tabela de preços

Por: Comandante X  

Em: 20/03/2004 22:16

Olá eududu, tudo bem? Quanto a preços, é complicado darmos sugestões, porque isso varia demais de uma região pra outra. O que é cobrado como barato em um lugar, em outro já é caro, etc... De que região você é? Só pra você ter uma idéia, note bem, apenas para você ter uma base, outro dia eu vi um amigo nosso dizendo que cobrava em torno de R$ 4,50 / m². Já vi amigos cobrando por hora trabalhada, levando em conta vários detalhes e do tempo médio que seria levado para terminar o projeto, ele cobrou em média R$ 37,00 / hora trabalhada. Agora, isso é só pra você ter uma idéia de como o preço pode variar muito. O ideal é você fazer uma média de trabalho que seja justa tanto para você quanto para o cliente. Lembre-se sempre das palavras do experiente Ramon: "Somos poucos" e quando temos isso em mente, cobramos todo o tempo que passamos estudando, desgaste de máquina, combustível para as reuniões com o cliente, internet, condomínio, impressão, impostos, softwares, manutenção do computador, construção de um capital de emergência (imprevistos sempre acontecem), etc... Enfim, chutar é muito arriscado, é bem melhor você fazer uma relação detalhada de seus gastos e somar a isso o seu lucro (salário). Se você, ou qualquer outro achar que eu falei besteira, não se sintam acanhados em discutir este assunto neste tópico. Isso é muito necessário! Abraços!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Aproveitando o comentário do Serial eu diria que CHUTAR é LOUCURA. Serial meu amigo vc não falou besteira nenhuma, aliás vc tem feito comentários muito coerentes e sensatos, tem sido edificante acompanhar esse tópico. Eududu meu filho, vc está começando ? Vc é solteiro, casado, pai ? Mora sozinho, com os pais ou alguém? Quando vc começa a pensar em ganhar dinheiro com 3D, deve considerar todas essas nuances; quanto te custa se manter ? Como o Serial disse a regionalização e um fator complicado, em alguns lugares R$ 5,00/m2 é uma exorbitância em outros lugares é um desaforo, então é mais sensato seguir os sábios conselhos do nosso amigo Serial. Vou contar em linhas rápidas como eu procedo: monto meus custos em função de horas trabalhadas. Sou pai de família, e vivo de 3D, monto meus orçamentos em função das minhas necessidades, ou seja:eu tenho um custo operacional para fazer o trabalho acontecer e dentro desse custo tem tudo que o Serial falou e o meu "salário mensal" que atende às minhas necessidades.
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com
Olá galera apesar de ser novato em 3Dmax, já uso o AutoCAD 3D juntamente com o Photoshop pra criar minhas perspectivas. Quiz fazer a msma pergunta do comandante pra saber se vai valer a pena migrar pro MAX, contudo axo que a coisa do preço tem um outro fator - o fator CIDADE pra CIDADE. No meu caso por exemplo, como não tenho concorrência nenhuma, cobro R$300,00 por internas e R$900,00 em externas de casa. Se for lançamento de prédios "faço vários" faço o pacote - Plnata baixa no Core/Photoshop + Fachada do prédio + Anuncio jornal por R$2500,00. Tenho vários modelos pra mostra é só pedir. [email protected]
Modesto69 Seu testemunho nada mais é do que uma confirmação do que já falamos aqui...obrigado pela colaboração :D Boa semana !
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com
Modesto69 é esta a questão! Devemos variar nossos preços apenas em função da região. Havendo um piso salarial, que mudasse de região para região, e um piso salarial mínimo nacional, nossa classe irá se manter e o melhor: trabalhar satisfeita. Não podemos apenas "sobreviver" do que fazemos. Num momento de crise qualquer já iremos passar "perrengue" e aí poderá acontecer de não aguentarmos muito tempo. Quando elaborar preços, levem em conta a idéia de manterem um fundo de emergência. Vivo dizendo isso, pois uma vez precisei e "estou de pé" hoje graças à essa atitude. Quem trabalha por conta, na teoria, deveria ter uma qualidade de vida muito boa. Ganhando seu salário, sem patrão, fazendo o que gosta, etc. Mas na verdade, precisamos nos valorizar, pois não é sempre que temos serviços, e quando temos, o excedente deveria ser guardado para aquele mês fraco de trabalho. Os mais experientes dizem que há uma oscilação no mercado anualmente... e nessa época, o que manda é se manter com o excedente, senão acontece de cobrarmos mais baratos para tirarmos a corda do pescoço. É aí que entra o perigo, já que não vai mais ser possível cobrar daquele cliente o preço normal... Outra coisa: O cliente sempre vai chorar, então sempre jogue o preço um pouco acima do que você quer, assim o cliente vai ter a sensação de que ele está tendo um descontão e na verdade, ele está te pagando o justo. Lembre-se: Com algumas exceções à regra, não existe cliente amigo, existe freguês. Não sei se fui claro... mas estamos aí! Abraços.
