problema no render c mentalray

Por: panadesmax  

Em: 20/04/2008 12:53

Olá amigos! Estou preparando uma cena que está quase pronta, está praticamente tudo modelado, estou usando a maior parte dos materiais Arch&Design, ainda nao tem nenhuma iluminação, no entanto estava tudo indo bem, havia apenas uma mesa com 4 cadeiras, mas ao duplicá-las para que ficasse com a quantidade certa na cena, comecei a ter problemas no momento do render. Apliquei um material override na guia processing da janela acessada com o F10 e renderizou normalmente, porém quando tento utilizar com os materiais já aplicados, o max fecha ou apresenta algum tipo de "pau". Espero que possam me ajudar a resolver isso. Obrigado desde já! OBS:Estou usando um Core2Quad, com 4Gb memória e uma 8800GTS640mb, Vista32bits, Max9 SP2, já tentei com o Max2009 e o problema persiste.
Oi panades_max, Não há RAM suficiente para renderizar a cena. Provavelmente, sua censa deve estar com muitos polígonos. Dá uma olhada na malha desses seus modelos. Tecla 7 pra ver a quantidade de polígonos. Vc tem 4Gb de Ram, mas usa um sistema de 32bits, logo, ele não enxerga os 4Gb, mas sim 2Gb. Provavelmente vc vai ter que dimunuir o número de polígonos da sua cena. Dá uma olhada nesse link que explica como economizar memória no render: http://www.neilblevins.com/cg_education/reducing_memory/reducing_memory.htm Um abraço,
Obrigado pelas dicas Leandro, vou tentar aqui, a cena está com pouco mais de 2.500.000 poligonos, vou tentar usar estes recursos e ver no que dá, estou pensado seriamente em voltar para o XP e colocar a versao 64 bits, mas tenho receio de que haja incompatibilidade entre algumas coisas. Obrigado!
Cara, pelo pouco que visualizei da sua cena, posso dizer que 2.500.00 políginos, é demais!!!!! Estou finalizando uma cena mais complexa que a sua e tenho pouco mais de 700.000 polígonos... Se precisar reduzir a quantidade de polígonos de determinado objeto, tenta usar o modificador MultiRes. Dê atenção somente àquilo que precisa. Eu até escrevi um artigo sobre isso no meu site. Se quiser ler, tá lá. Um abração.
O mais estranho é que quando renderizo com o material padrão do max o standard do jeito que vem no slot, renderiza tranquilo, talvez porque o Arch&Desing seja um material que utilize bem mais memória. As mesas e cadeiras estão com cerca de 52.000 cada conjunto delas, tenho 23 conjuntos na cena. Contando tanto as da parte interna quanto da parte externa da cena. Consigo diminuir este numero alterando a modelagem para cerca de 37000 mas nao posso diminuir mais que isso. Vou tentar e volto a postar aqui. Uma outra coisa engraçada é que ja fiz projetos com os mesmos 2.500.000 de polígonos em um Athlon XP 1600 com 2Gb ddr1. Achei q com esta nova máquina nao tivesse este tipo de problemas, mas acontece! Obrigado. obs: teclando 7, tenho como saber qtos poligonos tem apenas o obj selecionado? Pois aqui mostra só o total da cena.
O Vista é ruim pra 3D, come toda a memória, dos 2 GB que o Max consegue usar não sobra nem 1500 MB Na outra máquina vc devia estar com um sistema melhor como o XP. 2.5 milhões de polígonos é muito absurdo numa cena como essa, não era pra passar de 400 mil. Tem que ter bom senso pra fazer os modelos, se exagerar não tem máquina que renderize. Se for modelos prontos da evermotion tem que otimizar, são muito pesados com material sem efeito nenhum renderiza porque não tem que calcular nada, quando usa materiais fisicamente corretos e com recursos de glossy reflection pesa muito mais. Se estiver no max 2009 cria proxy destas cadeiras que ai renderiza
Cara, 2.5 milhões de polígonos numa ceninha dessa é um absurdo, imagine se for fazer uma cena maior, vai dar 100 milhões de polígonos. Tem alguma coisa de errado na sua modelagem. Otimizando os modelos vai renderizar tranquilo. Mas quando estiver numa cena que precisa ser pesada, habilita o use palceholder objetos, o use mental ray map manger, o conserve memory e muda para large bsp na aba renderer. Também ajuda se diminuir o tamanho do bucket de render. Uma boa dica pra aprender bem o mental ray é comprar o cd aqui do site, ele explica tudo.
Múcio
Bem, primeiramente obrigado pelas dicas pessoal. Mudei apenas a modelagem do assento das cadeiras que precisariam ter uma ondulação, mas ficaram planos mesmo,e o tampo da mesa que ficou plano também. Havia um porta guardanapo em cima de cada mesa, mas cada um desses tinha 42.000 polígonos, ou seja multiplicado por 23, totalizava 966.000 em media..... sem palavras, com certeza deletei-os. Na verdade as coisas que mais pesavam eram realmente os modelos da Archmodels, dei uma otimizada neles e acabou que a cena agora ficou com cerca de 1.000.000 de polígonos e está renderizando agora. (Óbvio hehehe). A cena apesar de parecer simples nessa screen que viram, tem a parte da cozinha, além de computador, pia com gabinete e barris atrás do balcão, e diversas cadeiras, portões e tal na parte externa, por isso acredito q tenha ainda 1.000.000, acho q agora está com uma modelagem mais otimizada e sensata, não deixando a qualidade de lado. Estou pensando seriamente em trocar pro XP64, mas apenas quando terminar este projeto. Mais uma vez agradeço a todos pela ajuda, Obrigado!
Amigos o problema continua mesmo diminuindo os poligonos na cena, fiz um teste no meu outro computador um pentiumD com 2Gb de memoria e windows XP, abri a cena com os 1.000.000 e renderiza normal. Mesmo sem ser necessário diminuir o frame bucket. O windows Vista realmente está consumindo muita memória e prejudicando o andamento do trabalho.
O Vista não serve pra trabalhar com 3D. Pra otimizar o render vc liga o use placeholder objects e o use mental ray map manager na aba processing. Se quiser pode ligar o conserve memory, mas aumenta o tempo de render. Na aba renderer vc muda pra large BSP e diminui o tamanho do bucket para 24. OBS: Nunca renderize imagens grandes com o frame buffer aberto, muito menos no Vista

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711247.

Total de membros registrados: 138777

Últimos membros registrados: francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss, godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77.

Usuário(s) on-line na última hora: 759, sendo 2 membro(s) e 757 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NaturesGardenCBDResultatFR, francesaamers.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.