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Alguém já testou o Vray 1.5 Final?

Por: rogerio simoes  

Em: 21/09/2007 15:46

Segue um update, ambos renderizados via max 9 e windows xp media center (32bits) Hoje a noite eu irei instalar o Max2008 e faço um teste para vermos se existe um ganho de tempo como se nota do max 8 pro max 9 32bits. Ahh... esqueci de mencionar o tópico de benchmark da Chaos no qual eu fiz o download da cena: http://www.chaosgroup.com/forum/phpBB2/viewtopic.php?t=17726&start=0 Abraços! VRay 1.5 RC3 - Max9 32bits Windows XP 32bits VRay 1.5 Final - Max9 32bits Windows XP 32bits EDIT Como eu havia prometido, segue um teste feito no max 2008 64bits. E aqui a info da minha CPU + OS que não estão aparecendo na barra de infos das imagens.
Oi Hawf, tudo bem? Então, eu tinha imaginado que eles trocaram o sistema, deixando mais lento, mas em prol da estabilidade e da confiabilidade, para deixar de ter tantos problemas, se não foi isso que aconteceu, eu acho ruim. Até tinha falado em uma das mensagens anteriores que se o tempo tinha aumentado agora para deixar de criar flicker em animação com tanta facilidade, a Chaos estava certa, porque parece um retrocesso mas não seria, porque o Mental Ray também era lento antigamente, depois que resolveram todos os problemas e deixaram o render sem bugs, só precisaram melhorar os algorítimos para deixar mais rápido. Se a Chaos tivesse feito isso, mesmo que o tempo de render tivesse aumentado um pouco, valeria a pena, porque nas próximas versões o tempo iria diminuir até chegar ao que era antes e com a vantagem de não ter mais tanto problema. Por isso que eu acho ruim se não foi isso que aconteceu. Agora, se além de melhorarem o sistema ainda não diminuiu o tempo de render, então, realmente eles estão de parabéns e seria a melhor situação possível. Sobre a Chaos ter usado a pirataria para popularizar o V-Ray, eu acho que eles estão certos também, porque o que vale é vender licenças do V-Ray, não é? Eles vivem disso. Mas não acho que foi apenas isso que levou a popularização dele, teve muitos outros fatores que influenciaram e não aconteceu o mesmo com o Brazil Render que é tão bom quanto o V-Ray. Sobre o novo modo de render, eu li as mensagens do pessoal explicando as modificações e entendi legal apesar de não ter visto pessoalmente. Agora, sobre o seu teste, não fica adequado testar uma versão anterior em 32 bits e uma versão superior em 64 bits, obviamente o 64 bits terá um desempenho muito superior. Mesmo que o SO seja 64 bits, um soft 32 bits não vai ter o mesmo desempenho que um soft 64 bits e ainda pode ter desempenho pior por estar rodando o soft de 32 bits em 64 bits. E sobre o lance de registro, harware lock e tudo mais, eu acho que eles estão certos também, você tem que proteger o que é seu. Temos que ver se com o envelhecimento das coleções da Evermotion, que tem configurações diferentes e não servem mais nas versões recentes, pois fica pesado demais, e com esse lance de coibir a pirataria mais severamente, não vai diminuir o mercado já conquistado pelo V-Ray. Só o futuro dirá, os outros dois do nível dele não se deram muito bem até agora, o caso de maior sucesso é o do V-Ray, espero que a Chaos não estrague isso com a nova política. Abração
Oi André! Tem muita informação distorcida ai.... o tempo de render, mesmo usando cenas antigas diminuiu pq a engine foi optimizada, antigamente precisava-se deixar o noise threshold do qmc sampler em 0,005 (padrão), hoje em dia o padrão é 0,01, se usarmos 0,005 será o equivalente a 0,001 no passado, o que iria tomar muito tempo de render. E também não tem diferença de luz e materiais renderizar cenas antigas em versão nova do vray, vai renderizar exatamente igual, só depende de escolher a opção certa na hora de abrir a cena. Com relação ao tempo de render vs. archmodels e archinteriors, é o preço que paga o sujeito que não estuda o renderizador, as cenas tem configurações ABSURDAS, tanto nas luzes, como materiais, como em settings de render. Se o cara é folgado e quer tudo pronto, não se dá o minimo trabalho de checar as coisas antes de clicar em render, tem mais é que ficar esperando horas e mais horas até o render terminar. Eu ainda vou testar uma animação para ver tempo de calculo vs qualidade vs flicker. Com relação aos testes, eu discordo completamente de você que não são validos. Se você reparar eu usei max 9 32 bits e max 9 64 bits (vray 1.5 final 32 e 64bits), cada um no respectivo sistema operacional e os tempos de render foram praticamente os mesmos, o meu xp32 é mais lento por ter um monte de softwares instalados automaticamente pela ACER, o que difere do 64bits. Existe sim uma diferença absurda de tempo de render do max 8 pro 9, mas isso independe do sistema operacional usado pq esta cena é leve, não consome nem 100mb de memória. Se você tiver alguma sugestão de como eu poderia fazer esse teste, fique a vontade. ;) Abração!
