Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

lima121   são luis -maranhão - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Danilo   Teresina-PI - PI
Alexmen   Fortaleza - CE
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC

Portfólios Ver Mais

Lucas Lima   São Paulo - SP
cfgondim   Ceará - CE
Rodrigo   Santo André - SP

como fazer iluminação externa para maquete eletrônicas ?

Por: saulo lisias  

Em: 23/09/2007 13:19

Então Saulo. Cada situação é única e dificilmente as configurações se repetem nas cenas. Se mudam os materiais, mudam as configs. Nem sempre acontece, mas na grande maioria dos casos, iluminar legal uma cena externa é extremamente mais fácil que uma interna, principalmente por que o tempo de render será muito menor e vc va poder testar mais. Uma sugestão: faça uma maquete, aplique nela um material standard cinza e ilumine com uma MRspot. Depois posta aqui que podemos te ajudar a conseguir os efeitos desejados. abrs!
Vo te dar um comeco bem simples... Render - Mental Ray skylight para ter a luz do ceu...a luz que vai iluminar seus objetos por inteiro...Ative cast shadows..teste com intensidade em torno de 1 Luz do sol - Target Direct ou MR SPOT ..com intensidade de 1,2... Altere esses valores conforme a necessidade...No render ative o Final Gather na ficha Indirect Illumination...bota uns 50 nos samples pra testar...ou DRAFT se usar o max 9. Eh isso ae...flws
Boa Sherlock, mas eu só mudaria o FG para 64, pois assim aproveita melhor os ciclos da máquina (multiplos de 8) e usa bounce em 1 ou 2 para gerar GI na cena. No mais é bem por aí... super simples.
Ai Saulo, não tem receita de bolo, a posição das luzes depende da cena, depende onde quer mostrar as sombras, onde quer deixar mais claro, não tem uma posição fixa para a luz, mas é só testar um pouco até ficar bom. Se ler os tutoriais de Physical Sky que o André postou, lá ele explica como fazer toda a configuração da cena externa, quais luzes usar e tudo mais. Só a posição que você vai ter que escolher conforme a sua cena. Está tudo explicado nos dois tutoriais de Physical Sky, é o mais próximo de uma receita de bolo que vai encontrar.
Múcio
Oi Saulo, tudo bem? Realmente não tem uma receita dessa forma, porque depende até do que você deseja na cena, que partes deseja valorizar. Dependendo de onde coloca uma luz, pode matar alguns detalhes, pode matar o canto de uma parede deixando chapado e perdendo a volumetria do projeto. Então, as luzes devem ser ajustadas de acordo com o projeto. Mas se tiver que descrever uma forma básica para este ajuste, é exatamente o que eu explico nos dois tutoriais sobre Physical Sky que o Leandrus indicou na mensagem dele. Usando as luzes MR Area e MR Sun com o sistema DayLight, ou então, usando uma MR Area Spot no lugar da IES Sun se estiver no Max 8 ou inferior. É super prático fazer isso no Mental Ray, que aceita o sistema de Daylight padrão do Max. Se quiser dá até para colocar a posição geográfica que o terreno está no planeta e ter a iluminação exata, como eu mostro no tutorial que o Leandrus indicou. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 758, sendo 8 membro(s) e 750 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, Victor Mendonça, Vladis, RogerBalboa, JMDesign, Adalberto Rocha, nandao, valdez.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.