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Paisagismo - Como?

Por: SamSue  

Em: 25/04/2007 23:06

Gostei dessa idéia da lona branca...
Entao explique como faze = /
E ai cara beleza? Vamos por partes!!! Para colocar uma arvore em plane, basta adicionar no canal diffuse do material, a imagem da arvore que quiser utilisar e então no canal opacity a mesma imagem, só que em preto e branco ( preto na parte que se quer excluir da imagem e branco na parte que for aparecer no render), essa imagem pode ser gerada em um editor de imagens, como Photoshop ou Gimp. Então é só dá um render e ver como fica!!! Já para fotografar uma planta com o exemplo da lona é só colocar uma lona ou cartolina mesmo atras da planta, essa cartolina vai servir de fundo para a foto, facilitando na hora de recortar no editor de imagens. Espero ter ajudado!!!
Ando devagar, mas nunca ando para trás!!!
Perfeito Acarrapato! Só complementando, vale à pena aplicar um blur (desfoque) no mapa de opacidade (imagem preta e branca). Na hora de renderizar, os contornos ficam mais suavisados e não fica parecendo um recorte.
Valeu Eduardoqf!!! Retoques sempre são sempre muito bem vindos, afinal são eles que dão realismo as cenas!!!
Ando devagar, mas nunca ando para trás!!!
umm ... essa da opacidae eu jah sacava mas fica tao palha xD ... po entao o esquema da lona eh faze isso aq em casa mesmo e tira uma fotenha ? xD sussa ... eh uma boa ideia mesmo, vlw acarrapato
"eduardoqf" disse: Perfeito Acarrapato! Só complementando, vale à pena aplicar um blur (desfoque) no mapa de opacidade (imagem preta e branca). Na hora de renderizar, os contornos ficam mais suavisados e não fica parecendo um recorte.
8:) veja ai até q ponto he interessante o BLUR no opacite - pq qnto mais BLur mais o tempo de render aumenta. - Estou fanzendo uns testes aqui e estou percendo q o fator de colocar BLUR no mapa de opacidade dpende tb do tamanho q vai renderizar a sua img! Explicando melhor: -se for uma img FINAL de 640x480px e tiver um mapa de opacidade sem blur, com transição SECA entre o branco e preto, a folha da árvore no render final fica com um contorno não muito interessante, como se tivesse uma linhazinha branca circulando a folha bem perceptivel. - Agora se vc pegar a mesma cena, com o mesmo mapa de opacidade e renderizar num tamanho de 4500x3000px vc ira notar q a linhazinha BRANCA q fica circundando a folha irá ser tão fina q nem irá atrapalhar no resultado final. Bom foi isso q percebi aqui. - Bom, gostaria q alguem falasse alguma coisa desta conclusão q cheguei. Por favor. obs final: so renderizo com mental ray e esta herba (trepadeira) he 3D - as folhas são PLANES e o material da folha é Standard do max com textura de folha no difuse e mapa de opacidade SEM BLURR no Opacit. Abraço.
DEUS é maior!
Oi SamSue, tudo bem? Sabendo fazer não fica palha, fica muito bom. Essa imagem abaixo foi criada pelo leitor Pivatto e a vegetação é toda com Planes e mapas de opacidade. O Acarrapato mostrou perfeitamente como fazer, só a textura escolhida que não foi adequada, precisaria ser uma textura com mais resolução. Veja que é bom ter árvores diferentes com várias resoluções, porque você coloca as árvores com menos resolução na fundo e as árvores com mais resolução em primeiro plano. Parece bobeira e perda de tempo fazer essa diferenciação, mas é tomando cuidado com todos os detalhes pequenos como esse que a gente consegue fazer uma cena super realista e detalhada, colocando muito mais coisas do que a máquina aceitaria se não tivesse tomado todos os cuidados. Ainda vale colocar mais um mapa, fazer uma cópia do mapa aplicado no Diffuse para o canal Bump, assim, vai criar mais detalhes no material. O ideal é preparar um mapa de Bump exclusivamente para isso, mas dá para tapear bem copiando o Diffuse. Ainda tem o blur, como o Zulmar explicou e mostrou perfeitamente a diferença, então, é como eu disse, sabendo fazer, qualquer técnica fica boa. Abraços
pessoal consegue tirar o CONTORNO das folhas, mesmo renderizando em 680x480 sem ter q trocar o mapa q estava usando para opacidade! obs.: Mas tive q trocar o material para "material mental ray" e trabalhar o material com shaderes para q ficasse como eu queria. Mas consegui! obs02.:a transição BRUSCA do branco p Preto no mapa q usei para fazer transparência foi o mesmo dos testes acima.
DEUS é maior!
Legal ... o objetivo do Post esta sendo alcançado hehe ... nao tinha nenhum topico sobre isso mais a fundo msotrando as tecnicas e esses defeitos que eu mesmo jah tinah observado mas nao sabia como resolver! XD

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