Oi Guga, tudo bem?
Não é uma questão de gosto, em qualquer programa de CAD é milhares de vezes mais fácil de modelar uma maquete do que no Max, porque maquete é um projeto e sempre vai ter o 2D, com essas medidas é só ir digitando que vai criando, nem precisa olhar para a tela, não estou falando do AutoCAD, seja qualquer programa de CAD, pode ser no Rhinoceros 3D, no ArchiCAD, no Vector Works, no Solid Thinking, no Catia, no DesignCAD, em qualquer programa de CAD (Computer Aided Design), não num programa Free Form Modeler como o Max, como o Maya, como o SoftImage, como o LightWave, como o Cinema 4D, como o Houndini.
Entende o que eu quero te explicar? Se não gosta do AutoCAD escolha qualquer outro programa do mesmo tipo, um ótimo é o ADT, concordo com o que disse que o AutoCAD é para tudo e não é específico para arquitetura, o ADT é o AutoCAD para arquitetura e é provavelmente o melhor programa do mundo na atualidade para isso, e tem total integração com o Max, termina o projeto e o Max já abre direto dele para dar acabamento, a alvenaria já vem com texturas e tudo.
Agora fazer direto no Max é como o Leo disse, serve para uma sala, uma maquete completa não, é burrice, não fala que é postuguês não, temos muitos usuários de portugal no site e não fica legal usar esse termo, porque o termo certo é burrice mesmo e não o nome de um país que fala a mesma língua que a gente ainda.
Mas se não gosta de modelar em nenhum sistema de CAD então tem que mudar de área, ai você é mais artista do que técnico, muda para publicidade, para cinema, ai vai trabalhar só com softs Free Form.
Sobre materiais, tem muita coisa envolvida, criar materiais reais não é simples em algumas situações, e pelas perguntas você está totalmente no início, tem muita coisa que vai precisar estudar nessa área antes de conseguir fazer as coisas que deseja, sugiro que leia os tutoriais sobre materiais na Três D1 e na RedPixel, pelo menos essas dúvidas básicas vai saber tudo em detalhes, é mais rápido do que perguntar pois as vezes pode esperar dias por uma resposta, e nem sempre correta.
O mapa que gera reflexo real é o Ray Traced, deve aplica-lo no canal Reflection do Material, mas como disse, tem diversas configurações, tem diversas atribuições, tem que estudar cada mapa com tempo e cuidado, leia os tutoriais.
Leia os tutoriais sobre Interface para saber essas coisas mais simples de gerenciamento e manipulação, leia o tutorial Material/Map Browser para aprender a gerenciar materiais e saber o que é um mapa e um material, os tutoriais foram feitos justamente para isso.
Abraços