Fala Galera Bom, em primeiro lugar gostaria de dizer que estou acompanhando o tópico de perto e acho que todo mundo até agora tem mostrado um pensamento convergente em relação ao assunto. Eu também estou começando e fico meio perdido às vezes com esse negócio de valores, o que tenho feiro é me basear na tabela que já foi colocada aqui no fórum (R$ 80,00 / hora para imagens e R$ 120,00 - 300,00 segundo de animação). O que temos de pensar sempre é que como em qualquer setor da economia é muito melhor você estipular um preço mais alto como padrão e negociar um desconto de acordo com o cliente do que você começar com um preço baixo e depois tentar elevar o preço. O que quero dizer mesmo para quem está começando como eu e o Edu, acho melhor você falar para o cliente por exemplo "o preço do meu trabalho é R$ 80,00/hora porém para você eu consigo fazer por X" do que você cobrar R$ 20,00/hora e daqui a pouco quando o cliente te procurar de novo você falar que seu preço aumentou para R$XX,XX. Por isso é muito importante se estabelecer um PISO para ser cobrado. Outra coisa que eu acho, é essa coisa de regionalismo, é óbivio que existem diferenças de custo de vida de região para região, e sem preconceito nenhum, mas todo mundo sabe que as regiões sul e sudeste do país são mais desenvolvidas. PORÉM, tudo depende de como você vÊ as coisas. Se você vê os trabalhos em 3D como prestação de SERVIÇO os preços vão variar de região para região. Agora se você ve os trabalhos 3D, como EU VEJO, como um PRODUTO, o preço é NACIONAL, ou alguém aqui consegue comprar AUDI, BMW, PORSCHE, TV DE LCD mais barato nas cidades mais pobres do país só porque lá o nível de vida é mais baixo. Isso não existe. E digo mais, com certeza os designers das regiões menos favorecidas comecem a reparar por exemplo nos carros das pessoas que estão procurando os seus serviços. Vocês vão ver que eles vão dizer que os seus preços são caros para aquela região, porém eles estaram andando em carros que eles pagaram o mesmo preço que as pessoas das cidades mais ricas pagaram e não acharam ruim. NÃO acreditem nisso, valores são iguais em qualquer parte do país, outro exemplo, você acredita que o dono de uma empreiteira de uma cidade mais pobre é "menos" rico que um empreiteiro de uma cidade rica?, é lógico que não, pelo contrário, é interessante para ele que você acredite nessa coisa de custo vida mais barato porque com isso ele consegue mão-de-obra barata. Para finalilizar, concordo com SERIAL, acho que se conversarmos com o André, o Fórum é um ótimo instrumento para se iniciar esse processo de estabelecimento de um padrão de preços. Bom galera, por enquanto é isso Abraço a todos
poxa...aqui na minha cidade o povo ta cobrando 100 reais por still ou seja to sem trabalho....hehehe 100 é desaforo né....
Lamentável isso que está acontecendo com o nosso amigo ricardo pavani. Passo por isso na minha cidade também. O que me ajuda é que eu cobro o preço que acho justo, tenho meu preço, se quiser meu trabalho, o valor é este. Como eu tenho o meu emprego com um salário fixo, vou acostumando meus clientes com o meu preço "salgadinho". Se eles não querem me passar o serviço, ótimo, estou satisfeito com o meu salário. Só faço dívidas que o meu salário pode pagar. Se sobrar de freelance ou algo assim, ótimo, guardo pra quando eu precisar comprar algo à vista com desconto. :) Sobre ficar sem trabalho por causa do que andam cobrando por aí... acho que a solução seria apresentar motivos do porque o seu preço é diferente. Afinal, isso é que faz uma empresa ter um valor de produto maior do que outra: a idéia (e o fato) de que o produto dela é melhor do que o da outra que faz mais barato. E se acontecer de eles cobrarem mais barato e manterem uma qualidade razoável, faça "promoções", fidelizações, etc. Apresente coisas que vão agregar ao teu valor. Com o tempo estes "trabalhadores" (e não profissionais) vão sair do mercado. Acho que esta é uma solução. Nestas horas, pode parecer suicídio, mas o ideal é investir. Assim você atrairá bons clientes. Abração!
Respondendo ao krys.mangini. Sou solteiro tenho 20 anos e moro com meus pais ainda. faz 5 anos que uso o 3d max em casa, mis para diversão. Só neste ano comecei a me interessar pelo ramo de maquetes eletrônica. Poisé rapazes o emprego não ta fácil e tenho que me virar. Gostei da idéia do pedroca. Bom estou estudando qual seria a melhor forma de "criar" um preço mais acessivel para minha região. Abraços a todos Sou da região sul de Santa Catarina, moro pea região da cidade de Criciúma e Araranguá. Se alguem for desta região e já trabalha neste ramo, fico grato com a ajuda.
Ontem eu fiquei sabendo de um "profissional" (se é que pode ser chamado disto) que cobra "R$ 80,00 pra fazer maquete". Agora fica a dúvida: este valor é por foto ou por projeto? O problema é que mesmo que for só por foto, ainda é muito abaixo do preço... :? Isso é muita falta de profissionalismo.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1144, sendo 12 membro(s) e 1132 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, robsonhti, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, HALTTEMBERG, wilsimar, billypaul, fcostta, Roberto Movanni, wagnerpsico, anaritacmoreira70, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.