de volta!

Por: laura.serafini  

Em: 21/01/2010 12:45

Parabéns Laura. A última está excelente. Continua assim.
São Paulo Futebol Clube
Olá Laura, tudo bem? Eu me lembro de vc aqui no forum quando vc morava na califórnia.... Então.. eu tbm dei uma sumida das discussões mas aos poucos é legal voltar. Quanto aos seu trabalho percebe-se uma melhora grande. Mas devo levantar algumas questões: DEsde a versão do max 2009 existe um direcionamento para o usuário utilizar a técnica de LWF (linear workflow). Essa técnica consiste simplesmente em mudar o "gama correction" do max para 2,2 ou algo parecido. Desta forma, podemos distribuir melhor a luz com menos luzes, o que gasta menos tempo de render. Pelo que vi vc ainda usa photons para cenas internas. Se vc habilitar o gama nem precisa mais usar photons. Ainda mais quando se trata de imagem still. O mentalray evoluiu bastante e até mesmo a aba de photons que no max 8 vinha em 1º agora ficou como secundário. Utilizando apenas o FG (irradiação) com o Gama corretion, habilitando o controle de expoição fotográfico do mentalray e fazendo poucos testes podemos resolver de maneira bem rápida a questão da iluminação de uma cena. AInda mais se vc tiver uma boa placa de vídeo pois o max 2010 oferece visualização em tempo real das luzes e sombras. Vou baixar o arquivo que vc disponibilizou para dar uma olhada. Caso vc já utilize as técnicas que eu citei acima então desconsidere. No mais, bem-vinda novamente. abrs!
Então.. olhei a cena e percebi que vc usa a escala correta em cm, LWF e exposure control. Até aí perfeito. Peguei a cena, mudei o FG para draft, coloquei 1 no bounces desliguei o emissor de photons e deixei apenas a luz skyportal e o daylight system, com a origem da rosa dos ventos no centro do ambiente e escalonada para ficar maior do que ele (isso faz diferença). O render foi bem rápido num quadcore 58seg. Com alguns testes e melhorando um pouco o serrilhado, o density do FG e a quantidade de raios tem como conseguir cores mais bonitas como o render feito com photons. Espero ter ajudado! abraço!
a cena tá ficando muito boa, evoluiu muito! em cenografia mentimos muito as escalas dos comodos pequenos, tiramos paredes, falseamos objetos e até abrimos o angulo de paredes, criando uma falsa perspectiva. Isso se aplica a fotografia em geral e ao 3d tb. Então não tenha medo de trucar a cena para favorecer o enquadramento, vai conseguir mais liberdade para mostrar o que realmente interessa (não estou falando do truque antiético de rewduzir a escala dos móveis para que o ambiente pareça maior, viu?), falo de composição da cena e de resultados estéticos mais agradáveis.
Rodrigo, só tenho a te agradecer mesmo!!!! Alberto, obrigada pela força!!! Eduardo, pois é... voltei para o Brasil, abri um escritório de arquitetura e a correria não me deixou dedicar ao 3D. Estou voltando a mexer agora e estou super afim de aprender tudo. Vi que evoluiu demais e eu estava totalmente atrasada. Estou lendo os tutoriais, pegando imagens pra estudar, aproveitando os finais de semana pra isso! :) Me explica algumas coisas por favor, não precisa mais usar GI?! Fiquei um pouco confusa! Outra coisa, vc disse q escalonou a rosa dos ventos... como se faz isso e por q?! Obrigada pelas dicas!!! Marco, obrigada! Estou aprendendo essa questão da câmera. Estou conseguindo aproveitar melhor sem ter q distorcer com a lente muito grande. Em relação à questão antiética da mudança de proporção dos móveis.. isso me tira do sério! Principalmente quando cliente meu chega com a planta tratada vendida pela construtora e quando vou jogar na escala não cabe nada daquilo q foi vendido! Passo muita raiva com isso! Segue uma outra câmera q renderizei! Abraços a todos e obrigada mais uma vez!
Muito aconchegante, tá show, já vende!
Laura, não é que não precisa usar o GI. O que acontece é que é mais simples e rápido usar apenas o FG e testar usando o preview do exposure do que fazer alguns testes com os photons. O FG também gera GI. Basta colocar algum valor no bounce. No geral usamos 1, 2 ou 3. Mais que´isso começa a ficar estranho em maquete. Usar photons é bom para animação porque vc ganha um pouco de tempo de render. Mesmo assim eu ainda prefiro animar ambientes usando apenas o FG. Sobre a rosa dos ventos, é importante que ela seja posicionada englobando a cena. O escalonamento ocorre no momento da criação do daylight. O primeiro ponto vc faz no centro da cena (quarto) e daí o movendo o mouse vc percebe que ela vai aumentando ou diminuindo. Eu já tive problemas de iluminação por causa do posicionamento desse recurso em cenas externas daí eu tomo sempre esse cuidado para ir excluindo as possibilidades. abrs!
Entendi... vou fazer uns testes aqui só com FG e ver como fica! Obrigada!
Eu não aconselho usar apenas FG em internas, além da precisão do GI ser maior com photons, o render é bem mais rápido. Com photons fazemos 15 reflexões dentro do ambiente sem aumentar o tempo de render e com FG a cada bounce o tempo de render sobe bastante, quanto mais bounces mais demorado fica. Mas o maior problema é a falta de precisão física na iluminação. Olha como a imagem fica muito azulada usando apenas FG, o alaranjado da mr sun desapareceu. Em externa sim, é melhor usar apenas FG. Mas em internas é melhor com GI e FG.
São Paulo Futebol Clube
O render só com FG fica muito massa em externas, estou usando bastante nas minhas imagens e estão ficando realistas. Não sou craque em internas e não posso opinar.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 746

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.