Eu concordo com o Rogerio Romualdo...
O primeiro a valorizar o seu trabalho deve ser você mesmo, senão, outros não o farão! E a melhor forma de valorizar o trabalho é pelo preço justo.
Portanto, temos que aproveitar que o nosso mercado não tem ainda aquela estória "ah, meu sobrinho faz por 10 reá", como aconteceu com as páginas da internet, e cobrarmos o preço merecido. Não importando se estamos ou não começando na área, já temos q cobrar o preço "certo". O preço da área. E quando digo área, é a área da computação gráfica em 3D, e não pela região do Brasil onde estamos...
Não digo pra formarmos quartel, pois é ilegal... Mas é pra pensarmos na hora de cobrar, o tempo que vamos gastar pra executar o trabalho + luz + desgaste do equipamento + horas de estudos que foram necessárias para você aprender o que sabe hoje + grana total que teve que investir nisso tudo
Os clientes e/ou pessoas leigas devem entender que, se querem um serviço em 3D, devem pagar mais caro por isso sim! Pois 3D não é um desenhinho feito a lápis, ou no photoshop (sem desmerecer os mesmos).... o 3D é um desenho técnico (mesmo sendo um 3d artístico), onde tudo é construído, polígono por polígono... sem contar nas horas de espera nos testes de render, até ficar no ponto. O 3D é o que há... é o diferencial, e portanto, é mais caro!
E sobre quem faz maquetes aí... acho que um preço de R$ 500,00 por render seria um preço bom (menos q isso, eu já acho prostituição! :lol: )... podendo até facilitar com o pagamento parcelado, se forem mais vistas a serem feitas, ou dar um descontinho, se forem muitos renders pedidos.
Bom, este é o meu ponto de vista, espero não ter me empolgado muito, ou assustado alguém! hauahuahau
[]'s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related