luminária palito

Por: eduardoqf  

Em: 01/04/2007 23:44

Fala Piru blz contigo?? Fazia tempo que não entrava aqui e vi que vc agora é Moderador de sação!!! Deve tá "comendo" o MAX hem??... Não sei se vc soube, mas não moro mais aí em maceió, estou em Bsb... pois é, me casei e agora eu moro aqui. A épura continua firme e forte, o bom é que agora temos clientes de Maceió (chris) e de Brasília (eu)... Achei bacana aí o lance da luminária, quando der uma folguinha aqui eu vou tentar brincar com ela!!! Abração e manda um beijão pra Ivy!!! Esquece da guitarra não ok??
Fala Léo! Tudo certo cara? Surpresa saber que tu foi pra BSB! Eu tbm tô zarpando daqui há alguns dias pra morar em Manaus (até que enfim!!). Realmente ando devorando o max e o videocurso de mentalray, mas ao mesmo tempo mergulhado nos últimos trampos por aqui. Legal saber que vc casou... (corajoso!! hehehe). Vou levando minhas guitarras comigo sim, pode ter certeza! Vi o site da epura (ficou 10!) Imagino que esse quadcore deve facilitar a vida eim? Vou mandar o arquivo da luminária pra vc. Tu vai ver como é mais difícil do que parece. Principalmente se for usar as configs padrão do vray. Mas como eu sei que tu manja bem o vray, então estou curioso pra ver o que vai sair. abração! ps.: eita foto feia da p....!!!
Cara boa sorte lá em Manaus, é uma capital que não conheço, mas sei que é bem evoluida, com certeza tem bem mais trampo lá que em Maceió!!! Sobre o Mental sei que é um render fantastico, deixa o vray no chule principalmente em animações. Ele é bem mais dificil, deixar uma imagem realista no mental é bemmmmm mais complicado que no vray!!! O site ainda não tá 100% acabado, mas tínhamos que por no ar pra facilitar os contatos com novos clientes, ele tá bem legal mesmo!!! A galera tá elogiando muito!! Sobre o Quad, eu tive que dar essa investida, os arquivos estavam ficando muito pesados para um P4. Foram 6,5 paus, mas ele já me rendeu bem mais que isso!!! Realmente é outra coisa trabalhar com ele, mas ainda estamos longe de uma render farm!!!! meus renderes ainda são contatos em horas, quando estiver contando em minutos ficarei realizado! rsss Manda o arquivo da luminária sim.... quero ver o que eu posso fazer com ela!! Abração! e-mail: leo_marte30@hotmail
Boa noite a todos!!! Segue aí meu humilde teste, usei apenas uma MR Area Omni dentro da luminária, usei como renderizador o Mental Ray (é a primeira vez que uso mais ou menos a fundo ^^) usando apenas GI, coloquei 500000 photons, raio 8, sampling quality 1/4-16, spatial 0,008. Fiz inúmeros testes para ir vendo o que cada parâmetro fazia e fui ajustando de acordo com o que eu imaginava que poderia melhorar. Obviamente não ficou perfeito como o do zulmar jr, mas estou tentando aprender de autodidata por enquanto o MR (ainda pretendo comprar o CD daqui do site, mas, tá meio complicado por enquanto :( ). O tempo de render foi de 12:33 minutos. Um abraço pra todos!!! PS: zulmar jr, parabéns pela imagem, ainda pretendo chegar ao seu nível ^^ PS2: Eduardo, mais uma vez obrigado por disponibilizar o modelo, está sendo muito útil para eu estudar iluminação!!!
Site sendo reformulado!!!
Evilwata, Gostei da suavização que vc conseguiu. Como o André falou, o ideal quando se trabalha com photons é conseguir "afinar" o MR com valores ideais de raio e quantidade de photons para não usar valores altos de FG. Acho que vc poderia ajustar a iluminação que ficou muito estourada, principalmente na base da luminária. Tenta aumentar o trace depht. Ele é responsável pela quantidade de reflexões dos photons. Tu vai ver que com baixos valores de intensidade na luz vc terá uma iluminação indireta melhor distribuída. abrs!
