Oi Eduardo, tudo bem?
Eu realmente curti muito esse teste, hoje brinquei mais um pouco e consegui terminar o modelo da minha luminária, não deu para ficar igual a sua, não entendi a montagem da sua, nem olhando as imagens reais e nem as virtuais. :(
Mas com essa já dá para testar, mesmo sendo diferente.
Você não me respondeu se a luminária real é feita com palitos de tamanhos diferentes?
Essa minha eu fiz com palitos no formato de sorvete e todos do mesmo tamanho.
E depois que terminei de modelar, não deu para parar antes de pelo menos fazer um teste de iluminação, modelei para isso. :)
Não ficou nem de longe parecido com a iluminação da luminária real :( , preciso testar muito mais, mesmo assim, resolvi postar aqui para você ver.
Curti muito esse estudo, curti que o Mental Ray gerou aquela sensação se Subsurface Scattering, mesmo sem eu ter usado um material com SSS neles.
Foi um teste rápido e simples.
O material dos palitos é Standard comum só com uma imagem de madeira no Diffuse, mais nada.
A luz é uma Photometric Free Linear, que é a que mais se aproxima de uma luz de filamento.
Escolhi o Preset Incandescent nela, para poder ficar igual uma luz comum de filamento incandescente. Mesmo assim não ficou, preciso testar uns IES para ver se acho um legal.
Também tive que tuchar as Candelas lá na mãe, porque a cena ficou muito grande, modelei grande demais para as Photometrics, poderia ter diminuido, mas preferi aumentar a intensidade.
As configurações de render estão baixas para melhorar o tempo, por isso que está meio manchado, com essa configuração levou uns 5 minutos de render aqui.
Mas tem que testar bastante a iluminação ainda, quero ver se faço um teste também com material usando SSS, para ver se gera esse alaranjado que a luminária real gerou, e preciso criar um ambiente decente em volta para ajudar na iluminação, porque eu só coloquei um Plane no piso e um atrás, não tem mais nada na cena.
Olha o teste
Abração