Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Will   Pirapozinho - SP
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
dnmorato   Brasília - DF
decosouza   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

ThiagoNess   Fortaleza, Terra - CE
Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
Cestari   São Paulo - AC
Rick render   São Paulo - AC

Inserir Luz Através do Espelho

Por: Juliana  

Em: 22/03/2007 18:49

Olá Juliana! Como eu te disse, ficou faltando pouca coisa para você conseguir o efeito que desejava. Você modelou o espelho, desenhou as folhas e usou o subtract do cad (dá pra ver pela malha). No primeiro exemplo que eu postei neste tópico eu fiz a mesma coisa, apenas fechando os furos com as folhas depois de subtrair para poder reproduzir o vidro transparente por onde permitia a passagem da luz. Com o desenrolar desse tópico apareceram outras maneiras de se chegar quase no mesmo resultado. Eu testei aqui 3 delas. A primeira usando uma luz dentro da caixa do espelho. A segunda aplicando um material "auto-iluminante" nas folhas e a terceira usando uma máscara (imagem preta com as folhas brancas) que usada num material chamado "blend" tornou possível a aplicação de dois materiais diferentes, sendo um espelho e outro auto-iluminante numa superfície plana. No arquivo que você enviou para mim, eu apenas fiz um plane fechando os furos das folhas e apliquei nele um material com a casinha "self-ilumination" ativada. Assim os furos ficaram com esse aspecto iluminado. Tão importante quanto entender sobre o funcionamento dos materiais, é a questão dos renderizadores. Quando o amigo Leandro sugeriu usar o mental ray ou o vray, ele estava falando sobre dois renderizadores muito utilizados atualmente. Com a tecla f10, temos acesso à janela de render do max. Por padrão, se mandar-mos renderizar direto, o max vai usar o renderizador padrão que vem com ele chamado scanline. Só lembrando, que o aprendizado sobre renders é um capítulo à parte no estudo de max. No geral é necessário pelo menos 1 ano de estudo para se obter imagens realistas. Isso serve para qualquer renderizador, inclusive o scanline. Acessando "rendering - render", na aba common, pode-se saber qual renderizador está sendo utilizado no momento pelo max. Clique no quadrado com ... e perceba que o max possui outro renderizador chamado mental ray. Tanto o scanline, quanto o mentalray são totalmente compatíveis com todos recursos do max. Tudo o que você aprendeu até hoje sobre materiais e luzes pode ser aplicado perfeitamente em qualquer um desses dois renderizadores citados. O vray é um renderizador que não vem junto com o max deve ser instalado como um plugin. A diferença é que a maioria dos recursos padrão do max, ou seja, quase tudo que você aprendeu até agora sobre materiais e luzes não funcionaria para uso no vray. Ele possui materiais próprios, os vrayMTL e luzes próprias as vraylights. VraylightMTL é o material do vray responsável por criar objetos auto iluminantes. Tanto o vray, quanto o mental ray são renderizadores muito bons, porém quando se chega à um determinado nível de experiência é que o mental ray mostra sua superioridade. Por isso acredito que com seu nível de experiência, que pude perceber tendo acesso ao arquivo que você me enviou, vale mais à pena investir no mental ray. Aqui no site tem vários tutoriais e o número de usuários conseguindo resultados muito bons com o MR (mental ray) tem aumentado à cada dia. Outra possibilidade para dar um salto no tempo de aprendizado é o vídeo curso de mentalray que o site oferece na página principal. Custa muito mais barato que um curso básico de max e você poderá ter acesso à informações valiosas do André (esse dispensa comentários). Só pra tentar esclarecer mais alguns termos que pareceram estranhos "grego" pra você, observe a foto que você enviou (muito bonita por sinal). Nela, perceba que ao redor das folhas iluminadas existe um halo luminoso. Isso em CG nós chamamos de "glow" e é facilmente obtido com o mental ray. Então é isso... espero ter te ajudado de alguma maneira. Como você viu, resolver o seu problema de iluminar as folhas foi bem simples usando um material auto- iluminante. Agora para ir além disso tem que investir no estudo do max, pois não existe receita de bolo pronta para qualquer situação. abraços.
