GI Mental Ray

Por: luciano3d  

Em: 07/11/2009 12:59

Como fasso para saber qual é o valor maximo e minimo que posso usar no Photons e no Sampimg.
Beleza? Não existe valor maximo ou minimo para os Photons em uma cena. cada cena é uma cena diferente. Uma sena pode ser otima com 200.000 photons e outra ficar uma porcaria com 200.000 photons. não existe regra para isso. Mas o que vc deve fazer é sempre trabalhar em centimetros e uma cena sobre medida. Se voce esta começando agora, faça cenas com 2,60 de altura (pé direito) e uns 4 ou 5 metros de largura e comprimento. Não faça cenas muito grandes no início. Aqui na 3d1 Existe um tutorial muito bom sobre GI, mas ocmo eu disse, não espere achar uma receita de bolo porque isso não existe. Cada cena é uma cena. Mas uma coisa é certa, se voce fizer uma cena fora de estala, voce nunca vai conseguir iluminar descentemente. Abração.
Luciano3d, da uma olhada neste tuto, mas não esquece as palavras do nosso amigo Bruno Marchese: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867&postdays=0&postorder=asc&highlight=global&start=15 Sucesso!!!!
No radius dos photons vc usa 10% do raio de uma esfera que envolva a cena. O samples é quantos photons ele vai pegar de exemplo dentro do raio, com raio maior cabe mais photons e pode pegar mais, mas se tiver poucos photons no average gi photons vai ter poucos dentro do raio e não adianta aumentar os samples. Então depende do raio e da quantidade de photons pra ver quanto usar nos samples.
São Paulo Futebol Clube
Valeu pessoal pela ajuda.
Desculpe Aberto mas tem uma correção no que tu disse. A esfera não pode envolver a cena toda, apenas o ambiente que está renderizando. Se tem uma maquete completa e vai renderizar a sala, a esfera tem que envolver apenas a sala se não o radius fica grande demais e perde qualidade do GI. Quanto menor o radius melhor a qualidade do GI, mas exige mais photons na cena.
UERJ
Robson então toda vez que for renderizar um ambiente eu tenho que envolver ele com uma esfera, desculpe se a pergunta é ignorante mas eu pensei que as paredes e o teto já fossem suficientes.
O robson ensinou um meio de calcular o radius. Vc cria a esfera apenas para saber o raio e pega 10% para por no radius dos photons, depois deleta a esfera. hehe
O Robson esta certo, o raio serve para o GI determinar uma região onde buscara os photons que serão juntados para iluminar a cena. Quanto maior, mais o GI vai borrar e vai perder qualidade, claro que baseado nos valores de photons per sample, quanto maior este valor também vai diminuir a qualidade e aumentar a chance de vazamento de luz. Inclusive o default é nem usar o sampling radius, eu ligo ele só em casos especiais como vazamento de luz, se vcs lerem o help do max vai ver que quando não definimos um tamanho do raio ele usa um valor de 1/10 do tamanho da cena para o GI e 1/100 para caustics, o que costuma ser o ideal, então essa esfera do tamanho da cena o max ja faz por conta própria, não precisa se preocupar com isso.
Obrigado pessoal pela ajuda agora ficou mais claro.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 477

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.