Como fazer cascata

Por: Osires Mathoso  

Em: 23/02/2009 12:51

Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Osires Mathoso: ai cara! tudo bem? hehe...realmente o material mais complexo e trabalhoso que eu fiz foi esse de oceano; realmente tem muita composição de materiais nele. Tem mapa falloff no canal Reflect do material Raytrace, shading blinn, tem mapa bump no canal Noise, tem várias máscaras nos materiais, tem mapa blend, tem mapa Output também, tem mapas Noise; tem vários sub-sub-materiais dentre dos sub-materiais que por sua vez estão dentro dos materiais...huahuahua! ;) Se tiver um tempinho aqui vou ver se posto um pequeno tutorial sobre essa composição complexa de materiais pra fazer o shader do Oceano, se usar o MR como render, poderia fazer com o shader "Ocean lume" da "Lume tools", também fica excelente o resultado, porém no seu caso a sua água da cascata é límpida,então teria que fazer com um material transparente como é a água pura. Olha a interação da água com o balanço da água do mar, na animação que fiz, só faltou animar os fire effects nos gizmos que tentam simular a espuma. Abraços!! __________________________ [i:7fc8e34a94]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:7fc8e34a94]
Boa tarde. Obrigado Osires e Danilo, valeu pelo tutorial Danilo, mas como faz para fazer uma espuma igual a da imagem que o Osires postou?
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) malcon: ai cara! tudo bem? é só colocar um mapa BUMP no smoke. Use 2 sistemas de particulas, PArray para "gotas de água voando" e para a "espuma". Para a queda d´agua use uma LINE extrudada e depois deforme com o "FFD BOX" ou com o X-form"(apesar de ser mais usado em animação) a seu gosto. O material usado na queda da cascata pode ser um material Mental Ray com "Dieletric no surface" e um Smoke no Bump; foi assim que o nosso amigo e colaborador "zulmar jr" fez; ou com um material standard mesmo colocando mapas para regular a opacidade e um bom diffuse. Abraços!...vlws. __________________________ [i:92eb744f2c]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:92eb744f2c]
Opa Danilo, não consegui baixar o arquivo nem visulizar a animação , se puder me passar fico muito agradecido....valew
www.lucarte.com.br
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Luca: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta eu acebei que removendo "sem querer" o vídeo do Youtube, porque queria fazer o efeito mais realista. Depois que sobrar um tempinho, irei postar um novo vídeo com a animação das partículas do oceano, ok?? pois a última animação que eu fiz foi há 06 meses atrás. Agora sobre o arquivo do oceano não estar mais disponível pelo Rapidshare, pode ser que o link do arquivo com a cena do oceano que eu criei tenha expirado, por causa do tempo. Mas assim que puder, irei colocar sem problemas essa mesma cena com o arquivo para download, para todos os leitores. Abraços!! __________________________ [i:81a575104f]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:81a575104f]
É com essa galera as duvidas sempre são resolvidas, muito dahora!
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 853

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.