Olá a todos! Aqui vai o resultado do teste com blend. Segui a dica do Tiago e desta vez deu certo :D. Não sei se o que estava causando aquele granulado era a máscara que não estava 100% preta, ou a curva do blend que não estava em 0 e 1, pois só pra garantir eu mudei esses dois itens. Aproveitei para amarelar um pouco o lightMTL para ficar mais parecido com a foto do espelho de verdade. Agora pra fechar bem que vcs podiam me dar a dica de como conseguir o efeito glow no vray. Se não me engano eu já vi alguém (não o alguém hehehe) conseguir essa façanha usando o vídeo post do max. Estou certo? Ou não :? . Quem se habilita? abraços!!
Bom o vray não tem um material que gere glow como o mental, então vc pode usar o video post, ou então o photoshop que eu considero mais simples e o resultado fica mais bacana, vc pode usar o glow do próprio photoshop ou então plugins que geram efeitos mais complexos de glow, como o 55mm o flame, shine da trapcode, panopticum...
Obrigado mais uma vez Tiago! Vou seguir sua dica e dar uma fuçada no PS para procurar o glow dele. Do ano passado pra cá eu amarrei um pouco minhas mãos para evitar usar muito o PS na pós e tentar aprender a fazer tudo pelo max. Mas nesse caso percebo que deve valer à pena mesmo. Esse tópico está muito legal mesmo! Não é todo dia que aparece um desse. Por isso vou estudar um pouco mais e tentar fazer um render em alta com tudo o que tem direito para postar aqui. abraços!
"eduardoqf" disse: ...Do ano passado pra cá eu amarrei um pouco minhas mãos para evitar usar muito o PS na pós e tentar aprender a fazer tudo pelo max...
Cara não faz isso, pois esse pensamento esta completamente errado, pq se vc puder deixar pra fazer na pós é melhor, por um único e simples motivo, tempo. E tempo é dinheiro. As vz a gente fica horas tentando resolver algo no max que pode ser facilmente resolvido no photoshop e o resultado vai ser o mesmo ou até melhor, vai depender dos seus conhecimentos no ps.
Nesse sentido eu concordo plenamente! Quando o cara já tem conhecimento nos dois programas tudo bem. Só que o meu conhecimento no max era super básico e isso me fez evoluir bem mais. Além disso, eu passei a dormir enquanto o micro trabalha para mim. Antes eu tinha que ficar acordado tomando café até tarde, acordava um bagaço e o result não ficava tão legal. Chega dá vontade de rir quando olho meus trabalhos dos anos passados. E tem coisas que devem ser feitas no max mesmo como animar um ambiente usando glow nas luzes (se eu estiver errado por favor me corrija). Ainda não me sinto seguro com imagens still. Tenho muito o que aprender nessa vida e aos poucos ela tem me contemplado com pequenas doses de conhecimento. Acho que hoje eu tenho no max e no PS o mesmo nível (básico). Chegou então a hora de voltar a estudar mais o PS. No futuro, o meu desejo é poder apresentar meus projetos como passeios interativos. Sei que chegarei lá, pois posso contar com os amigos aqui do 3d1. abrs!
Na verdade eu acho que os dois programas devem andar juntos. Quanto ao glow, vc pode colocar ele no after ou no combustion caso queira animar a cena. Tem um material sobre combustion bem legal aqui no site que fala sobre os recursos que podem ser facilmente colocados na pós usando ele, inclusive coisas como motion blur.
Valeu Gente obrigada pelo enpenho de todos e a disposição geral!! Agora eu vou estudar ai quando tiver pronto eu ponho para vcs verem.... Beijos carinhosos a todos!!!! :D :D :amor:
Olá pessoal... estou super feliz... Graças a vcs olha que bonito ficou este 3d com iluminação... Valeu pessoal... :amor: amor: amor: amor:
muito legal

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711181.

Total de membros registrados: 138695

Últimos membros registrados: wlacc, ForeverHempGum, Bittingertroys, manyoloordertest, vihair, Dreamzy8520, varixcream, kourldyue.

Usuário(s) on-line na última hora: 267, sendo 7 membro(s) e 260 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, ForeverHempGum, wlacc, Antonio, Bittingertroys, manyoloordertest, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.