Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arbarcelos   Porto Alegre
Mepi 3d   Goiania - GO
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Gaona   Brasil - AC
Daian   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Nickolas07   São Paulo - SP
Guil Designer   Brasil - SP
Ricardo Ambos   GUAIBA RS - RS

Maquetes eletrônicas em Arquitetura Ajuda.

Por: Guga  

Em: 05/03/2004 16:09

Olá pessoal. Sou novo no 3d studio e venho tentando aprender sozinho (os cursos são muito caros) já fiz diversos tutoriais daqui da página mas preciso de algo um pouco mais objetivo pra minha área. Preciso aprender a fazer edifícios, casas etc... exclusivamente no 3d. Gostaria de alguma dica, algum tutorial, onde posso arranjar blocos etc... Valeu! ;)
fala guga blz!!! seja bem vindo ao forum!!! primeira dica - auto cad, é mais facil mais rapido mais preciso!!! o ideal é vc fazer toda modelagem em cad, e depois exportar para o max ae vc aplica textura coloca moveis no max e renderiza!!! aqui na http://www.3d1.com.br tem alguns tutorias ( modestamente falando ) na http://www.redpixel.com.br tem videos tutorias! para conseguir modelos para arquitetura http://www.belasartes.br/tutorial/ valeu!!
Oi Guga, tudo bem? Realmente o Regis tem toda razão, o Max é um programa artístico e não técnico, nele vai aplicar texturas, colocar móveis, ambiente, luzes câmeras, e para aprender a fazer isso os tutoriais da Três D1 e da RedPixel são mais do que suficientes, agora modelar arquitetura não é para o 3DS Max, não oferece ferramentas de precisão para isso, se for fazer uma sala por dentro tudo bem, mas uma maquete inteira é o mesmo que cavar um poço com uma colher, para modelar a alvenaria da maquete eletrônica deve usar um programa de CAD, como o próprio nome já fala (CAD - Computer Aided Design) projeto assistido por computador, tem diversos programas para isso, pode usar o AutoCAD, o Arquitectural Desktop, o ArchiCAD, o Micro Station, o Rhinoceros 3D, mas o Max, o Maya o Light Wave e o XSI não, estes são programas artísticos, vão servir para dar o acabamento e obter uma imagem fotorealística da cena. Leia o tutorial "Modelando uma maquete em 3D no AutoCAD" na seção Tutoriais>AutoCAD na Três D1 que eu explico em detalhes como modelar uma maquete no CAD já preparando para texturizar depois no Max. Abraços
Valeu mesmo pessoal! Bom eu queria usar o 3d pra fazer interiores sem precisar do cad ( isso me parece relativamente fácil usando os blocos que vcs sugeriram (muito obrigado) e dominando as técnicas de iluminação. O problema do cad 3d é que ele é muito, muito chatinho de se usar. Lógico que pra um projeto de precisão o CAD é absoluto, mas conheço pessoas que fazem apenas o exterior de um edifício só no 3d por ser mais prático ( as vezes vc só quer uma perspectiva de duas fachadas com uma iluminaçãzinha). Os tutoriais daqui do Site são imbativéis, tenho todos aqui e já fiz alguns (porqunho, mouse, violão) e o de CAd eu comecei a fazer o da casa mas me embolei no meio de campo, vou começar de novo. De qualquer forma valeu! Eu vou tentar fazer algo no CAd e no 3d e vou postando dúvidas aqui mesmo. BrIgadão!