"eduardoqf" disse: :palmas: :palmas: :palmas: Olha só! O cara desenhou até o ambiente hehehe! E o posicionamento da câmera ficou torto igual a da foto!!!!! Quem sabe sabe!! Muito bom Zulmar! Acho que esse último teste ficou D+!!! Como ficou o tempo de render? Vc usou material madeira simples (textura no difuse) ou aquele SSS que o André sugeriu para fornecer aquele alaranjado na parede? Parabéns cara! ADOREI! O filamento da lâmpada de 60w transparente está numa altura de 17cm. A luminária tem 30. Valeu mesmo! Isso é mais do que um incentivo para estudar o Mentalray. abração!
8:) para o último teste acima q fiz. - Bom basicamente usei para o material de palito este material q fiz para usar nas minhas folhas de arvores, com algumas modificações e ajustes necessários, calro... :) no local da foto da folha coloquei a textura de palito, no entanto não usei nem BUMP e nem mapa de opacidade pq não precisa recortar nada no palito né mesmo? risos. - a Outra coisa q se tem q prestar atenção he no sahder "translucency(lume)", q coloquei no slot shadow do material mental ray, nele tem um parametro difuse q coloquei a cor laranja, transparence valor de 0,5 e em surface material coloquei PRETO. ESta cor alaranjada na luz q estoura na parede se deve a estes parâmetros e cor q coloquei no difuse deste shader. No caso, a sombra gerada pelos palitos não he TOTALMENTE PRETA ela tem uma certa transparencia e cor alaranjada. No mental ray he assim, tem vairas formas de se chegar no resultado q vc quer e vc pode controlar simplesmente tudo separadamente. Agora da uma olhada na segunda img deste post com as sombras esverdiadas, he so para mostrar oq acontece se vc simplesmente alterar para verde a cor do parametro difuse do shader q esta no slot shadow do material mental ray. ;) :P :lol: (risos) http://www.tresd1.com.br/imagem.php?src=/userpix/3519_1178529444.jpg Com este material he possivel controlar a transparência do material ou se quiser q os palitos fiquem emitindo luz vc pode colocar o GLOW para atuar etc. No entanto a transperencia do material deixei MUITO, mas MUITO baixa... como imagino q seja uma madeira da espeçura de um pelito de 1mm ou 2mm (deixa passar pouca luz 10% no máximo, mas deixa! risos)... no GLOW deixei com valor ZERO, poderia até retirar o shader GLOW do material e deixar somente a textura de madeira no local aonde o glow esta aplicado, mas como o material ja estava feito.. apenas coloquei ZERO no brilho do GLOW ;) Ha,Sim, ja ia me esquecendo... este BRILHO estourado na img onde tem luz FORTE, como acontece com fotos onde temos uma fonte luminosa intensa, foi obtido colocando um shader GLARE (lume) no Output dos parâmetros da câmera - aperta F10 - procura renderer > camera> output - clica no slot e coloca o shader glare(lume) depois arrasta como Instance para o editor de material e faz a setagem ao seu gosto. O tem pode render foi de 2min e 57seg - com shader glare - com internet explorer aberto e windows explorer tb. Agora não aconselho tomar este tempo como parâmetro se não tiver uma máquina potente como a minha... risos... he uma worstation Opteron 280, com 4GB de memo RAM - sem falar q setei muito, mas muito mesmo o final gather e iluminação p se chegar neste tempo otimizado. Coloquei a qualidade da img em baixa só para ser Rapidão os testes e render, mas ainda da para melhorar muito. Só lembrando o efeito gerado pelo Shader Glare demora tb além do render para aparecer na tela. OBS.: esta img PRIMEIRA IMG q coloquei agora, neste post, he sem o efeito gerado pelo shader GLARE(lume) - so para vcs verem como he o render sem o efeito de glare. o tempo de render sem shader glare foi de 2min e 45seg. Finalizando... esta luminária ainda não he o efeito que estava procurando, talvés ainda faça mais um teste para chegar aonde eu tô querendo.... o problema he tempo p ficar em cima dela setando, setando, setando e setando, mas no inicio do próximo mês vou retornar para ela, pq agora estou envlvido com um trmpo GIGANTE e não esta sobrando tempo p nada. Abraço pessoal!
DEUS é maior!
