Ok... vamos lá. Uma explicação rápida sobre o Loft e Sweep.
O uso do Loft (Create/Geometry/Compound/Loft) e do Sweep (Modify/Sweep) são muito parecidos, então a explicação para ambos é praticamente a mesma.
Primeiro desenhe a seção transversal (Shape) do elemento que você precisa, caso este não esteja nos Detalhamentos de Projetos. Isto pode ser um roda-pé, roda-teto, vistas de portas e/ou janelas, sancas de gesso, etc.
Uma dica: ao desenhar a seção transversal/Shape, faça isso na vista frontal (Front) do Max, para evitar a necessidade de ter que corrigir sua posição posteriormente em relação às coordenadas X,Y,Z depois que for utilizado o Loft.
Depois de desenhado o perfil, defina/desenhe o Path (caminho) que deverá ser percorrido. Ele pode ser importado do AutoCAD, caso você já possua os projetos necessários, como Projeto de Gesso, ou Planta de Roda-Pés, Detalhamento de Aberturas, etc.
Vamos tomar como exemplo um Projeto de Gesso.
Ao importar para o Max a Planta de Gesso do AutoCAD/ADT, contendo o desenho das Sancas e Roda-Tetos, estes serão os Paths utilizados para definir o caminho a ser percorrido pelo desenho da seção transversal (Shape) do elemento à ser modelado.
Se o Projeto estiver completo, ao importar para o Max, deverá haver um detalhe da Sanca de Gesso com um Corte Transversal da mesma. Selecione esta secção transversal que será uma Editble Poly, e vá em Create/Geometry/Compound/Loft. Clique em Get Path que será gerado automaticamente o objeto a partir da seção transversal.
Para utilizar o Sweep, selecione o Path ao invés do Shape (que seria a secção transversal).
Em vez de ir no Create, vá em Modify/Sweep e habilite Use Custom Section. Como isso será criado sua sanca.
Espero que tenha sido claro desta vez.
Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo
www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo