de volta!

Por: laura.serafini  

Em: 21/01/2010 12:45

Alberto, eu também sou fã do uso de photons. Porém eu optei por soluções mais simples de se chegar em bons resultados mais rapidamente. Eu apenas estou frizando uma nova tendencia que é o uso apenas do FG como a Autodesk tem indicado para se obter uma imagem fisicamente correta e de forma rápida e simples. Sobre precisão de GI, basta aumentar o density que a precisão aumenta, mas isso só é importante em animação. Em imagem still nem precisa ter tanta precisão porque é uma imagem apenas e precisão de GI serve mais mesmo é para evitar flicker. Para o tempo de render, posso dizer que a diferença só se torna expressiva em animação. Isso porque por mais prática que se tenha testar photons leva tempo e algumas renderizações e ajustes na setagem do render. sobre a coloração foi bem como eu disse antes. . No render que eu fiz eu deixei o sol em 12hs (meio dia). por isso chegou mais luz azul. Se quiser uma cor mais quente basta mudar o horário do sol que com o physical sky chega tudo certinho e ainda tem os ajustes de cor no controlede exposição. abrs!
Fiz o teste somente usando FG. Usando 3 no bounces eu achei q ficou escuro e demorou o mesmo tempo pra renderizar. Achei o resultado com GI melhor. Tem alguma outra coisa pra mexer que melhora?! Abraços Laura
Laura, veja a imagem que eu fiz com um pouco mais de calma nos ajustes. Gravei a cena para vc ver a setagem. Basicamente os ajustes feitos foram na posição e horário do daylight, no multiplier da sky portal e na aba do enviroment (exposure control) onde mudei a temperatura de cor, midtones e o shutter, tendo como base a preview da janelinha. Na ficha de render eu usei 1 no bounce e mudei para 128 no rays. No Anti-aliasing (ficha renderer) usei a setagem já conhecida para cenas finais 1/4 - 16 - mitchel. Essa setagem de AA faz com que diminuam bastante o granulado e o serrilhado, mas eleva o tempo de render. Mesmo assim o render levou menos de 8 minutos num quad-core. Lembrando que essa é uma simulação de uma foto diurna sem luz artificial. É bem interessante tbm testar com luzes artificiais. Com apenas 1 luz no teto é possível tirar uma boa imagem. Mas vale tbm usar essa cena que eu configurei com mais uma luz no teto. Aí pode até baixar a quantidade de rays porque o granulado diminuirá bastante. Outra dica vão para os materiais. Tenta usar tudo Arch&design. e habilita o ambiente oclusion no material da parede, piso e teto. O arch&design tem uma aba de special effects e nela encontramos o AO e o round corners. É um super shader. link da cena: http://rapidshare.com/files/342613399/3D.rar.html abrs!
Obrigado por disponibilizarem os arquivos, são importantes para gente que está começando. Eu aprendo mais estudando os arquivos do que em tutoriais. Aqui tem uns arquivos muito bons para estudo http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=57520
Então eduardoqf, vlw pelas dicas cara. Vou analisar o seu arquivo. Eu uso gi em internas pq o material que eu li falava para usar, o help, os pdf que aparecem pela net. Mas se vc está dizendo que consegue bons resultados com rapidez usando fg eu vou testar tb. Vlw.
São Paulo Futebol Clube
Pois é Alberto. O GI ainda é e nunca deixará de ser utilizado. Tem uma cena de uma boate que eu estou fazendo onde precisarei usar o GI para gerar caustics do reflexo do globo de espelho. No mais se vc tiver acesso ao maxdesign vai ver que os tutoriais do light analisis usam apenas o FG para funcinar de forma fisicamente correta. E outro ponto é que a grande maioria dos render se apoia na irradiação como motor de GI. O bom do mentalray é que além do GI dos photons que funcionam muito bem, temos também a opção de irradiação que também gera lindas imagens. Quando eu tiver tempo eu vou fazer uns testes para estudar mais sobre isso. abraço!
nas internas, GI mais FG, bem dosados, são imbatíveis, mesmo que na correria seja mais prático e eficiente usar só FG. Mas arte é isso, cad um acha sua forma de expressão. Isso é que diferncia o profissional de CG.
Eu costumo usar GI e FG em internas mais pelo tempo msm e não perço tempo configurando o raio pq o mental ray faz isso pra vc. Eu ligo o GI e ponho uns 500 mil photons, salvo o mapa de photons e dai ligo FG que o render vai rapidinho.
Eduardo, muito obrigada pela explicação e por disponibilizar este novo estudo. Acho importante sabermos de todas as possibilidades de trabalho e configurações q o 3D nos permite. Vou dar uma estudada nesta configuração q vc fez! Mais uma vez obrigada! Abraços
Então Eduardo, testei o seu jeito e achei bem legal cara. Vlw.
São Paulo Futebol Clube

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 376

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.