"evilwata" disse: Boa noite a todos!!! Segue aí meu humilde teste, usei apenas uma MR Area Omni dentro da luminária, usei como renderizador o Mental Ray (é a primeira vez que uso mais ou menos a fundo ^^) usando apenas GI, coloquei 500000 photons, raio 8, sampling quality 1/4-16, spatial 0,008. Fiz inúmeros testes para ir vendo o que cada parâmetro fazia e fui ajustando de acordo com o que eu imaginava que poderia melhorar. Obviamente não ficou perfeito como o do zulmar jr, mas estou tentando aprender de autodidata por enquanto o MR (ainda pretendo comprar o CD daqui do site, mas, tá meio complicado por enquanto :( ). O tempo de render foi de 12:33 minutos. Um abraço pra todos!!! PS: zulmar jr, parabéns pela imagem, ainda pretendo chegar ao seu nível ^^ PS2: Eduardo, mais uma vez obrigado por disponibilizar o modelo, está sendo muito útil para eu estudar iluminação!!!
8:) eduardoqf e evilwata: sim ja ia me esquecendo tb... valeu ai pelos elogios... mas ainda não esta da forma como quero a luminaria, mas sinto q estou no caminho! talvés próximo mês ou até antes quero a revanche com ela HEHEHEHE, huahuahua, kakakak evilwata: rapa, tb sou autodidata, qndo comecei a estudar mental ray na versão do max6, era muito, mas muito dificio, qualquer informação sobre mental ray, mas ja via imagens boas feitas com ele e renderizadas com o mental ray q vinha dentro do max, dai eu pensei :? :!: :ideia: , se tem gente fazendo imagens com boa qualidade usando este software então tb... UM dia... me dedicando... estudando... testando e sendo persistente tb vou conseguir - não importa o tempo que demore! Hoje ja estou começando a fazer algo que me agrade com o mental ray. Trabalho basicamente com maquete eletrônica em 3D e só renderizo com mental ray: www.lua4.com ;) Vou só te dar um conselho, o q tem no conteúdo do CD-ROM do mental ray da 3d1, muita coisa demorei anos para aprender (antes dele) e outras coisas novas descobri estudando o curso no CD-ROM. O q quero dizer é: - atualmente no MUNDO, curso em video aula mais completo sobre o mental ray do 3dsmax é o da 3D1 - desenvolvido pelo André. Sendo assim, compra ele e come com farinha, com feijão, no café da manhã e no jantar - que vai ajudar a vc ganhar muito conhecimento em pouco tempo.
DEUS é maior!
"eduardoqf" disse: Evilwata, ..... Acho que vc poderia ajustar a iluminação que ficou muito estourada, principalmente na base da luminária.... abrs!
8:) colegas tb estava tendo este tipo de problema da iluminação estourar na base do abaju, no inicio dos meus testes, até pensei o NÚCLEO desta base era maciço e o modelo 3D da luminária estaria com este erro grave na modelagem... mas ai fui ajustando a posição da mr omini dentro do abju, colocando mais para cima.... dai fui percebendo q o estouro na base do abaju foi diminuindo até chegar numa altura ideal dentro do abaju e no centro dele q a iluminação DIRETA proveniente da mr omini não estourou mais a base. COLEGAS, se eu falar para vcs... vcs não iram acreditar... acabei de abrir o arquivo q fiz os meus testes e dei uma conferida a q altura esta a posição da minha mr omini em ralação a altura do abaju?!?!?! :00: pessoal esta em 16,45cm! :00: isso he incrivel! pq fui possicionando a altura da luz dentro e no centro do abuja me baseando pelo efeito q a luz direta estava gerando na base, ate parar de estourar... so depois q fui lê q o EDU tinha me respondido uma pergunta q tinha feito para ele... [i:c485a9abf4]Perguntei para ele assim: - A q altura o filamento se encontra com relação a altura do abaju? Ele me respondeu: 17,00 cm :00: [/i:c485a9abf4] Isso só compravo o poder e a prescisão do mental ray e corrobora com as minhas colocações q este tipo de imagem e efeito de luz depende e muito das medidas reais para se conseguir um resultado PERFEITO como na foto. :lol: :-P Agora só para sacanear... EDU vai la novamente no abaju e confere se o filamento esta a 16,45cm como o mental ray esta dizendo :lol: kakakaka (morendo de riri) ou esta na altura de 17,00 cm como vc falou... kakakahuahauh... esta diferença é