrsrs... como já faz um tempão q eu n trabalhava com 3d max, o que normalmente eu fazia para renderizar era somente aplicar o F10 e o Render... mais nada agora vc me falam de V-Ray, VRaymtlLight.,Shader Glow (lume), Slot Surface, para mim é tudo grego de Grego..hahaha Como eu trabalho com desenho no cad... Eu fiz duas mascaras a do espelho com recorte das folhas e as folhas separadas por cima.. a partir dai espero colocar a luz... Agora este espelho já existe hoje no mecado Brasileiro... é da empresa na qual eu trabalho.... vou encaminhar a foto real lançamento da feira Revestir 2007 em São Paulo Abraços :D :D
Olá pessoal! Fiz novos testes. Agora usando apenas um material lightMTL nas folhas com 25 no multiplier e nenhuma luz na cena. Achei interessante principalmente no que diz respeito à suavização e tempo de render (bem menor). Porém, como comentei anteriormente, a luz não se projeta nas superfícies da mesma forma que o exemplo anterior quando usei uma luz dentro da caixa e material transparente para as folhas. Juliana, pelo que vc falou, vc está usando o scanline render do max. Manda o arquivo pro meu e-mail ([email protected]) que do jeito que vc fez tá parecendo fácil de resolver. Resolvi dedicar um pouco de tempo nesse caso, por que frequentemente aparecem situações nos meus projetos nas quais eu preciso de efeitos diferentes como esse em luminárias. Aí além do "dicionário grego" que a galera sugeriu, poderiam ser utilizados outros efeitos como volume light pelo vídeo post do max para criar os raios de luz no ar. Tiago, obrigado pelos elogios! Vou aproveitar e tentar fazer esse mesmo trabalho com máscaras e blend, pois nunca usei e essa é a hora. André, pena que o vray não tem um shader de glow como o Mental ray. Imagino como ficaria uma perfeição. Mas é isso... devagar nos vamos aprendendo...
Olá pessoal! Continuei nos testes e seguindo a sugestão do Tiago, fiz a mesma imagem só que com o material blend e uma máscara. Não usei luzes, apenas um lightmtl nas folhas. Agora quem precisa de ajuda sou eu :lol: . seguinte: Apliquei no blend os mesmos materiais que eu havia aplicado no espelho feito todo modelado. Só que o reflexo ficou com esse problema (granulado). Onde eu errei? obrigado!!
OI eduardoqf, ficou muito legal a sua cena também! Acho que para você resolver esse granulado só pode ser o samples. Tenta aumentar a quatidadede samples na reflexão, talvês funcione! ;) Que renderizador você está usando? É que talvês dependa do renderizador também para configurar da forma correta! Boa sorte com os estudos!!!
http://www.sfs-studio.com.br
Não pode ser samples pq o material do espelho é 100% reflexivo, portanto o samples não vai influênciar. O que pode estar acontecendo é que a tua mascara não esta 100% preta, verifica se a curva do blend esta em 0 e 1 ou seja linear e não curva, pq ai ele vi acabar mixando um pouco do matlight com o material do espelho. Mas por precaução, segunda eu testo isso e vejo direitinho.
Olá Jonathan! obrigado pela atenção! Usei vray e quando deu esse problema eu fui logo nos samples. Mudei de 8 para 50 pra ver se mudava e nada aconteceu. Acho que o Tiago acertou em cheio no problema (pra variar heheheh). Vou testar e breve comento o resultado aqui. Obrigado!
Edu... parece que estou provocando um debate.... hahaha que bom discutir esta sugestão pois aprender é uma arte... mas ainda continuo com o mesmo problema... alias estou encaminhando o arquivo para vc.. para a turma estou encaminhando a foto do espelho ....
Pois é .... ai? como eu faço???? estou na duvida????? Me ajudem.... Help!!! :oops: :!: :!:

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711181.

Total de membros registrados: 138694

Últimos membros registrados: ForeverHempGum, Bittingertroys, manyoloordertest, vihair, Dreamzy8520, varixcream, kourldyue, Suna026.

Usuário(s) on-line na última hora: 265, sendo 8 membro(s) e 257 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, Hot, ForeverHempGum, Antonio, Bittingertroys, manyoloordertest, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.