Oi Designer Tiago, tudo bem?
Veja só, no 3ds max que é o programa onde o V-Ray foi desenvolvido, ele apresenta muitos bugs porque está em desenvolvimento, imagine então em outros programas que ele foi portado depois e as vezes por outras empresas. E imagine então num programa como o Sketchup, que é o mais fraco entre todos que o V-Ray aceita.
Eu não creio que seja bug do V-Ray isso, mas estou falando que ter bugs é normal.
No V-Ray do Rhino e do 3ds max isso não acontece de forma alguma, por isso que eu acho que não é problema com ele, mas pode ser, como pode ser do Scketchup ou da integração entre os dois, pode ser o Frame Buffer do Scketchup, pode ser muita coisa.
Conhecer de V-Ray no 3ds max não vai ajudar, porque é outro programa e nele isso não acontece nunca, nem que desconfigurar todo o render.
Com certeza absoluta não tem uma opção para o V-Ray renderizar com toda a gama de cores, porque ele já faz isso, seria um absurdo um render 3D renderizar com uma gama menor de cores gerando os passos do gradiente.
Para você ter uma idéia, o V-Ray aceita renderizar no formato de HDRI, que tem muito mais cores do que uma imagem normal, tem a intensidade luminosa dos pixels, então, se for algum problema dele, é só no Scketchup que acontece, e como quase ninguém usa o Scketchup, vai ser difícil encontrar alguém que possa ajudar.
Se você exportar o projeto para o 3ds max e renderizar no V-Ray dentro do Max, com certeza absoluta não vai acontecer isso.
Abraços