tão pouca e só com o movimento de locomover o abaju de um canto para outro a sala... dependendo de como a luz esta presa dentro.. qndo ligar a luminária novamente o efeito de luz ja será outro... pq o filamento estará em outra altura... risos... obs01.: devemos salientar q os meus testes até agora so fiz com final gather abilitado. obs02.: vc falou q o abaju tinha 30cm de altura na vida real, este q vc me mandou em 3D tem 25 cm. acabei de medir a espessura do seu palito no 3D e deu 1,5mm... dai peguei um palito de picolé da vida real aqui e medi deu 2mm (risos) estou acahndo q este seu palito do seu abaju é mais grosso q 2mm e por consequencia o espaçamento entre os palitos do seu abaju em 3D, por onde passa a luz DIRETA, tb será maior.... e no final se seu abaju 3D tiver a mesma qntidade de palitos do seu abaju do mundo real então o seu abaju em 3D vai subir de tamanho qndo aumentar a espessura dos palitos.... kakaka... obs03.: na mr omini estou com ela com o Inverse Square, multiplier, far attenuation e area light abilitados como esta mostrado na imagem acima. Sim... o UNITS SETUP q usei tb esta na img - isso he muito importante em se tratando mental ray. Geralmente uso esta configuração de UNITS SETUP para trabalhar, pq trabalho com maquete eletrônica, mas sei até aonde posso trabalhar e aonde mexer nos parâmetros para chegar aonde quero. Falo isso pq a configuração de UNITS SETUP ideal para se trabalhar com mental ray seria GENERIC UNITS pois temos vários shaderes escritos por terceiros q foram programados (escritos) para se trabalhar com o GENERIC UNITS.
DEUS é maior!
Bom dia Zulmar Jr, obrigado pelas dicas! Cara, eu tbm comecei a estudar por conta própria o render depois de ver os trabalhos que são produzidos com o uso dele, sempre que olhava eu imaginava... se tem gente que sabe, provavelmente a maioria aprendeu por conta própria... pq eu não consegueria? Por isso mesmo que eu comecei a estudar por conta. Lógico que não desmerecendo o video curso da 3d1, é que as coisas estão meio enroladas por aqui, tive que mandar refazer o motor do meu carro, filha e esposa para sustentar, entre outros gastos :( , quando acalmar as coisas por aqui pretendo comprar o curso do Mental Ray para aprimorar meus estudos desse fantástico render, nem penso em trabalhar com V-Ray ainda, pq depois que me acostumar com o MR creio que fique mais fácil aprender a trabalhar com ele. Enquanto não compro o curso, vou testando e estudando o MR de autodidata mesmo. Mesmo vc passando os shaders, ainda nem imagino como usar eles, vou aos poucos testando e tentando entender para que serve e como configurar cada um, como eu disse no meu post anterior, ainda pretendo chegar o seu nível, ainda mais depois de saber que vc tbm começou como eu estou começando... na raça... na fé e na coragem... :D E os resultados desses meus estudos vou postando aqui... ;) Um abraço cara!!! PS: A MR Area Omni que eu usei estava com Inverse, Multiplier e Area Light tbm, só não mudei o Far Attenuation.
Site sendo reformulado!!!
Olá Zulmar! Cara, até demorei pra responder... também, depois dessa verdadeira aula eu não poderia responder com um simples =] rsss! Sobre a modelagem, eu bem que tentei fazer o mais fiel possível. Mas foi bem trabalhoso ficar contando os palitos na hora de modelar, por isso a diferença na altura. O palito que eu modelei tem 1,5mm mesmo. O efeito que vc conseguiu com seus testes era bem o que eu imaginava ser possível com o MR, imagina se isso fosse renderizado em HQ. Sei que idêntico à foto nunca vai ficar, mas acho que o objetivo foi alcançado. A minha grande curiosidade nesse momento é ver um bom resultado com outros rederizadores como o scanline, vray, brazil, finalrender, maxwell... porque como foi mostrado nas primeiras páginas desse tópico, os results no vray ficaram bem longe desse seu e ao teste que o André fez. Mas vamos aguardar e assim que eu tiver um tempinho eu posto a minha evolução. abração!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 702

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.