Paisagismo - Como?

Por: SamSue  

Em: 25/04/2007 23:06

Bom ... já venho acompanhando o fórum a algum tempo e graças a 3D1 tenho conseguido um efeito razoável na iluminação e texturas, porem nao consigo avançar no paisagismo da cena, já vi alguns tópicos sobre RPC e técnica de planes, mas n consigo fazer que fique algo perto do aceitável ... gostaria de alguma dica sobre alguma texturas de arvores com os mapas de opacidade ou tutorias melhores ...
RPC para fazer um bom paisagismo, esquece. O melhor é ter uma vasta biblioteca contendo imagens de vegetação, com suas devidas mascaras. Tem momentos que você pode inserir direto no 3d como planes, e tem outros momentos que pode ser inseridas no Photoshop ou Photo-Paint depois do render pronto. Vegetação em 3d, pode ser uma boa opção, mas na minha opinião, carrega demais o arquivo.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Segue um exemplo antigo que eu fiz. A curiosidade nessa perspectiva é que tive que seguir um projeto paisagístico, e não foi fácil achar as plantinhas parecida conforme a paisagista queria. Não ficou perfeito, mas deu pra enganar a paisagista. Esse é um tema que estou estudando no momento, para poder aperfeiçoar.
Se vc colocar RPCs na pós produção, no Photoshop, acredito que não fique tão ruim. Veja este exemplo. Marco.
Marco.
Bom a questao nao é que metodo usar, ou paisagism curso, eh só como faze a parte de paisagismo, Ex. Eu uso Rpc, entao faz um tuto basico soh pra das as coordenadas, ou entao eu uso mapa de opacidade e faco assim ... pronto se alguem tive como ajuda ...
ae se vc eh como eu q nao usar nenhum programa de edicao de imagem tente fazer um mix de plantas modeladas e rpcs pra compor suas cenas, em breve eu vou refazer essas cena da piscina com alguns blocos 3d de plantas, porem acho q mesmo soh usando rpcs o resultado nao foi tao podre assim. primeira cena com modelos 3d de plantas e rpcs e segunda somente rpcs todas sem nenhuma edicao.
Oi, como fasso quando preciso de uma planta especifica? vou na rua, tiro a foto dela mas, primeiro, como tirar uma boa foto (dia nublado, sol...) e depois pra conseguir tirar o fundo, visto que na rua o fundo fica poluido. obrigado
site: http://www.rvicente.com
Fala Ricardo! Tudo certo! Bem-vindo aqui no forum!! Muito show suas imagens! Tá trabalhando por aqui com maquete, ou são seus projetos? abração!
Oi gente, tudo bem? Para conseguir bons resultados, seja com RPC ou Planes, depende das mesmas coisas que são necessárias para obter bons resultados em qualquer coisa. Fazer com muito cuidado e capricho, conhecer bem de criação de materiais e iluminação. Se for com RPC, tem que renderizar no Mental Ray ou então renderizar no Scanline e compor depois no PhotoShop sobre a imagem feita em outro render, assim, poderá ajustar melhor e corrigir as cores para integrar corretamente. Ainda tem o plug-in que adiciona RPC na imagem depois de renderizada usando o PhotoShop. Não é a mesma coisa que fazer em 3D, devido a sombras, reflexos e tudo mais, mas é uma opção. Se for usar Planes, a imagem precisa estar bem feita e o recorte também, retirando imagens de RPC ou recortando de fotos no PhotoShop, precisa tomar cuidado com o mapa de opacidade para ficar certo depois no Max. Aplicar a mesma imagem do Diffuse no Bump ajuda a ficar mais real, principalmente se renderizar no Mental Ray, que tem um ótimo Bump. Agora, se for vegetação 3D, precisa ser bem texturizada, bem mapeada, porque deixar folhas verde fosforescente, vai ficar feito mesmo. Veja que nem os RPCs refletem bem, não sei como o Ricardo aplicou as palmeiras na piscina, mas elas não refletem na água, são estes detalhes que tornam a imagem mais rica e fotorealista. Eu acho que o ideal é colocar plantas 3D em primeiro plano, nem que tenha que renderizar em elementos para compor depois, e usar plantas em Plane ou RPC apenas em segundo plano. Neste tutorial eu mostro como texturizar melhor plantas criadas no programa Onix Tree, assim, você pode fazer uma planta personalizada para respeitar fielmente um projeto paisagístico. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21662 Agora, se for com imagem, então, precisa fotografar e conhecer bem dos recursos do PhotoShop, o Extract pode ajudar muito nisso, mas não é simples. Se tiver como fazer uma boa produção, basta abrir uma lona branca atrás da árvore para fotografar, assim, recorta facilmente no PhotoShop. Tem um tutorial enviado por um leitor sobre este tipo de recorte, eu vou diagramar para colocar no site, não coloquei ainda porque ando muito enrolado. Abraços
Bom tem algum lugar onde consiga encontra um tutorial sobre isso ... por exemplo, ele utilizando em alguma cena e msotrando o resultado final, coisa assim ... vlw xD

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711195.

Total de membros registrados: 138714

Últimos membros registrados: leansculpt, Guilhermegrc, Frenette, Lessieshelms, mitolyntestbuy, xenoprostcapsule, ForeverHempGummiesReviewsAU, wellherbs.

Usuário(s) on-line na última hora: 433, sendo 12 membro(s) e 421 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luan, NunoGarcia, CNC, Ronaldo, Rodrigo, Renatto, Willmitnick, leansculpt, Frenette, Guilhermegrc, Thiago Couto, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.