Realismo na cena final.

Por: Andre Comitre  

Em: 03/04/2009 15:19

Bicho, é isso ai, estamos todos aprendendo e se ajudando aqui pra todo mundo evoluir. Faz tempo que não uso o max 9, nem tenho mais, por isso que fiz o teste no 2009, é o único que tenho instalado. O max 9 é legal, mas o 2008 e o 2009 é melhor por causa do mr photographic exposure. Eu acho que o logarithimic não dá o mesmo resultado, fica mais lavado e tem menos controle. Mas tirando isso, o resto é igual. Liga o ambient occlusion no menu special effects dos materiais, ele ajuda nos detalhes. Põe o daylight na cena e não mexe nas configs dele que são boas, mexe no exposure. Vai fazendo seus testes e postando aqui que a gente vai ajudando até dar certo.
Deus é maior!
Boa noite André. Revise a modelagem para não deixar aberturas entre as peças, a luz passa por estas aberturas e cria defeitos. Tirando isso eu acho que está bom. É aconselhável separar os objetos para facilitar a texturização, mas se quiser texturizar com todos juntos também pode, você usa o multi/sub-object. Eu não mexi com exposure quando usava o max 9, comecei usar no max 2008 com o mr photographic, mas acho que se regular bem o logarithimic você consegue um bom resultado. O problema maior é o gamma, para trabalhar bem com o exposure tem que mudar o gamma e no teste do bituca a cena está com gamma 2.2 Se baixar o arquivo e renderizar com gamma 1.0 vai dar diferença.
André, posso baixar o seu arquivo para meus estudos? Também estou começando e vai ajudar nos meus testes.
São Paulo Futebol Clube
"Alberto Rodrigues" disse: André, posso baixar o seu arquivo para meus estudos? Também estou começando e vai ajudar nos meus testes.
Claro que pode Alberto, mas por favor, não seja muito crítico quanto a modelagem, pois era só para testar a iluminação externa, OK ? Eu pretendo, se meu HD deixar (está com problemas e acho que vou perder tudo se não fizer back-up a tempo...) , colocar um modelo melhor, daí poderei ajudar melhor com os estudos. Um abraço. André Comitre.
Fiz meu marco num solo marciano, num deserto vermelho e sem garoa...
Bicho, o mais importante é vc modelar na escala certa, pq não adianta mudar depois. No customize>units setup>system units setup vc põe 1 no unit e inches na lista de unidades. Depois volta no customize>units setup e muda pra metric>centimeters. Modela assim que não tem erro. Se quiser botar o seu modelo na escala certa igual eu fiz, configura as unidades como eu falei acima e abre o arquivo da cena. Vai dar uma mensagem sobre as unidades, escolher a primeira opção e dá OK. Ai o daylight vai funcionar melhor pq tá na escala certa.
Deus é maior!
E aí, André? Olha, eu também tenho pouca experiência no Max e consigo entender bem sua aflição, porque quando comecei a mexer com ele até que entendi um pouco mais rápido sobre modelagem, mas sentia uma dificuldade muito grande quanto a renderização e principalmente iluminação. Por mais que testasse os resultados não eram interessantes. Até cheguei a alguns resultados legais, mas o que me incomodava era conseguir entender como dominar melhor estes ajustes. Eu acompanhava alguns tutos e seguia os parâmetros indicados, mas continuava sem entender qual era a lógica que estes parâmetros tinham. Recentemente fiz um investimento para tentar parar de quebrar a cabeça, que foi adquirir o CD sobre Mental Ray aqui da Trêsd1. Estou estudando ele e repassando mais de uma vez os detalhes, e acho que agora estou começando a entender como funciona o raciocínio. De qualquer forma, independente de conhecer o assunto com mais profundidade, o pontapé inicial de um trabalho legal é mandar ver na modelagem, sem poupar detalhes (exceto os que não vão ter utilidade na cena). Depois disto vem as texturas, o mapeamento e os estudos de iluminação e renderização. Só combinando tudo pra se chegar num resultado que acho que é o que você procura. Como disse o Bituca, trabalhar com unidade de medidas corretas é o melhor negócio, portanto por mais que seja dolorido, talvez valha a pena recomeçar o trabalho corrigindo esta falha. E se eu puder ser de ajuda, vou mandando opiniões. Aqui a galera é muito colaboradora, e se dedica legal a ajudar os "café com leite" como a gente. Abração!
Obrigado André e Milton. Eu quero fazer uns testes com o daylight pelo que vejo as pessoas comentando, mas não pretendo pegar firme em render agora, primeiro quero aprimorar a modelagem. O dvd de maquete é excelente, estou estudando por ele, quando terminar vou pegar o do mental ray.
São Paulo Futebol Clube
"Bituca" disse: Bicho, o mais importante é vc modelar na escala certa, pq não adianta mudar depois. No customize>units setup>system units setup vc põe 1 no unit e inches na lista de unidades. Depois volta no customize>units setup e muda pra metric>centimeters. Modela assim que não tem erro. Se quiser botar o seu modelo na escala certa igual eu fiz, configura as unidades como eu falei acima e abre o arquivo da cena. Vai dar uma mensagem sobre as unidades, escolher a primeira opção e dá OK. Ai o daylight vai funcionar melhor pq tá na escala certa.
Mutio obrigado a vocêa pela ajuda. Vou melhorar meu modelo e postá-lo novamente, além de mim, já percebi que o modelo pode ser útil para outros estudantes. A respeito da escala, já concertei e de fato, ajudou muito. Logo, logo estarei de volta com um modelo novo e certo. Obrigado pela atenção e auxílio. Até breve.
Fiz meu marco num solo marciano, num deserto vermelho e sem garoa...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143166

Últimos membros registrados: mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435.

Usuário(s) on-line na última hora: 853

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.