Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gilvani   monte verde - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
Gilvani   monte verde - AC
thiago-df   Brasília - AC

Portfólios Ver Mais

jhonattanwerner   Dois Vizinhos PR - AC
kainkiller   sao paulo - SP
Ozzykratos   Brasília - AC
junifor   Concordia SC

Defeito no render Mray

Por: sanderpalma  

Em: 16/05/2008 01:55

Olá pessoal, Faz um tempo já q eu não apareço, mas acabei pegando um trabalho de uma perspectiva pra fazer e eu não sei bem o q está acontecendo. Talvez alguém já tenha passado por isso e possa me ajudar. Como podem ver, no render aparecem esses quadradinhos pretos no vidro q eu não tenho a menor idéia do motivo. O erro desaparece se eu mandar renderizar tudo em cinza, então dá a impressão de ser um erro de composição de material. O erro aparece no material da água e do vidro. Estou postando a config deles pra vcs verem como está. Já tentei compor o material com raytrace e tbém com o metal no canal reflection, mas o erro continua. Já tentei aumentar a qualidade do final gather e nada muda...ainda acho q é o material. Espero que alguém tenha uma idéia. Abraço, Sander
sanderoalma, por que vc não tenta um vidro Arch&Design? Acredito que o defeito seja apenas no vidro. Marco.
Marco.
Olá Marco, Primeiramente quero agradecer o contato. Eu tinha usado o Arch&Design para fazer o parapeito...era um material semelhante ao alumínio. Eu criei conforme um tutorial recente que vi no 3D1, mas o defeito aparecia também neste objeto. Sander
parece ser o trace depth do reflexo que está baixo. o vidro tem que refratar as deformações da água e quando acaba a quantidade de reflexos ele coloca a cor preta. entra na aba renderer e aumenta o valor do trace depth para 12 ou mais. tem que aumentar o valor dos 3 que tem lá, o max reflections, max refractions e trace depth O material eu acho que tá bom, o raytrace funciona normal no mental ray
Não tem material archtectural na cena? Eles dão defeitos e criam estes pontos pretos na imagem
Doutor Ego
Bom...eu alterei os materiais que eram tipo Arquitetural, e também tentei aumentar o trace depth, mas o problema persisti. Será que pode ser falta de qualidade no Final Gather? Nessa imagem está com o Médio, além disso eu confirurei o raio pois a cena é bem maior do q o prédio em si. Mandei uma nova imagem para que possam ver como fica horrível qdo gero uma imagem em grande formato...essa foi gerada em A4 300 DPI Acabei dando um jeito no Photoshop para entregar uma prova para o cliente, mas nao gostaria de passar por isso de novo...rs Abraço e obrigado pela ajuda!
Olá Sander! A dica do Magster parece ser a solução do problema pois é isso que acontece quando temos um número insifuciente de rebatimentos para o material. Como renderizando em cinza resolve então o problema é nos materiais e não na qualidade do FG. Verifica o trace depht da ficha indirect ilumination e tenta fazer outro material, novinho. Sabemo que existem várias maneiras de se fazer vidro e água. Acredito que alguma deva servir. abrs!
Se for certeza absoluta que não tem materiais incompatíveis, o que é bem provável pelo tipo de erro, ai é mapa de FG menor do que a resolução da imagem ou falta de memória para o render. Se tiver materiais compatíveis com composições incompatíveis dá este problema. Mesmo que use um material standard, se compor com mapas de forma que o Mental Ray não aceite, ele não dá pau e fecha na cara, ele renderiza mas mostra estas manchas pretas. Se gravou o mapa de Final Gather e depois renderizou em resolução maior, também aparece estes quadrados pretos, porque não calculou todos os os pixels da cena Se não tem memória e está renderizando muito grande, também não fecha na cara como outros renders, mas aparece estes quadrados pretos. Quando renderiza só com material cinza não aparece, é mais provável que o problema está nos materiais.
Doutor Ego
Bom gente...mais uma vez quero agradecer a todos pelas dicas. Todas fazem sentido pra mim e tentei me utilizar de cada uma delas para resolver meu problema, mas não obtive êxito. Acabei fazendo correções no Photoshop e entregando uma prova para o cliente. Já faz mais de 2 anos que estou aprendendo a usar o 3D Max e já sei umas boas coisas....mas essa foi a 1ª vez que isso aconteceu comigo e não gostaria de passar por isso de novo. No meu horário de almoço eu criei uma cena de teste...parecida com a do trabalho que entreguei. Essa cena eu criei no Max 8 e estou disponibilizando o arquivo com as texturas e tudo para quem quiser fazer um teste e tentar responder o que é q está acontecendo. O arquivo pode ser baixado em http://200.206.185.95/apache2-default/Render/cena%20erro.zip Percebi que o erro é realmente do Final Gather, poque qdo renderizo a cena sem o FG os erros desaparecem...dessa forma parece realmente ser falta de trace depth, mas já aumentei muito isso e também a qualidade do FG e não resolve. Os materiais eu tenho certeza q são compatíveis com o MR...e isso pode ser visto qdo abrirem o arquivo. Bom...fica aí o desafio...se alguém tiver tempo pra conferir e se conseguir descobrir qual é o parâmetro que precisa ser alterado para tirar essas falhas no render, eu vou ficar muito agradecido...e talvez tire a dúvida de outras pessoas também. Obs: A imagem que postei é referente à cena teste que apresenta os erros. Um abraço!
Cara, eu baixei o seu arquivo e vou dar uma olhada nele, mas posso te falar com certeza absoluta antes de ver o arquivo que é problema nos materiais, porque estas manchas pretas serrilhadas que apareceram nessa cena agora só acontecem quando tem algum material incompatível.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711247.

Total de membros registrados: 138777

Últimos membros registrados: francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss, godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77.

Usuário(s) on-line na última hora: 892, sendo 2 membro(s) e 890 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NaturesGardenCBDResultatFR, francesaamers.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.