Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Cidral   Curitiba pr - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
ad_ribeiro   Sao Paulo
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

Marcelo   Joinville SC - AC
fermquer   São Paulo - SP
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
tiago fortes   Florianopolis - SC

Maquetes eletrônicas em Arquitetura Ajuda.

Por: Guga  

Em: 05/03/2004 16:09

Sobre minha primeira dúvido ficou no seguinte. Qualquer extrude que eu faço funciona...menos o de um retângulo com corner radius de 15 como descrito no site ( resumindo como estou treinando resolvi fazer janelas quadradas mesmo) Sobre o Zoom o botão funciona, valeu! Uso ele toda hora agora hehehe! E sobre a disturção minha placa é uma Geforce 4 e eu uso um pentium 3 1 Gb....acho que é uma máquina razoável..bom, tb não tem mais acontecido.... Sobre a precisão ninguém faz ponte treliçada no 3d studio (pelo menos ninguém projeta no programa). É uma representação que buscamos, assim como o desenho, ninguém faz perspectivas milimétricamente calculadas a mão livre pra vender projeto, buscamos o "bonitinho". Na revista do homem-Aranha ele não é perfeitamente anatômico, diversas torções e musculos não existem, mas funciona visualmente. Na maquete eletrônica é a mesma coisa. Busco algo que funcione visualmente e represente uma idéia (um interior, um ambiente, um prédio, uma praça etc...). Já acabei de modelar a sala, o telhado, a escada e as luminárias, ah! coloquei uma câmera tb (meu deus, como é fácil). Vou partir agora para a parte de materiais e iluminação. Valeu galera!!! Ps: Quem já ouviu falar em Archivision por favor me explique o que é. Estou com 4 Cds aqui de pessoas, estacionamento, árvores etc... eu sei que são blocos (eu acho) mas queria saber direito como funcionam....
Oi gente, tudo bem? Concordo plentamente com o Leo. Eu falo com experiência de quem usa o AutoCAD desde a época do DOS, e usa o 3D Studio também desde a época do DOS, só de 3D Studio tenho 8 anos, se a questão for experiência própria, e volto a afirmar que o Max não é feito para isso, não é uma questão de precisão milimétrica, é uma questão de produtividade, facilidade e profissionalismo, porque um arquiteto que fala que 5 cm prá lá ou 5 cm prá cá não muda em nada é um péssimo profissional, porque de 5 cm em 5 cm em cada cômodo a casa vai sair um metro fora do previsto, ainda mais hoje com a tecnologia que temos falar uma coisa dessa é um absurdo, é melhor então fazer na mão mesmo. Fazer uma sala no Max eu disse que é uma ótima opção, um quarto, tudo bem, agora uma maquete completa importando a plata baixa do AutoCAd, isso é grambiarra, se tem o CAD e a planta baixa nele é muito mais fácil, muito mais rápido e muito mais preciso fazer logo nele a alvenaria, só quem não conhece de modelagem nele fala que é ruim fazer direto nele, porque quem sabe modelar bem no Max e sabe modelar bem no CAD não tem a menor dúvida que é muito mais fácil fazer um troço deste no AutoCAD do que no Max. No Max vai modelar os móveis, os objetos de decoração, os detalhes, a alvenaria é muito melhor e mais rápido fazer no AutoCAD, dá pra modelar assistindo novela até, não precisa nem olhar pra tela, o pior de tudo é que é muito simples, com 3 comandos do programa modela a maquete inteira. E fazendo dessa forma não vai ser uma mera ilustração, vai ser uma foto real do projeto real, tem coisas que só vai ver no projeto em 3D, em 2D teria que fazer um corte a cada 5 cm, e fazendo da forma correta pode usar recursos do Max para fazer certos estudos que vai depender da precisão da sua maquete, como por exemplo estudar toda a iluminação solar sobre a maquete, a insolação dos quartos e banheiros durante todo o dia em qualquer dia de qualquer ano usando a SunLight ou a DayLight, pode criar o projeto de iluminação real usando luzes reais baixadas de sites dos fabricantes e reproduzir com perfeição física o projeto de iluminação de um ambiente. Pense em ser um profissional e não um mero ilustrador, mesmo que não seja arquiteto, que seja apenas um desenhista, mais cedo ou mais tarde o mercado vai filtrar esses maus profissionais que fazem as coisas nas coxas, porque isso é fazer nas coxas. Agora se resolver seguir por este caminho mesmo devo alertar que vai encontrar torcentos problmeas como já está encontrando, muito mais problemas do que se resolvesse fazer no programa adequado. Abraços
