Fala Galera
Bom, em primeiro lugar gostaria de dizer que estou acompanhando o tópico de perto e acho que todo mundo até agora tem mostrado um pensamento convergente em relação ao assunto.
Eu também estou começando e fico meio perdido às vezes com esse negócio de valores, o que tenho feiro é me basear na tabela que já foi colocada aqui no fórum (R$ 80,00 / hora para imagens e R$ 120,00 - 300,00 segundo de animação).
O que temos de pensar sempre é que como em qualquer setor da economia é muito melhor você estipular um preço mais alto como padrão e negociar um desconto de acordo com o cliente do que você começar com um preço baixo e depois tentar elevar o preço. O que quero dizer mesmo para quem está começando como eu e o Edu, acho melhor você falar para o cliente por exemplo "o preço do meu trabalho é R$ 80,00/hora porém para você eu consigo fazer por X" do que você cobrar R$ 20,00/hora e daqui a pouco quando o cliente te procurar de novo você falar que seu preço aumentou para R$XX,XX.
Por isso é muito importante se estabelecer um PISO para ser cobrado.
Outra coisa que eu acho, é essa coisa de regionalismo, é óbivio que existem diferenças de custo de vida de região para região, e sem preconceito nenhum, mas todo mundo sabe que as regiões sul e sudeste do país são mais desenvolvidas. PORÉM, tudo depende de como você vÊ as coisas. Se você vê os trabalhos em 3D como prestação de SERVIÇO os preços vão variar de região para região. Agora se você ve os trabalhos 3D, como EU VEJO, como um PRODUTO, o preço é NACIONAL, ou alguém aqui consegue comprar AUDI, BMW, PORSCHE, TV DE LCD mais barato nas cidades mais pobres do país só porque lá o nível de vida é mais baixo. Isso não existe. E digo mais, com certeza os designers das regiões menos favorecidas comecem a reparar por exemplo nos carros das pessoas que estão procurando os seus serviços. Vocês vão ver que eles vão dizer que os seus preços são caros para aquela região, porém eles estaram andando em carros que eles pagaram o mesmo preço que as pessoas das cidades mais ricas pagaram e não acharam ruim. NÃO acreditem nisso, valores são iguais em qualquer parte do país, outro exemplo, você acredita que o dono de uma empreiteira de uma cidade mais pobre é "menos" rico que um empreiteiro de uma cidade rica?, é lógico que não, pelo contrário, é interessante para ele que você acredite nessa coisa de custo vida mais barato porque com isso ele consegue mão-de-obra barata.
Para finalilizar, concordo com SERIAL, acho que se conversarmos com o André, o Fórum é um ótimo instrumento para se iniciar esse processo de estabelecimento de um padrão de preços.
Bom galera, por enquanto é isso
Abraço a todos