Problema no bump

Por: gilback  

Em: 02/09/2009 16:03

Olhando a imagem não me parece que vc trocou a cor do rejunte ou colocou um mapa no reflexo. Coloca uma imagem do teu material pra gente entender o que está acontecendo. Um detalhe: quando o sampling ta muito baixo, como é o teu caso, os detalhes pequenos somem, pode ser que o rejunte esteja muito pequeno e se perdendo no AA baixo, experimenta subir a qualidade pra ver se aparece mais.
Fla3DMadness, obrigado, estou postando as setagens do material para você analisar. Estou estranhando que nem o piso modelado está ficando bom, mas a sua mensagem deu um caminho, o rejunte é muito fino mesmo e o sampling está baixo para teste, vou renderizar com 1 e 16 para ver se aparece direito.
Então acho que a culpa é mesmo do sampling baixo, junto com o rejunte claro isso faz ele sumir junto com o reflexo. Aqui tem um artigo interessante sobre o comportamento do bump em relação a posição da luz, ta em ingles mas é bem interessante e o cara que escreveu trabalha na pixar: http://www.neilblevins.com/cg_education/enhancing_bumps_through_rake_lighting/enhancing_bumps_through_rake_lighting.htm
Obrigado de novo Fla, o artigo é super interessante e entendi o que ele disse. Mas vejo tantas imagens bonitas com rejunte fino que aparece bem e o meu não aparece de jeito nenhum. Modelei o rejunte e renderizei com 1 no min e 16 no max do sampling, mesmo assim o rejunte não aparece muito bem.
Faz um teste, coloca uma luz free light no teto da sala e desliga a luz externa, faz um render e dai vai saber se o rejunte some por causa da iluminação.
São Paulo Futebol Clube
Obrigado Alberto, vou fazer o teste que sugeriu e posto o resultado. Este problema está difícil de resolver.
Gil, você concorda que se pintar metade de uma parede com uma cor e a outra metade com a mesma cor não vai ver a diferença entre as duas metades? É o que está acontecendo no seu piso e o Fla3dmadness comentou em uma das mensagens. A cor do piso e do rejunte é praticamente a mesma e nunca vai aparecer a diferença deste jeito. Troca a cor do rejunte, coloca preto, azul ou vermelho para aparecer bem e dai poderá saber se está aparecendo ou não. A sua imagem está muito boa, resolve este rejunte com uma cor mais contrastante que ficará show.
UERJ
Obrigado Robson, eu entendo o que você disse, mas já vi imagens bonitas aqui mesmo com rejunte claro que aparece bem. Mas vou renderizar com o rejunte vermelho para ver se aparece porque este problema está tirando o meu sono.
Fala Gil, tem uma coisa que ainda não comentaram. Detalhes muito finos na imagem precisam de resolução. Procura por fotos reais e vai perceber que rejunte muito fino não aparece bem nítido na imagem, tem que ser uma foto em close. Se quiser que o rejunte apareça mais tem que renderizar bem maior do que 640x480. Faz um render com 1500 pixels que o rejunte vai ficar mais nítido.
Obrigado para todo mundo que ajudou, vcs tinham razão! O rejunte marrom escuro apareceu mais mesmo com sampling baixo. Obrigado mesmo! Sem a direção que vcs deram eu iria penar para descobrir. Vou fazer um render maior para aparecer melhor. Obrigado!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 569

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.