Oi Thiago, tudo bem?
Se o Specular estiver em 5 e o Glossiness estiver alto, então, é certeza absoluta que é isso.
Porque com 5 no Specular Level o brilho fica super difuso e com valores altos no Glossiness o brilho fica super intenso, então, praticamente vira um farol no material, porque ele reflete demais a luz que recebe.
Coloque 5 no Specular Level e no Glossiness para ver, assim não deve deixar o GI tão intenso.
Ajuste as propriedades de Ambient Occlusion e Shadows do material do Hair And Fur, ajuste a cor do verde, deixe um pouco mais escuro.
Normalmente quando tem problemas com o Hair And Fur, o problema não é no Mental Ray, é no Hair And Fur, por isso é muito importante estudar este e outros recursos no render padrão do programa, para quando for usar com o Mental Ray, não ter problemas de configuração nele, já que demora para renderizar.
Como você tem o vídeo curso de Mental Ray da 3D1, eu tenho certeza absoluta que o problema não é na configuração do Mental Ray.
Testa numa cena separada só um piso com Hair and Fur e uma parede branca, assim, vai renderizar rápido pelo Mental Ray mesmo e você poderá fazer vários testes.
Controlando as cores, os brilhos e os recursos de Shadows no menu de material do Hair And Fur, eu tenho certeza que você consegue ajustar melhor o GI emitido pelo Hair And Fur.
No Max 9 você tem a opção de usar Shaders no Hair And Fur, então, num caso como este você poderia usar Shaders para controlar, mas no Max 8 não dá para fazer isso.
Abraços