de volta!

Por: laura.serafini  

Em: 21/01/2010 12:45

Boa tarde a todos!!!! Depois de um sumir por conta do final do ano mega corrido agora estou de volta para os estudos. Estou querendo dar um gás pra aprender mais e mais! Nesta volta, eu comecei a mexer em um projeto aqui do escritório e foram surgindo dúvidas: * Eu entendia que para se usar o GI precisávamos de um ambiente fechado para os photons não vazassem, mas estas cenas novas não são fechadas (por exemplo, nas janelas não têm vidros). Estou um pouco confusa em relação a isto. * Queria saber se eu desenhar a janela, sendo uma parte veneziana se a luz vai ficar prejudicada. * Nesta cena q estou fazendo estou tendo usar os parâmetros usados no estudo do Gilback para aquela sala, (não parâmetros iguais, mas da mesma maneira usada) só q o resultado fica sempre muito escuro, sem que a luz preencha a cena. Mesmo aumentando os valores das luzes ainda não fica bom. Gostaria de saber o q pode estar acontecendo! Desculpa o tanto de pergunta, mas é q estou perdida e gostaria muito de aprimorar! Vou postar o arquivo e se alguém puder dar um help eu agradeceria demais!!!! http://rapidshare.com/files/338800056/3D.rar.html Desde já agradeço! Abraços Laura
Ixi... era pra esta mensagem ter sido postada no grupo MentalRay 2. Tem como alguém colocar lá?! Obrigada!
já já algum modera coloca lá laura... fica susse.... se vc tá usando o mental... e seu max é o 2008 ou 2009 .. vc pode colocar uma skyportal na janela (apontado p/ dentro).. ela funciona como um "funil" de photons .. vai aproveitar a iluminação externa (coloca um system daylight lá fora) ... aí acho que pode ligar o GI sem prejuízo (mas eu não sou muita base.. tb to começando a estudar o mental ray.. rsrs) na sala que eu to fazendo a janela tem vidro... rsrs abraço.
Laura, Quando se recomenda um ambiente fechado para simular iluminação global com fótons, não significa que o ambeitne deve estar hermeticamente fechado... mas devem haver superfícies sufucientes para os fótons serem rebatidos e criar a iluminação indireta (no seu caso, as paredes e os móveis!). Pode fazer a veneziana, mas vai dar mais trabalho para iluminar, se você estiver usando o sistema sunlight e portals pois pode ser que a luz nas venezianas estoure e o ambiente fique escuro... neste caso vai precisar trabalhar com o controle de exposição e talvez luzes auxiliares... A cena está escura e sem contraste realmente. Além disso, faltam sombras nos objetos... pode ser que ajustar a exposição seja mais útil que mexer nas luzes... mas eu particularmente não gosto muito do exposure control... acho que temos muito mais controle se ajustarmos a exposição alterando a configuração das luzes. Costumo usar em cenas internas MR Sun para a luz solar e MR Area para a luz difusa. funciona que é uma beleza! Depois que ajustar a iluminação na mão, aí sim pode até tentar usar o exposure control para um ajuste fino... abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
chthome, obrigada! Estou usando exatamente estas luzes e uma outra photometric pra preencher o espaço entre o armário e o painel para não ficar muito escuro. Mas ainda não está bom. Quero entender onde estou errando, como setar as luzes da melhor maneira possível.
tirmey, muito obrigada pelo esclarecimento! Estou usando sistema daylight e portal na janela, vou tentar usar o MR Sun e MR Area... nunca usei, mas vou tentar fuçar aqui e ver no q dá. Obrigada!
Na verdade, o sistema daylight consiste de uma MR Sun e uma MR Sky conjugadas... Eu gosto muito do combo Mr Sun + Skylight (pra iluminar utilizando imagens HDR) e Mr area pra iluminação indireta, gerando sombras borradas... faz uns testes! os parâmetros dessas luzes são simples ;)
Doe medula óssea! Doe vida!
desculpa a pergunta estúpida, mas como faço isso?! :)
Eu baixei e fiz um teste para ver como ficava. Mas mudei a posição da câmera pq fica feio diminuir muito a lente, distorce a perspectiva. Dai eu botei a câmera do lado de fora e marquei a parede como invisible to camera pra usar lente de 35 mm e não distorcer. Ficou granulado por causa de poucos samples na skyportal. Vou fazer outro teste com mais qualidade. A sua config de FG e GI estavam boas, mas os materiais não estavam legais, tava misturando standard, raytrace, archtectural e arch&design. No mental ray é melhor usar só arch&design, eu troquei todos os materiais que não eram arch&design. A skyportal e a mrsky estavam com multipler alto, mas não precisa aumentar o multipler se regular legal o exposure control. O seu estava com 15 no EV que é o valor pra externa, eu botei 10 e diminui o multipler das luzes pra 1. Depois que melhorar o render eu posto o arquivo pra vc pegar.
laura.. que versão é o seu max?.. eu tenho o 2009.. baixei o seu arquivo.. mas não consegui abrir.. dá erro

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 579

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.