Oi Hawf, tudo bem? Quem mostrou que tem diferença na iluminação de uma versão para outra usando a mesma cena foi o André Tobo, aqui neste tópico mesmo, e o André Tobo também manja pacas de v-Ray. Ele fez testes e postou imagens mostrando essa diferença. Eu nem sabia que tinha este problema, só fui saber aqui neste tópico. Sobre materiais, não sei nesta versão, mas lembro bem de você mesmo me falando no email que isso aconteceu em versões mais antigas. Se não me engano foi na época da versão 1.48, você me disse no email que o Displacement do telhado não ficava igual a cena que tinha feito numa versão anterior, lembra disso? E você disse nesta mensagem agora que se usar as mesmas configurações de QMC Sampler igual fazia nas versões anteriores, o tempo de render sobe muito, então, quer dizer que tem diferença de configuração entre a versão anterior e a nova. Sobre o lance dos modelos da Evermotion, eu concordo plenamente com você, é o que sempre falei aqui no fórum e já adverti muita gente que acha que estas bibliotecas vão resolver o problema de realismo e de não saber nada sobre 3ds max. O que eu estava falando sobre estas bibliotecas é que muita gente escolheu o V-Ray por causa destes modelos, o pessoal baixa pirata na internet e por ter estes modelos configurados para o V-Ray, as pessoas escolhem ele. Para fazer uma escolha baseada neste critério, só pode ser um iniciante que não entende nada de 3ds max, então, estas pessoas não estão querendo configurar materiais, na verdade eles nem sabem fazer isso, dependem puramente das bibliotecas. Nas versões passadas dava para renderizar com as configurações padrões, apesar de aumentar o tempo de render sem necessidade, mas nas versões mais recentes fica muito demorado usar as configurações que vêm nestas bibliotecas. Então, o que eu estava pensando é como será quando estas bibliotecas ficarem antigas e as configurações ficarem mais incompatíveis com as futuras versões. Juntando com a nova política anti-pirataria da Chaos, pode ser que o V-Ray perca espaço. É apenas uma especulação baseada nos fatos, eu queria saber o que você acha sobre isso. Sobre animação, se for testar, então, tem que ser com animação de verdade, porque animação onde só a câmera se move não mostra todos os problemas. Um bom teste deve ter uma malha deformável na cena, como um personagem ou um tecido animado, que é quando o sistema de GI apanha mais para calcular. Na mesma cena deve ter Motion Blur, Depth Of Field e Displacement. Para ficar 100% mesmo, um objeto de vidro deve passar na frente do objeto com Motion Blur e um objeto com Displacement na cena deve ter também Motion Blur. Assim será um bom teste, pelo menos para testar flicker de GI e integração de recursos na mesma animação. Certamente será possível fazer sem Flickers, como eu mesmo já fiz, mas exige configurações altas, como está no Preset de Render do próprio V-Ray. Mas quem sabe este sistema novo veio justamente para diminuir os Flickers como todo mundo comentou, ai vai renderizar sem Flicker com configurações mais baixas. Tem que testar mesmo para ver. Seria até legal fazer dois testes, um na versão antiga e depois renderizar a mesma animação na versão nova, para ver o quanto que o novo sistema melhorou o render neste aspecto. Eu creio que tenha melhorado bem, porque não iriam colocar um novo sistema de bobeira. E sobre os testes que você fez, agora que você explicou direito ficou melhor de entender, porque da forma que você disse que fez na mensagem anterior, não estava correto. Na mensagem anterior você deixou entendido que usou o Max 8 de 32 bits num sistema de 64 bits e comparou com o render do Max 9 de 64 bits num sistema de 64 bits. Por isso que eu disse que estava errado e qualquer um vai concordar comigo. Olha o que você disse na mensagem:
"color:cyan">Por isso que eu disse que não estava correto. O correto seria testar o Max 8 ou 9 de 32 bits num sistema de 32 bits e testar o Max 9 de 64 bits num sistema de 64 bits, como você disse que fez agora na mensagem mais recente. Assim eu concordo que está certo. Também concordo que teve uma boa melhora no tempo de render do Max 8 de 32 bits para o Max 9 de 32 bits, pelo menos no Mental Ray teve. E também concordo que no Max 9 de 64 bits o desempenho deve ser muito melhor, já que é um sistema de 64 bits. Por isso que achei estranho que você disse que o tempo de render do Max 9 de 32 bits no SO de 32 bits ficou com o mesmo tempo de render do Max 9 64 bits no SO de 64 bits. Ou eu entendi errado de novo? Olha o que você disse na mensagem: [quote:cbefbb3e77 disse: "Se você reparar eu usei max 9 32 bits e max 9 64 bits (vray 1.5 final 32 e 64bits), cada um no respectivo sistema operacional e os tempos de render foram praticamente os mesmos"
Se realmente aconteceu isso, você não acha estranho? O certo não era o Max de 64 bits no SO de 64 bits renderizar bem mais rápido do que o Max de 32 bits no SO de 32 bits? No Mental Ray a diferença de tempo é imensa, no max de 64 bits fica muito mais rápido do que no Max de 32 bits. Abraços

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