luminária palito

Por: eduardoqf  

Em: 01/04/2007 23:44

Oi Eduardo, tudo bem? Eu fico muito feliz de ver que está começando a se entender com o Mental Ray assistindo o vídeo curso. Os testes estão muito bons e os tempos de render vão cair cerca de 10 vezes depois que pegar as manhas. E mesmo com o tempo 10 vezes menor, a qualidade será maior e não vai apresentar defeitos. Nos testes postados na primeira mensagem sobre o Mental Ray, certamente os Photons estão muito pequenos, por isso que o Clouds formado pelos Photons tem algumas partes que não se mesclaram, como as partes no Box abaixo da luminária. Veja que todo o mapa de Photons precisa ficar com o aspecto de Clouds que está nas paredes, nas verdade o Clouds deve ficar um pouco mais tênue que isso, assim, o Final Gather vai suavizar rapidamente e o render será veloz sem deixar manchas. No segundo teste onde usou a Free Point, ela é uma luz pontual, então, não gera sombra suave, use qualquer luz que gere uma área de luz, como a luz Photometric Area e Photometric Linear. A linear é ideal para simular uma luz de filamento dentro de um objeto pequeno como este, porque vai reproduzir a diferença de tamanho em relação ao filamento incandescente e o objeto. Ela vai gerar sombra suave, veja nos parâmetros das Photometrics que tem como ajustar o tamanho da área ou da linha de luz, quanto maior, mais suave será a sombra. Mas cuidado para não deixar sair fora do objeto. Nos parâmetros da Photometric também tem o recurso para ajustar os Samples das sombras e assim ajustar a qualidade da sombra. No teste de iluminação sem estar com a luminária ligada, as manchas podem ter aparecido por dois motivos, um é o baixo Samples de Final Gather, mas eu acredito que seja pela configuração do mapa de Photons. Só com o mapa de Photons muito bem configurado que poderá usar baixos Samples de Final Gather e obter uma imagem sem manchas com boa qualidade. Se os Photons estiverem um pouco maiores ou um pouco menores que o ideal, vai precisar de muito mais Samples de Final Gather para obter um bom resultado sem manchas. Por isso que eu falo que a pessoa consegue diminuir muito o tempo de render no futuro, porque quando pegar as manhas mesmo de configurar o mapa de Photons, sempre poderá usar baixos Samples de Final Gather, o que permite bons resultados num tempo muito baixo de render. Por fim, o último teste está com o Antialiasing exagerado, 64 é uma paulada, só vai usar quando tiver com um material com reflexo borrado fisicamente correto, como um DGS por exemplo. Use 16 no Maximum e diminui os valores do Constrast para 0,01, que é o máximo de sensibilidade, a diferença no resultado não deve ser perceptível, mas no tempo de render sim, vai cair muito. O Antialiasing não vai tirar as manchas que ficaram por causa do Photon Map ou do FG, ele vai apenar tirar serrilhado e granulado. O serrilhado só pode ser retirado por ele, mas o granulado pode ser retirado ajustando melhor a qualidade das sombras e dos materiais, então, é melhor ajustar isso do que aumentar o Antialiasing, pois eleva muito o tempo de render. Eu raramente uso 16 no Maximum, normalmente só uso 4 mesmo com baixo valor no Contrast, porque é o suficiente para tirar o serrilhado. Sempre com filtro Mitchell, é claro. Abraços
e ae... entaum. ta muito boua a sua imagem.. xD. continue assim.. so novo nesse forum e em breve vo postar alguns arquivos aqui.. flw
hehe, so agora vi o topico! muito massa este estudo! tb vou participar! estou so esperando o edu mandar o arquivo para mim... tb estou aperriado aqui com um serviço GIGANTE! mas nos momentos p retirar o stress vou fazer uns testes com o ABAJU mágico de palitos!
DEUS é maior!
nossa que massa este topic d+
Roger Luiz
Boa noite a todos!!! Olá Eduardo, td blz? Obrigado por me mandar o arquivo, já estou testando fazer a iluminação nele usando Mental Ray, Radiosity e depois vou testar em fake tbm (é uma boa maneira de praticar os três, embora que eu ainda esteja meio que apanhando do MR), mas, queria saber se a iluminação que vcs (todos que estão usando o mesmo arquivo para essa finalidade) estão usando as luzes photométricas com Logarithmic exposure control ativado ou sem exposure control? Bom, é isso, um abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
IMAGEM 01: do geito q saiu do render. IMAGEM 02: so uma passadinha de leve no Photoshop para ver como ficava - risos. Meus caros colegas.... ai vai o primeiro teste depois de setar, setar e setar o bom e velho mental ray- neste teste ainda estou usando somente Final Gather. De luzes: Coloquei uma Photometrica com um arquivo WEB q veio com o max 8 dentro do abaju palito e uma skylight externo ao abaju (claro! risos!) - esta skylight foi so para gerar uma iluminação ambiente externa para não ter q usar o Bounces do final gather. obs.: desde o max6 só rendeiro com mental ray. Depois irei fazer outros testes! abraço pessoal!
DEUS é maior!
que luminária bizarra haahhaha, ta ficando bem loka a sua iluminacao kra, parabéns!
BOm troquei a luz por uma MR OMINI e o render foi este em cima. obs.: para dar o mesmo efeito da foto até q he possivel de ser chagar um dia, mas para ficar IGUAL a foto... ai ja he outros quinhentos... pq teriamos q ter certeza q a modelagem esta MILIMETRICAMENTE CORRETA, neste caso em especifico, os materiais , final gather e para quem esta usando photons do GI a geometria do abaju he essencial. Outra q estou percebendo he q teriamos q ter o arquivo WEB da mesma lampada q esta dentro do abaju real - para facilitar as coisas - risos. MAIS OUTRA, se puder colocar um desenho esquematico mostrando a q ponto de altura e localização esta o filamento da lampada seria interessante tb EDU.
DEUS é maior!
DiMiTr1: kakaka... valeu ai!
DEUS é maior!
:palmas: :palmas: :palmas: Olha só! O cara desenhou até o ambiente hehehe! E o posicionamento da câmera ficou torto igual a da foto!!!!! Quem sabe sabe!! Muito bom Zulmar! Acho que esse último teste ficou D+!!! Como ficou o tempo de render? Vc usou material madeira simples (textura no difuse) ou aquele SSS que o André sugeriu para fornecer aquele alaranjado na parede? Parabéns cara! ADOREI! O filamento da lâmpada de 60w transparente está numa altura de 17cm. A luminária tem 30. Valeu mesmo! Isso é mais do que um incentivo para estudar o Mentalray. abração!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 725

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.