Uma pessoa que domina os 2 programas não vai ter dificuldade em nenhum dos dois. Vai saber as manhas, o pulo do gato, o melhor de cada um pra otimizar o trabalho concordo plenamente. Sou moderador da comunidade de desenhista Rabiscando. Domino o Painter e o Photoshop e se me perguntassem qual que é o melhor eu ia dar uma resposta similar a sua, pois eu começo pintando no Photoshop e depois passo pro painter pra definir melhor as "pinceladas" (assim como vc usa Cad e 3d) , mas é uma questão exclusiva de gosto. Sem dúvida o Cad é o programa de projeto. Sem dúvida se vc já tem a planta seria um trabalho de português começar de novo no 3d, mas foi aquilo que eu disse sobre representação. Eu tô começando com o 3d studio (é minha segunda semana com o programa), mexo no cad a 3 anos e detesto o Cad, detesto tanto que uso o Vector Works no lugar dele, pois o Cad não é um programa para arquitetura, é pra tudo, o Vector é mais direcionado, mais simpático que o Cad. Mesmo sabendo que o Cad é reconhecido como o melhor de todos eu não gosto do CAd. Bom, a parada é a seguinte. Estou na parte de materiais agora e está me parecendo um pouco chatinho.... Coloquei o piso mas ele não reflete a escada. E outra, depois que nomeio o material e faço uma alteração ele fica mudando de nome para mat# 21, mat #12 etc.. Eu acho que toda alteração que eu faço está anulando a antecessora, por exemplo: eu escolho madeira e escrevo piso, depois quando vou em mask eu anulo o que fiz antes e onde estava escrito piso vira mat # 34... saca? Bom, por enquanto só. mais uma vez muitíssimo obrigado pela assistência e pelo debate.
fala guga blz!!!! cara para o piso refletir a escada vc tem usar um mapa raytrace no mapa reflection!! vc pode usar tbm um flat mirror acho que dácerto tbm!! valeu
Valeuz! Outra bobinha: Porque as vezes quando escolho get material e escolho uma bitmap por exemplo eo invés da esfera absorver o tipo escolhido fica um quadrado ..... As vezes se escolho Brick por exemplo a esfera fica redonda (lógico) com o brick em volta. Mas as vezes eu escolho brick e a esfera desaparece e o quadrado todo fica cheio de bricks.... Outra, Se eu quero escolher Blinn, Metal, Anisotropic eu tenho que escolher antes de esolher o material não é? Tipo, dá pra mudar depois de escolher o material? E por que diabos eu quase não vejo diferença entre todas as opções, no sample cinza default... (tirando a Oren Nayar que é bem escura...) Valeu!
cara, vai na 3d1, que vc vai encontrar tudo isso ;)
"A glória é ouvir um monte de asneiras a seu respeito"
Oi Guga, tudo bem? Não é uma questão de gosto, em qualquer programa de CAD é milhares de vezes mais fácil de modelar uma maquete do que no Max, porque maquete é um projeto e sempre vai ter o 2D, com essas medidas é só ir digitando que vai criando, nem precisa olhar para a tela, não estou falando do AutoCAD, seja qualquer programa de CAD, pode ser no Rhinoceros 3D, no ArchiCAD, no Vector Works, no Solid Thinking, no Catia, no DesignCAD, em qualquer programa de CAD (Computer Aided Design), não num programa Free Form Modeler como o Max, como o Maya, como o SoftImage, como o LightWave, como o Cinema 4D, como o Houndini. Entende o que eu quero te explicar? Se não gosta do AutoCAD escolha qualquer outro programa do mesmo tipo, um ótimo é o ADT, concordo com o que disse que o AutoCAD é para tudo e não é específico para arquitetura, o ADT é o AutoCAD para arquitetura e é provavelmente o melhor programa do mundo na atualidade para isso, e tem total integração com o Max, termina o projeto e o Max já abre direto dele para dar acabamento, a alvenaria já vem com texturas e tudo. Agora fazer direto no Max é como o Leo disse, serve para uma sala, uma maquete completa não, é burrice, não fala que é postuguês não, temos muitos usuários de portugal no site e não fica legal usar esse termo, porque o termo certo é burrice mesmo e não o nome de um país que fala a mesma língua que a gente ainda. Mas se não gosta de modelar em nenhum