Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Vinicius Luiz   Teresina - PI
bsnmartins   São Paulo - AC
exagero   São Paulo - Brasil - SP
GARGAMEL   Maceio - AL

Portfólios Ver Mais

Raphaelporto   Belo Horizonte - MG
ZomignaniVA   itupeva - SP

tabela de preços

Por: Comandante X  

Em: 20/03/2004 22:16

Amigos, quem faz o preço é o mercado de trabalho. Sou arquiteto e assim como vocês, também sofro com esta ditadura que se chama mercado. Pratico um preço médio, mas se o cara vira a esquina ele encontra um qu faça o mesmo trabalho pela metade do meu preço... fazer o quê? Este é o mercado, é assim que ele funciona. Vejo meu escritório como uma fábrica de projetos, existem alguns que podemos cobrar bem e outros que reduzimos nossa margem de lucro para pegar. Normalmente são trabalhos diferentes, que fogem do teu usual e fazem te abrir ao mercado, com novas oprtunidades. Acho que a vida é assim, todos os negócios são assim. Não podemos achar que ganharemos o que achamos justo em 100 % dos nossos trabalhos. Precisamos sobreviver. Até no Supermercado é assim, ou você acha que a margem de lucro nos produtos em promoção é maior que 50%? Geralmente estas promoções alavancam outros negócios, e isso é o que acontece na minha e na vossa profissão. Se você tiver trabalhos muito bons, que sejam pagos muito bem, parabéns. A realidade não é essa. Ou você aceita isso ou mude de profissão. Minha namorada trabalha 8 horas por dia para ganhar R$ 900,00/mês e tem gente quer tirar mais de R$ 1.000,00/mês trabahando meio periodo?
Fla galera, blz? Bom, toda vez que vejo um tópico desse aqui no forum... sei lá, nem consigo expressar o que sinto. Estou pensando em trocar minha profissão de formação (Odontologia) para me dedicar apenas ao 3D, porém estou começando a achar que acabarei saindo do fogo para cair na fogueira... Me impessiono como as pessoas não enxergam uma coisa fundamental para qualquer classe Todos os tópicos que leio tem lá "Eu faço assim...", "Fulano que conheço faz assado", sem contar na sessão de empregos "Faço serviço de primeira e cobro baratinho" (ESSE É O PIOR...) Não existe NINGUÉM que fala em grupo, é cada um por si. Aí vão dois exemplos do que considero um grande exemplo da classe que poucos notam mais para mim é a classe ainda consegue manter-se valorizada: Médicos, falo isso por ter vários parentes e amigos médicos e ver de perto como funciona. 1ª "estorinha": Abriu um concurso em uma cidade do interior de São Paulo e o salário para 20hs semanais de trabalho era: Dentista R$800,00 por mês, Médico R$ 1200,00, resultado mais de 2000 dentistas inscritos e NENHUM MÉDICO. A prefeitura aumentou a proposta para os médicos para R$1500,00 para 20hs semanais: NENHUM INSCRITO. A prefeitura aumentou mais uma vez, R$1800,00, NENHUM INSCRITO. Resumindo, só foram aparecer médicos inscritos quando o salário passou dos R$2200,00, e para os dentistas o salário foi mantido em R$ 800,00. 2ª "estorinha": Alguém aqui deve morar em alguma cidade que passou por isso que vou contar. Há cerca de 2 ou 3 anos um dos maiores convênios médicos do país que começa com U, mandou um aviso que irá abaixar o valor da consulta paga aos médicos por problemas de caixa, bla, bla, bla. TODOS os médicos ficaram UM MÊS sem atender os pacientes do convênio. Não sei se alguém lembra. Resultado: não abaixaram a consulta. O que quero dizer é que corporativismo o corporativismo está em todos setores da economia, mesmo naqueles em que existe concorrência. O Individualismo e egoísmo de olhar só para o próprio umbigo enfraquece a profissão pois gera uma especulação às avessas, ou seja, o mercado consumidor do 3D sabe que se ele apertar vai ter gente que faça e cobra barato, ao passo que se existisse um valor minímo o comprador já iria te procurar sabendo que o minímo que teria que tirar do bolso é aquilo. Só espero que todos acordem e que tenhamos iniciativa de promover algo para impedir a desvalorização da profissão antes que seja tarde demais. Abraços Pedroca
Pedroca meu amigo, Até que enfim alguém que pensa como eu se manifesta !!! Concordo contigo em GRAU, GÊNERO e NÚMERO, já inclusive postei em algun tópico aqui do fórum sobre esse tema e enfatizei a importância de nos unirmos em classe. Existe um velho ditado que diz "A união faz a força" e existe uma citação na Bílbia que diz "o cordão de três cordas é mais difícil de ser rompido" ou seja é FUNDAMENTAL que haja CORPORATIVISMO entre nós. Temos que pensar como médicos e advogados. Porque não começamos a pensar nisso...verdade seja dita: mercado existe pra quem é compentente e é escasso pra quem não é. Se todo mundo estabelecesse um padrão médio de valores e sempre praticasse esses valores não teríamos esse problema insuportável da picaretagem do "faço baratinho" ou do "cubro a tua melhor proposta". Por que não começamos a nos organizar regionalmente ? Criar uma espécie de orgão de classe, não um sindicato mas algo como uma corporação de ofícios ou algo do gênero, se todos nos uníssimos regionalmente seria mais fácil de adequarmos o mercado a nossa necessidade - como fazem os médicos e os advogados. Pensem nisso.
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com
