Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

julioras   Curitiba
rabellogp   São Carlos - SP - SP
Eddy   Toledo - Paraná - PR
mdpontes   Macapá - AP
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

DavidMartony   centro da terra
carlosbulow   Florianópolis - AC

Maquetes por onde começar?

Por: alex efvisuais  

Em: 14/05/2008 22:15

Ai Eddie, eu uso o AutoCAD e minhas maquetes são precisas. Não faço por hobby, sou profissional de maquete faz 6 anos. Por isso que eu disse que precisa do AutoCAD só pro 2D. Querer desenhar a planta baixa no max com precisão não dá mesmo. Mas se importar a planta baixa feita no AutoCAD e usar ela como referência pra modelar vai ficar preciso também!! Usar o autocad com um plug-in de modelagem igual o archi3d é diferente, ai até vale a pena. Mas o revit é 1000 vezes melhor se quer projetar em 3D. O max não é pra projetar em 3D, tem que ter a planta baixa com precisão feita no autocad. ai vc modela no max com a mesma precisão e muito mais rápido do que no autocad sem plug-ins de modelagem. Portanto, do autocad vc só precisa saber o 2D, porque o 3D é uma perda de tempo.. Eu modelei muito em 3D no autocad e a melhor coisa que eu fiz foi migrar a modelagem para o max, faço 3 vezes mais rápido hoje do que quando modelava no autocad
pra mim makete é revit e max!! o revit da conta até da planta baixa!! com akelas cotas e talz!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Certamente que com a modernização dos softs de modelagem 3d, surge uma infinidade de programas que estão cada vez mais competitivos, o importante é ter uma noção do que se quer fazer e utilizar o programa certo para o fim desejado. Voltando ao post inicial, acredito que Alex deva saber autocad 2d, para então fazer o 3d apartir de um desenho pronto ou enviado por alguém ou um escritório conforme ele mesmo fala da cidade dele estar em alta com construção, o autocad ainda é o programa BÁSICO de todo escrotório de engenharia e arquitetura, digo isso por esta nesse ramo a mais de 10 anos e no estado do Rio é assim conforme vejo, portanto o alex deveria saber o mínimo de 3D do autocad para só ai entrar no MAX, porque ele poderia fazer o minímo e só depois exportar para o MAX e ai completar com o que falta, tais como LUZ, BLOCOS, MATERIAIS, TELHADO(em alguns casos no Autocad é ruim mesmo), portanto, se no escritório que ele ou qualquer um for trabalhar e não tiver 3dMAX, AI MEU IRMÃO vai ter que ser no Autocad, dai a importancia de saber o 3D do autocad.
Aprender, aprender sempre aprender.
Ahe JU beleza? Como vc disse mesmo eu sei oAutoCAD 2D sim fiz algum tempo atrás e me lembro bem. E sei fazer exportação do XAD para o MAX com facilidade . Ahe Marco A.Artacho tudo bem? Realmente ñ sei desenho arquitetônico mas tem uma escola q dá esse curos aqui(se é curso sobre o q o senhor se refere ou falculdade) e semana q vem vou me informar melhor. Só tenho desenho mecânico mesmo e isso já me encheu a paciência a gente é pouco valorizado em empresas tenho cursos bons mas chance q é bom nada por isso quero tentar outra área e sempre gostei de computação gráfica. E acredito q meu pc tenha uma boa configuração. Bom é isso aí pessoal até mais e fiquem com Deus.
Nossos sonhos são o nosso futuro.
Boa noite pessoal, Acredito que não seja possivel fazer maquete por observação apenas, o ideal é ela estar de acordo com um projeto executivo. Saber desenho arquitetonico (leitura e interpretação) na minha opinião é essencial pra uma finalização mas fiel ao projeto depois de executado. Mas para iniciar se souber trabalhar os layers e UCS do autocad, e alguns poucos comandos como EXTRUDE, UNION, SUBTRACT, MOVE... Você ja cria facilmente o modelo e depois importa para o MAX pra criar a cena. Pra mim que ja trabalho com cad foi facil. Bom é isso ai pessoal abraços
Como ja diria o poeta suburbano... "Fazer o que se a vida é assim, louca e cabulosa" (M.B.)
Realmente eu tenho que concordar com o magster. Se for apenas para fazer maquete e não ter que trabalhar com projeto nem com desenho técnico é max na cabeça. O max tem mais poder na modelagem do que o revit, que só se justifica quando temos que fazer o projeto completo. Fazer uma igraja barroca no revit, por exemplo não é fácil. Com uma planta baixa de referência, todo o resto o max faz, incluindo escada e corrimão automático, janelas e portas.
Eu também acho que é bobagem aprender o AutoCAD 3D... por isso que eu, uso o QCAD para fazer a planta com medidas exatas, e depois exporto pro Max, onde em alguns míseros minutos eu já levanto as paredes utilizando do snapping nos vértices da planta, faço as portas e janelas com a mesma técnica, e faço também os rodapés simples apenas duplicando as paredes justificando do lado oposto e escalando nas medidas de um rodapé. Com isso dá para fazer uma planta de um apartamento grande (3 dorms) com detalhes de janelas, portas e com rodapés em apenas alguns minutos (5~10 incluindo o tempo do QCAD). Agora, eu não sei aonde que dá para fazer melhor que isso :D. E o melhor de tudo é que o QCAD CE é grátis e tem muita qualidade! Chega perto até de um AutoCAD 2D de uns 5 anos atrás. Porque para pagar por um programa apenas para fazer plantas tem de ser muito rico hein! :D Eu só uso o Max e Vray porque ganhei eles... senão nem isso eu teria... o único programa que eu comprei foi o Windows XD e ainda chorei pois achei muito caro! hehehehe
Se vc pretende ser um profissional completo, aprenda autocad primeiro, é o programa básico de desenho pra arquitetura e engenharia. Vc pode modelar e extrair cortes, fachadas e vistas em perspectiva automaticamente, economizando o tempo do desenho 2d, após basta inserir cotas e textos e ajustar os layers. Você será arquiteto, qualidade e precisão é tudo, além é claro de criatividade. Abraço.
Jean Ribas
O AutoCAD é um padrão para desenho técnico 2D de planta baixa, é difícil fugir deste padrão, mas a pessoa pode usar outros programas de CAD do mesmo estilo que tem por ai, são vários. Agora, projetar em 3D no AutoCAD hoje em dia é meio dinossáurico, porque o Revit é muito mais avançado para isso, vc faz em 3D e ele extrai tudo que precisa para o projeto, até lista de materiais. Se for pra projetar em 2D o AutoCAD é imbatível
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 559, sendo 25 membro(s) e 534 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, nandao, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , jessicatorres, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Heber, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.