sistema de CAD então tem que mudar de área, ai você é mais artista do que técnico, muda para publicidade, para cinema, ai vai trabalhar só com softs Free Form. Sobre materiais, tem muita coisa envolvida, criar materiais reais não é simples em algumas situações, e pelas perguntas você está totalmente no início, tem muita coisa que vai precisar estudar nessa área antes de conseguir fazer as coisas que deseja, sugiro que leia os tutoriais sobre materiais na Três D1 e na RedPixel, pelo menos essas dúvidas básicas vai saber tudo em detalhes, é mais rápido do que perguntar pois as vezes pode esperar dias por uma resposta, e nem sempre correta. O mapa que gera reflexo real é o Ray Traced, deve aplica-lo no canal Reflection do Material, mas como disse, tem diversas configurações, tem diversas atribuições, tem que estudar cada mapa com tempo e cuidado, leia os tutoriais. Leia os tutoriais sobre Interface para saber essas coisas mais simples de gerenciamento e manipulação, leia o tutorial Material/Map Browser para aprender a gerenciar materiais e saber o que é um mapa e um material, os tutoriais foram feitos justamente para isso. Abraços
Estou lendo os tutoriais. Eu relamente estou muito no início, mas fazer um projetinho foi a melhor forma de me acostumar com o programa (pelo menos com a interface que já não me parece tão estranha). Já terminei o de luz diurna mas não ficou bom (por causa da luz solar que é muito chatinha de ser manipulada). Agora que já me acostumei um pouquinho já fica mais fácil ler e absorver esses tutorias (antes eu lia e era muita informação que eu não sabia como aplicar). Realmente os tutorias que vcs recomendaram são ótimos ( o daqui, redpixel, escultopintura etc..) Queria eu que tivesse esse material quando comecei no photoshop em 96... Sobre o Cad eu tive problemas com o AUto Cad. O sistema de viewports e escalas muda de uma versão pra outra (fora que é complicadíssimo sem necessidade em alguns metódos). No Vector desenhar vários detalhes com escalas diferentes é facílimo, no Cad depende da versão... Mas o fato é que nesse ponto eu concordo com vcs. Preciso checar esse ADT (boa dica). Como estou animado com o 3d já estou com alguns CDs de bibliotecas e mais uns 6 CDs da Archivision aqui tb. Ainda não sei usar mas tá aqui...uma hora vai ser útil. Ps: Vc já foi a Portugal? Eu já, lá as mesma piadas que fazemos com Portugueses eles fazem trocando por brasileiros. Tudo num clima muito simpático (os portugueses tem senso de humor apurado, assim como os Ingleses). Portanto garanto que nenhum deles vai se importar com o chiste jocoso. Mas se é pra não falar mais, eu não falo! Valeu! Abração!
Oi Guga, tudo bem? Dá uma olhada no ADT lá no site da Autodesk, ele junto com o Max 6 é a melhor opção possível para arquitetura, não tem outra opção mais rápida com a mesma qualidade, no ADT você modela a alvenaria, é tipo o Arqui3D, mas bem superior, dele já sai para o Max, pode fazer qualquer atualização no arquivo do ADT e exportar para o Max que cai no lugar certinho, pode até usar X-Ref se quiser, já vai tudo com texturas aplicadas e tudo mais, ai no Max é só colocar os modelos de biblioteca para decorar e mandar render. Abraços
Falaê moçada! venho beber um pouqinho de vossa sabedoria novamente. Estou trabalhando na restruturação do campus da Praia vermelha da UFRJ. Peguei as palnats no Cad e preciso fazer uma maquete volumétrica no 3d do conjunto. Dei uma limpada na planta e queria passar pro 3d agora pra ir dando os extrude. Já li os 2 tutorias que falam sobre passar do cad pro 3d mas não consegui fazer. As vezes a planta não vai, as vezes quando vaio não consigo selecionar os quadrados referentes a blocos (estruturas) pra ir subindo eles com extrude.... Ah, e existe uma maneria desse processo ser menos pesado no computador? E aí, o que faço? Valeu galera!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707941.

Total de membros registrados: 135508

Últimos membros registrados: Jeska12, orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato.

Usuário(s) on-line na última hora: 433, sendo 1 membro(s) e 432 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: RAPH.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.