Autocad + 3DS MAX planta baixa?

Por: VisualStudio  

Em: 28/07/2007 20:18

Buenas pessoal, sempre costumo acompanhar o site mas não comento (somente em casos desesperadores [como o meu agora :x ]) :( Bom, eu tenho uma planta baixa a mão que reproduzi para o autocad, programa que não domino muiito bem.. mas arranho um pouco. Importei para o max tranquilamente. Neste ponto, gostaria de saber qual seria o jeito mais fácil pois quero criar ambientes e mostrar para um arquiteto (oportunidade de emprego tem que impressiona, sabe como é xD). Dei uma lida nos fóruns e muitos dizem pra usar a ferramenta wall, outros dizem para usar box e etc. Gostaria de saber qual o jeito mais fácil, se existe algum meio de 'simples extrusão das lines', ou no caso de wall, gostaria de saber como usar adequadamente esta ferramenta que até então é 'desconhecida' pois o basico eu sei. agora se tem algum truque é uma boa pergunta :-P . Desde já agradeço.
Olá Kauezin! Já que vc não manja de programas CAD, o uso do comando wall seria o mais indicado para o max. Eu te indico olhar o help do max que explica de forma muito clara. Mesmo assim, é interessante vc considerar que leva tempo até a pessoa conseguir resultados satisfatórios para apresentar profissionalmente, pois a modelagem é a primeira de muitas etapas que um profissional de 3d deve dominar. Com muita dedicação, eu posso sugerir que um ano é o tempo mínimo para o usuário de max começar a dominar de forma mais segura as ferramentas do programa. Não quero te desanimar, mas sim te alertar, evitando assim que vc prometa entregar um trabalho sem ter noção de como ele pode ser fdeito e acabar se prejudicando. Qualquer dúvida, dá uma pesquisada aqui no forum e se precisar, posta ela aqui que será um prazer te ajudar. abraço!
kauezin O Eduardoqf foi muito feliz em seu comentário... e não poderia ser diferente (hehehe). Siga o conselho que ele deu. Não corra o risco de queimar uma oportunidade de emprego, tentando fazer algo o qual você não tem domínio suficiente para apresentação de um bom trabalho. Oportunidades surgirão naturalmente com o decorrer do tempo, mas não se aprece e nem tente pular etapas. Isso só irá lhe prejudicar. Procure traçar um plano de estudos com os tutoriais disponíveis no site como em toda a net, tire suas dúvidas no fórum, e pratique muito, mas muito mesmo. Não existe outra forma de aprender a não usando e abusando do soft. Abraços e bons estudos!
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Olá eduardoqf eu faço curso de max a 9 meses :-P o max eu domino.. o que não domino é o autocad mesmo, eu só queria saber o que seria mais ideal pra 'levantar' as paredes mesmo e colocar as esquadrias necessárias. Mas se tu me recomendas o wall.. vo por ele mesmo. Apesar de que dei umas olhadas nos tutoriais e consegui levanta as paredes pelo CAD mesmo. Brigadão pelas dicas eduardoqf e Juliano Azeredo. Abraços
Aqui as paredes levantadas no CAD. falta extrudir as bandeiras e a parte de baixo das janelas (que eu não lembro o nome :D). E abaixo, comecei a modela o escritório. Obrigado pelas respostas.
kauezin Se você já se sente à vontade com o Max, isso já é um ótimo começo. Não sou a pessoa mais indicada a lhe aconselhar como proceder na modelagem de um ambiente, uma vez que uso o AutoCAD/ADT para montagem de minhas cenas, pois a partir do 3D crio também as Plantas, Vistas e Cortes. Mas o uso das ferramentas AEC Extends do Max creio ser de grande utilidade para Maquetes Eletrônicas. Utilize o Wall, Doors e Windows, e depois linke (Link) as Aberturas (Doors e Windows) às paredes que automaticamente serão criados os vãos. Qualquer dúvida, poste aí que na medida do possível iremos respondendo. Abraços
A parte inferior da janela se chama Peitoril... hehe
aah, dessa manha de doors e windows eu não sabia.. é só linkar normal? ou tem algum segredo? valeu (isso, peitoril. hauhauha)
Oi kauezin, tudo bem? Se você importar de alguma forma que respeite a escala vinda do AutoCAD, por exemplo, se tinha uma parede com 1 metro lá tem que chegar no Max medindo uma unidade. Então fica fácil, você está no caminho certo, o mínimo que precisa para modelar no Max é ter a planta baixa feita no AutoCAD, é isso ai mesmo. No Max você liga o Snap Vertex, pega o Wall, coloca a altura do pé direito e a espessura da parede, ai é só ir contornando a planta baixa com o Wall. Com as paredes prontas, você cria as portas e janelas padrões do Max, pode usar o Snap Vertex também para criar já no local seguindo a referência da planta baixa, só a altura que precisa colocar depois, já que não terá um Snap em Z. Com as portas e janelas no lugar, é só fazer um link normal com a parede para abrir os buracos, depois, se mover uma porta ou janela, ou se mudar o tamanho delas, o vão tambem vai acompanhar, igual no ADT. Nos sub-objects da Wall tem opção de edição, pode fazer oitão e tal, mas eu acho muito melhor converter para Poly e editar como malha normalmente. Isso também deixa o projeto bem mais leve, uma parede muito grande cheia de portas e janelas fica pesado devido as muitas operações booleanas, é sempre bom converter para Mesh quando estiver com todos os buracos abertos. Abraços
Oi Andre Vieira. eu consegui usa o comando só que lá pelas tantas ele paro de funciona. somente as janelas quando eu linko abre o vão. as portas não mais, parece um bug oO. Desculpa a minha ignorância mas pode me informa o que que seria o snap vertex? :D Desde já, agradeço a colaboração. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 585, sendo 13 membro(s) e 572 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: hosixi4, JMDesign, Daniel Monteiro, Sergio1987, Renatto, Vladis, klogg, Luan, Joao Barreto, TadeuB79, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Eng Damasceno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.