Rapá, e aí blz??? Depois de algum tempo afastado, tamosaí de volta... Guga, eu falo por experiência própria... o AutoCad tem uma precisão estúpida, não tem dúvida. Para se desenvolver um projeto de arquitetura, mecânico ou qualquer projeto que envolva desenho técnico de precisão ele é fantástico, mas para a confecção de maquetes eletrônicas é uma p@nh@t@ do k-ra-lio. O ideal é um misto das duas ferramentas. Se vc já tem o projeto em cad - plantas cortes e fachadas - que definem todas as cotas e especificações (acabamentos), importe a planta baixa do cad para o max e a partir daí vá subindo as alvenarias. As lajes são fáceis de se fazer no max; são boxes ou splines extrudadas. A precisão que o max oferece para maquetes eletrônicas é mais que suficiente. Vc não necessita de uma precisão milimétrica, mesmo porque, na obra não se tem essa precisão. Se algo mede 5,00m não importa se essa medida varia cinco centímetros para mais ou para menos. Mesmo assim, o max oferece precisão sim, com coordenadas e medidas nas caixas de diálogo para as primitivas. Existe também a ferramente tape que nada mais é que uma trena ou, se vc preferir, um substituto do comando dist do AutoCad. Qualquer coisa, tamosaí... :joiae: Valews, mermão!!! :joiad:
ói nóis aí trá-veis
Era exatamente esse conselho que eu queria. Não é necessário essa precisão toda numa maquete eletrônica. Valeu mesmo! Vou começar desde já a fuçar pra ver se consigo um resultado medíocre no mínimo (pra começar)hehehe. Valeu todos e valeu Zique! Em breve mais dúvidas sobre maquetes eletônicas por aqui!
fala guga blz!!1 cara nesse site http://www.escultopintura.com.br tem um tutorial de uma sala toda em max!!! até eu fiz uma cena seguindo esse tutorial!!! é bem interressante
Fala aí moçada! Bom, estou faznedo o tutorial da sala ilumindada do esculturapintura mas to com probleminhas: 1 - O vazado da parede não saiu correto em nenhuma das opções sugeridas pelo site. Na primeira dos quatro vazados só 2 ficam vazados (já tentei fazer sem copiar e na hora do extrude parece que ele seleciona aleatóriamente quem vai vazar e qum não..) Na segunda opção sugerida pelo tutorial na hora de dar o Boolean ao invés de vazar a parede a área selecionada é deletada... enfim 2 - Por que as vezes o View perspective fica meio maluco? Parece que o cone ótico abre demais e a figura fica muito distorcida 3 - Se eu perder a figura de uma Viewport como faço para encontrá-la novamente ( por exemplo se eu der um zoom e perdê-la no espaço...) Valeu galera!!!
fala guga blz!!!! bem na primeira opção que extrudar os shapes pode ser que eles não estajam alinhados!!! no caso de usar o boleans vc deve estar usando a operação B-A qdo deveria ser A-B estranho estar com problemas na viewport, por que é uma cena leve não tem tanta coisa!! qual sua placa de video? qto ao zoom no canto esquerdo abaixo proximo ao comando zomm tem um botão que o icone é como um cubo!!! ele deve resolver seuproblema!!
Ae galera blz? olha só eu não concordo com essa historia de q a precisão x tempo não, na verade acho pelo contrario, é a precisaão do cad q faz ele ser um dos modeladores mais rapido q existe pra arquitetura. É obvio q sea parada é apenas uma sala e tal dá pra fazer rapidinho no max, mas vc não pode generalizar tem coisa q se não fosse a precisão dos programas CAD em modelar seria de enlouquecer fazer no max, imagina a estrutura e uma ponte, uma treliça espacial, emuitas outra coisas. MAs isso é só o q acho te muita genteqmodela no max rapidinho. Falow

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707755.

Total de membros registrados: 135346

Últimos membros registrados: diego henrique, mcarval, Giovanni Avanzo, santos3231, Danielblackse, Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo.

Usuário(s) on-line na última hora: 454, sendo 27 membro(s) e 427 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, Hot, deathstars, Eber.Silva, Abilio, rafa.carvalho, Sergio1987, TadeuB79, Ronaldo Junior, OSNAP, HALTTEMBERG, clastac, Daniel Monteiro, diego henrique, Celso Borttoloto, Geraldo Nunes, Gabriel.C, Junior, Giovanni Avanzo, Reinaldo Silva, Le_Andro, look, mcarval, Nuno, mauricio prisco, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.