Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
Vynycius   Petrópolis
jparquitetura   Palmas-TO - TO
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

RHD3sign   Rio de Janeiro
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
Rosinha   Rio de Janeiro - AC
diegoalex   Patos de Minas - AC

Qualidade de cor no V-ray

Por: Designer Tiago  

Em: 25/01/2008 22:24

Boa noite à todos! Pessoal, estou com uma dúvida aqui: Eu utilizo o V-ray para SketchUp (más os parâmentros são bem semelhantes ao tradicional V-ray), como faço para que o v-ray produza imagens com 32bits de cor. Salvando as imagens em .bmp eu consigo somente 24Bits, o que deixa (principalmente onde há cores brancas) camadas de cor, o que tira a aparência de lisa. Alguém aqui sabe como configurar o V-ray para produzir imagens que contenham 32Bits de cor, isso influi bastante na qualidade das cores. Nâo sei quais parâmentros devo mexer nele. Obrigado desde já!
Tiago Crisostomo de Castro :: JJ Design Arquitetura Blog reformulado: http://tiago-3d.blogspot.com
Tiago, Tenho quase e total certeza que estou escrevendo "nada a ver" até porque não entendi muito bem o seu problema, mas o formato TGA salva em 32bits. O que não entendi foi configurar o V-ray para produzir imagens que contenham 32Bits de cor, mas mesmo assim resolvi chutar.
Abraços, Jorpaes
bom Tiago, eu intendi a sua pergunta..e creio q resposta esta no formato msm...se tiver outra forma de salvar em BMP e com 32bit tbm gstaria de saber..abraço
Edward Richards http://edwardcg.deviantart.com
Oi pessoal, tudo bem? O V-ray e qualquer renderizador forma a imagem final em qualidade maxima, a questão é como o Jorpaes ja indicou, o formato de arquivo, .TGA é muito mais profissional e garante que salve em 32-bits, é mais indicado portanto salvar seus resultados finais em 32 bits. A não ser que esteja renderizando em floating-point 64-bit e queira salvar as informações luminosas para usar como ambientação de fundo ou seja lá quais outros usos, mas aí seria só em .HDR...mas aí ja entra em outra história que eu não quero me delongar para não atrapalhar seu aprendizado. Abração, boa sorte aí rapaz.
Eu acho que vcs estão confundindo as coisas. Porque não existe imagem com 32 bits color, isso é a medida usada para as cores que a placa de vídeo pode reproduzir. É diferente do formato 24 bits ou 32 bits na imagem, porque não existe imagem colorida de 32 bits, são só 24 bits para formar todas as cores, os outros 8 bits que faltam para dar 32 bits é o canal Alpha, não faz parte da composição das cores da imagem, as cores são feitas com 24 bits, 8 do Red, 8 do Green e 8 do Blue, não dá para ter mais. Imagens com mais de 24 bits são para fins específicos, como a de 32 bits que guarda o alpha para recorte e a de 32 bits float point que guarda a intensidade real dos pixels formando uma imagem HDR. Se está saindo com passos no gradiente das cores, ou é erro de configuração do render, ou é o formato ruim que salvou, ou é o qualquer outra coisa, mas não é por estar com 24 bits, porque 24 bits é qualidade total em termos de cores.
Múcio
Aew pessoal! Obrigado pelas dicas! Más será que tem como eliminar aquelas faixas de cores no gradientes da imagem (acontece principalmente com a cor branca). Será que tem algum parâmetro no V-ray que trabalho com quantidade de cores, sei lá, alguma coisa que possa eliminar isso. Por exemplo em uma parede branca que tem uma leve sombra mais escura, essa transição de branco para escuro não é lisa, tem ondas (eu chamo de camadas) de cor até chegar a cor mais escura. Eu preciso muito saber disso, me encomoda muito. Eu preciso da ajuda de vocês que entendem bem mais sobre isso, por favor!
Tiago Crisostomo de Castro :: JJ Design Arquitetura Blog reformulado: http://tiago-3d.blogspot.com
Sobre a minha pergunta acima, estive conversando com o Wolflordbrasil ontem sobre aquele problema que estou enfrentando com as cores no V-ray, estamos pesquisando, o que acontece é isso: Essa é a imagem 1, sem alteração nenhuma, muitos não verão nada de errado, quem tem um olhar mais crítico já vai notar: É a presença de umas ondas de cor quando se passa de uma cor mais clara (como branco) para mais escura (cinza), fica com umas ondas nessa transição. Essa imagem próxima está com o contraste aumentado, é para dar mais enfase: Isso me tira a paz, hehehe, não consigo uma configuração pra isso, e não é por causa do formato que eu salvo por que antes de salvar já aparece na tela do V-ray. Se alguem tiver alguma dica! Agradeço!
Designer Tiago Eu realmente nunca tive este problema, nem soube de algum caso parecido... Com esta sua imagem color ficou bem nítido a transição entre os tons/gradiente. Não imagino o que possa estar causando isso. Tente salvar em vários formatos de imagem e veja se todas apresentam o mesmo problema. Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Obrigado pela atenção colega! O que acontece é que essas ondas aparecem mesmo antes de salvar, então não é problema de formato, estou vendo que é um problema sério já que ninguem consegue uma solução. Estou estudando, buscando informações, vendo quem possa me ajudar! Lembrando que eu utilizo o V-ray para SketchUp, más os parâmetros são quase os mesmos! Ainda aguardo dicas! Obrigado a todos!
Para salvar em 32bit tem que salvar ou em hdr, ou outra lá, isso no vray para sketchup, agora a questão do gradiente ai, ainda não descobri uma solução, isso também acontece no vray para 3d studio max, eu testei aqui e também ficou assim. Talvez se o rogério ler esse tópico... ele saca muito de vray, O juliano também, mas como ele disse nunca tinha visto.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711295.

Total de membros registrados: 138825

Últimos membros registrados: fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus.

Usuário(s) on-line na última hora: 528, sendo 25 membro(s) e 503 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Reinaldo Silva, Luis Antonio, Rodrigo, billypaul, Duda, mastermax, moisesratts, lionel, Rodrigosouza3D, Eduardo Ramos, Simone Mini, TadeuB79, Felipe, torebaJj, Nuno, Carlos E. Nogueira, rhayssa_10, fmoreira, Daniel Monteiro, Leonardo, Elis, Fernando Cunha, marcio.alain, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.