Oi galera E aí Krys, tudo bem? Bom acho que quanto mais todo mundo ficar reclamando do problema ao invés de tomar atitude, mais fundo e mais largo vai ficando o buraco até o dia em que pega todo mundo e ninguém mais consegue sair. Quanto a qualidade do trabalho, é lógico que é importante, mas para a profissão é muito melhor que um trabalho "mais ou menos" tenha um valor até mais alto do que mereceria do que trabalhos bons tenham que ser feitos por valores menores do que valem. Outra coisa que eu acho e já coloquei no tópico de "Nova sessão: Profissionais e CIA", é que o Fórum têm um papel importantíssimo dentro da profissão, já que muitas pessoas recorrem a ele em busca de ajuda. Então porque não começar a pensar no lado financeiro aqui no Forum ao invés de só nos preocuparmos com o lado de críticas e sugestões da parte artística? Por que não pensarmos em alguma forma de podermos opinar sobre o preço sugerido para as ilustrações, modelagens, animações, etc postadas aqui no forum? Claro que se a pessoa que está postando o trabalho quiser, ou então uma sessão exclusiva para isso. O primeiro passo para conseguirmos estabelecer um parâmetro de valores é saber o quanto a galera está cobrando HOJE, para que com o tempo, naturalmente, os valores irem se estabelecendo. Para quem está começando seria excelente pois poderia ver das pessoas mais experientes os valores que podem ser cobrados pelos trabalhos e acho que isso já seria um grande passo inicial para se controlar a situação. outra coisa que vou falar de novo, acho que esse tipo de coisa de "cobro baratinho" deveria ser punido aqui no Forum. Ou então o cara que colocar isso tem que arcar com as conseqüências. Uma das vezes que isto ocorreu aqui no forum o moderador da sessão entrou e apagou as mensagens para o autor do "cobro baratinho". Eu entendo que o nível deve ser mantido, porém quem se indignou com o cara acabou tendo suas mensagens apagadas e o INDIVÌDUO colocou de novo em outro post "COBRO BARATINHO". Não sei, acho que aqui no fórum é um ótimo lugar para iniciarmos uma campanha de valorização da profissão. Como o Eduardo disse ainda somos relativamente poucos, o que facilita as coisas. Como está escrito aqui na minha assinatura ai vai uma citação de um filósofo Irlândes, Edmund Burke: [size=18]"Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada."[/size:98b6aa0a7f] Abraço a todos
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!desconsiderem este post!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Desculpar o quÊ Calc_2005 ??!?!?! Vc está ABSOLUTAMENTE certo, e o que vc fala vai de ecnontro ao que propus baseado no comentário do Pedroca, montar uma tabela e fazer todo mundo seguir essa tabela seria um princípio de CORPORATIVISMO, médicos fazem isso, advogados fazem isso...muitos orgãos de classe estabelecem isso para seus associados. Vamos começar a nos mecher para não cair no buraco que o Pedroca falou !!!!! E aos que estão começando um pedido - POR FAVOR - levem esse papo aqui tão a sério quanto levam os papos sobre ambient occlusion, GI, riging, timing, modelagem e tudo mais. E não fiquem esganados para conseguir fechar um trabalho! Eu topo dar a cara a tapa e mostrar o que tenho praticado em termos financeiros aqui na minha região, quem mais topa ?
Olha, eu concordo com a idéia de "dar a cara a tapa", mas acho que isso poderia ser feito in-site, já que aqui é uma comunidade transparente, acho que esta é a melhor forma de fazermos isso, sem que outros desconfiem. Que tal montarmos esta pesquisa aqui mesmo, ou então solicitar aos nossos moderadores que abram uma enquete do tipo, se for aprovada pelo André. Acho que seria interessante, não acham?
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Senhores, Quando falei de "dar a cara a tapa" não estava pensando em abrir nada de forma explicita - infelizmente tem muita gente de má fé que anda por aqui também e poderia usar as nossas informações e boas intenções para benefício próprio - já ví e fui vítima desse tipo de comportamente -; concordo plenamente com as duas coisas: que seja uma pesquisa desenvolvida da forma que o Serial sugeriu e que precisamos do aval do André .
Pessoal, aproveitando esse assunto eu gostaria de salientar que, pensando melhor, o ideal seria fazermos uma enquete ou algo assim. É que, desta forma, a pesquisa tomaria um caráter mais geral, à nível nacional, apenas como base, senão cada um iria divulgar seus preços e os inescrupulosos iriam se aproveitar disso. Cuidado com essas informações! Levamos um tempo pra montar uma tabela criteriosa e isso não pode ser dado assim de mão beijada para concorrentes desleais. Acho que a idéia é usar a 3d1 como ferramenta para nos ajudar. E gente de má indole existe em todo lugar, existiu até no céu e não é aqui que isso vai deixar de acontecer, infelizmente. O problema nessa enquete é solucionar as dúvidas que vão surgir: "quais os critérios utilizados?", "como será a divisão das regiões?", "quais os programas usados?", etc... sem contar que muitos usuários usam softwares piratas... Espero que o André e outros profissionais experientes nos ajudem com sugestões e idéias... Nessas horas eu sinto falta da sabedoria do Phy... :? Abraços.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Dae rapaziada tudo certo? Pegando o bonde andando, não sei muito o que todos estão falando. mas deixo aqui minha opinião. Bom, vou começar agora a trabalhar com maquetes eletrônicas, fazendo mais é ambientes internos e não sei muito o quanto cobrar e tals. Dae um dia comecei a conversar com meu tio sobre o assunto e ele me indicou a cobrar por metro quadrado ou tempo de produção. chutamos no mínimo uns 5 reais por metro quadrado acho que já estaria bom né? Abraço a todos. :)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1179, sendo 15 membro(s) e 1164 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, robsonhti, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, HALTTEMBERG, wilsimar, billypaul, fcostta, Allen Anderson, wagnerpsico, anaritacmoreira70, arquiluc, breno001, Duda, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.