Olá pessoal
Venho acompanhando esse tópico e outros semelhantes praticamente desde o nascimento dos mesmos. Fiquei admirando um colega que disse que cobrou R$ 1.200,00 pela maquete de uma casinha simples, e espero que tenha recebido. Admiro mesmo quem consegue impor seu preço. A tempos eu fazia logomarcas, começei pelos amigos, depois conhecidos e assim por diante. Parei com isso quendo percebi que só me estressava, o pessoal não gostava de pagar e eu ainda estava tirando o pão de pessoas mais especializadas. Hoje mando irem procurar em centros maiores.
Começei com 3d não para fazer o mesmo, quero evoluir e trabalhar sério. Mas vou dar uma dica para sermos levados mais a sério, vamos cuidar erros crassos na nossa escrita, ou nossos clientes vão achar que fugimos da escola e o computador realmente faz tudo sozinho. Ninguém aqui é um dos "imortais", erramos seguidamente, muitas vezes apenas é digitação, pela pressa, mas escrever errado palavras simples baixa muito a moral. Não estou citando desse tópico, mas já vi coisa muito feia, principalmente porque provavelmente fazem trabalhos muito melhores que os meus (o que não é difícil). Também não estou querendo dizer que devamos ter nível superior ou ser PHD em alguma coisa (porque isso é muito relativo), apenas que escrevamos correto, ou não muito errado pelo menos. Inclusive deve ter falhas nesse texto mas um pouco mais discretas.
E mais, todos sabem que tem arquitetos (profissão regulamentada e com tabela de preços) que cobram R$ 1.000,00 por um trabalho e outro te faz por R$ 200,00, portanto enquando houver picaretagem a coisa tende a ir de mal a pior. Culpar as facilidades crescentes com a informática também não dá, senão estaríamos crucificados pelos aquarelistas que faziam tudo à mão e perderam mercado.
Pelo amor de Deus não me interpretem mal, já recebi muita ajuda aqui do fórum, não quero zoar, criar polêmica e muito menos criar inimizade com qualquer pessoa, quero que este fórum e site sejam eternos e na maior harmonia. São minhas dicas para começarmos a ser valorizados. Eu realmente tinha mais esperança de sustentar minha família só com 3d quando comecei. Também acho pouco o que pagam em agências, principalmente em centros maiores. Aqui, Interior do RS, estamos longe demais das capitais, mas acho que vou ficar por aqui.
Abraço a todos e "herrar é umano" :P
Marcos