Qualidade de cor no V-ray

Por: Designer Tiago  

Em: 25/01/2008 22:24

né isso não caio, meu monitor está em 32bit máxima true color, no seu monitor não deve aparecer por que é ctr e não lcd
Estou começando a crer que é bug! Como o arquiteto Juliano falou. Testei configurações diversas e não consegui eliminar isso não. Ninguém aqui tem contato com pessoas que trabalham com v-ray a mais tempo, mesmo sendo o do V-ray?
Tiago Crisostomo de Castro :: JJ Design Arquitetura Blog reformulado: http://tiago-3d.blogspot.com
Acho que descobri um negócio aqui no V-ray, ele só faz imagens com 16bits. Cliquei no botão de informações do V-ray e apareceu isso: Cadê a informação em 24Bits? Tem que haver alguma forma de configurar isso. Talvez tenha alguem que esteja vendo essa página e que entenda também de V-ray que possa ajudar! Más no Photoshop abri a imagem e salvei ela em .bmp com 24Bits, aí vou editar ela no photoshop mesmo, vai dar muito trabalho, por que como a imagem é praticamente toda branca, ficaram várias áreas com estrias de cor. Essa imagem agora é do render já salvo em bmp de 24bits e eu aplicando vários gradientes, e percebe-se que não há aquelas estrias (camadas de cor, ou faixas de cor) entre tons. Sei que deve háver em algum lugar nesse programa uma opção que deva colocar a imagem em 24bits, tem que ter, é um programa profissional usado por tanta gente que trabalha com 3D, alguém deve saber! To pensando quase em começar a trabalhar com o Kerkythea, é só esse defeito me encher muito! Hehehe! Até mais pessoal!
Tiago Crisostomo de Castro :: JJ Design Arquitetura Blog reformulado: http://tiago-3d.blogspot.com
Não é isso não, ele faz imagens com a qualidade máxima sim, esse color 16 bits aí é "16 bits per channel", esse é o padrão máximo RGBA, são 4 canais. Mas não tem nada haver com a quantidade de cores da imagem salva, por que no frame buffer a imagem está em uma qualidade de cores maior do que as imagens comuns, que é esse "16 bits per channel". Vou explicar: Um TGA 32 bits por exemplo, ele tem, 24 bits de cores RGB e 8 bits de canal alpha (8+24=32) . 8 bits quer dizer 256 cores, então o 24 bits de RGB é 8 bits de RED, 8 Bits de BLUE e 8 bits de GREEN e os adicionais 256 (8 bits) cores de alpha. A imagem no frame buffer está em uma qualidade superior a essa, está em 16 bits per channel, inclusive no mental ray tem a opção de usar o frame buffer como 32 bits per channel, fazendo isso você pode salvar a imagem em HDR que ela terá salva todas as propriedades luminosas da cena. Conclusão, em teoria ( e no geral ) quando você salvar a imagem como BMP 24 bits, ou TGA 24 ou 32 bits, era pra imagem não perder qualidade, pois ela teria todos os 256 tons por canal, que é a qualidade usada normalmente por profissionais. Se isso não está ocorrendo, tente usar o frame buffer do vray, se o pau é nele use o frame buffer do MAX. Abração.
Então me explica o que pode estar acontecendo com meu render! Não utilizo ele pro max, e sim para SketchUp. Tem alguma configuração que vc conhece no próprio render que possa eliminar essas estrias no degradê das cores?
Oi Designer Tiago, tudo bem? Veja só, no 3ds max que é o programa onde o V-Ray foi desenvolvido, ele apresenta muitos bugs porque está em desenvolvimento, imagine então em outros programas que ele foi portado depois e as vezes por outras empresas. E imagine então num programa como o Sketchup, que é o mais fraco entre todos que o V-Ray aceita. Eu não creio que seja bug do V-Ray isso, mas estou falando que ter bugs é normal. No V-Ray do Rhino e do 3ds max isso não acontece de forma alguma, por isso que eu acho que não é problema com ele, mas pode ser, como pode ser do Scketchup ou da integração entre os dois, pode ser o Frame Buffer do Scketchup, pode ser muita coisa. Conhecer de V-Ray no 3ds max não vai ajudar, porque é outro programa e nele isso não acontece nunca, nem que desconfigurar todo o render. Com certeza absoluta não tem uma opção para o V-Ray renderizar com toda a gama de cores, porque ele já faz isso, seria um absurdo um render 3D renderizar com uma gama menor de cores gerando os passos do gradiente. Para você ter uma idéia, o V-Ray aceita renderizar no formato de HDRI, que tem muito mais cores do que uma imagem normal, tem a intensidade luminosa dos pixels, então, se for algum problema dele, é só no Scketchup que acontece, e como quase ninguém usa o Scketchup, vai ser difícil encontrar alguém que possa ajudar. Se você exportar o projeto para o 3ds max e renderizar no V-Ray dentro do Max, com certeza absoluta não vai acontecer isso. Abraços
Más colega Andrá Vieira, o nosso amigo Andeciuala renderizou uma imagem no 3D Max e utilizou o V-ray do 3D Max e aconteceu a mesma coisa, quero saber se tem alguma configuração que possa estar dando esses efeitos nas imagens, não estou querendo dizer que a imagem está sendo feita em 16 bits, e sim que ela apresenta camadas de cores (estrias) nos gradientes, então deve ter algum parâmetro que se modificado deve eliminar isso, estou certo? Até mais!
Já tentou aumentar o subdivision das luzes?
Múcio
Já sim, e também não dá. Deve ter mais gente que usa monitores LCD e que devem ter notado isso, por que o membro Andeciuala chegou a conclusão que parece ser uma característica dos monitores lcd quem não possuem as mesma tecnologia de para emitir as cores como é feita em monitores CRT.
se for assim então, se vc renderizar no mental ray com monitor lcd era para ficar assim e não fica, no mental ray fica perfeito com toda a gama de cores e até cores hdri

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 530, sendo 24 membro(s) e 506 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, jessicatorres, Adalberto Rocha, marcola, Alessandro, Lisandro, Pedroalcantara, Fabrício, Vladis, An3dre, Camacho, Starter, Cauê, Willmitnick, JMDesign, gago, Victor Mendonça, Eduardo Ramos, Duda, arquiluc, Gabriel.C, Leonardo, Elis, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.