Duvidas no Vray Sun e Camera

Por: Diego Dneo  

Em: 23/03/2010 17:33

Aew Pessoal, tentei seguir umas dicas de uns amigos aqui do forum E tenho essa cena pra exemplificar melhor, sem duvida usar vray sun e camera no vray fica mto bom.. da um toq diferente. Ms preciso saber usar na verdade.. Essa cena superior ficou bem estourada, principalmente as cores. http://www.tresd1.com.br/miniatura.php?modo=miniatura&id=77450 QUal o segredo pra isso nao acontecer? segue imagem da configuracao da cena.
Acho que o principal é diminuir a exposição. Como uma camera real, é a combinação de iso (quanto maior, maior a sensibilidade e maior a exposição), o f-stop (quanto menor, mais luz entra) e a velocidade do obturador (shutter speed), quanto mais rapido menor a exposição, que resulta em um valor de EV (Exposure Value). Como não temos um controle direto do EV, podemos optar por apenas um desses 3 ítens, eu costumo mexer só na velocidade que é mais direto o controle, então vc pode experimentar aumentar o shutter speed, vai testando de 50 em 50 até ficar bom. Aí também vc pode desligar a vinhetagem (vignetting) que faz o contorno escuro simulando o que ocorre em lentes de cameras. Deixe para adicionar isso na pós pois pode confundir um pouco no ajuste da iluminação. E noto pelo material editor que vc ta sem correção de gamma ligado, aí vai ficar aquela eterna briga entre as partes claras e as partes escuras, recomendo vc dar uma olhada no tutorial da aversys que explica o problema e mostra um bom workflow: http://www.aversis.be/tutorials/vray/essential_gamma_01.htm
Salvador Fla!!! Brigadao velho.. vou seguir seus conselhos! e uma duvida, se eu mudar o valor da vray_sun, tipo no Multplier la, tem como o vray_sky mudar junto no enviroment?
meio complicado a quantidade de configuracoes que tem q fazer, ms vamo ve oq da!
É, correção de gamma é uma mudança de workflow, depois que vc se adequa a esse novo workflow não tem mais volta e vc não entende como nunca trabalhou assim, então acho que vale o esforço. ;) Mas tenta simplificar, parte da camera default, desliga o vignetting e vai só ajustando o shutter speed, valores mais altos vão escurecer a imagem e valores mais baixos vão clarear. Assim vc não vai precisar se preocupar em mexer no multiply do sun ou sky, pq não tem nada de automatico, mas também não vejo sentido em querer mexer no multiply se vc esta controlando a exposição pela camera.
Sim , esse lance de fotografia eu sei um poco o conceito, ms na pratica tem q ir testando, ate pq sempre q meche na abertura estoura rapido neh.. pelo speed acho q da pra ir mais suavemente. E Fla, segui o tutorial e habilitei o gamma 2,2 ; deixei input e out com 1,0 nas texturas q importo habilito o gamma tb no map brower 2,2; mudei o gamma do color mapping tb ai pra salva, eu preciso usar ainda o sRGB la do vray frame? pq a imagem fica boa, e salvo e visualizo normal, e se eu aplico o sRGB fica mto lavada.. oq vc usa? abraco e obrigado dinovo!
Eu uso o input e output em 2,2 mais pq eu uso bastante o mental ray também, e essa configuração ja funciona nos dois. As texturas são sempre com gamma 2.2 tirando displace e bump, por isso deixo o input assim e troco quando necessario na hora de importar a textura. Eu só tenho que lembrar de salvar a imagem em 1.0 quando feito no vray, pq o gamma 2.2 ja fica embutido no color mapping, se deixar o output em 2.2 a imagem vai ficar toda estourada pela correção aplicada duas vezes. O sRGB vc só precisa se o gamma do color mapping estiver em 1.0. Eu uso o 2.2 pois, como o aversys mostra, vai precisar de valores mais altos no sampling pela redução no contraste, então ja deixo o 2.2 embutido no color mapping, lembrando sempre de salvar o bitmap em 1.0. Eu fiz uma config basica nesse tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=61201 Se quiser pega o arquivo pra dar uma olhada: http://www.megaupload.com/?d=L89QOFJD E isso que vc comentou da sensibilidade da exposição é o que rola mesmo, por isso que eu costumo ficar só no shutter speed, em geral variando de 50 em 50 e depois menor se precisar. ;)
Oh Fla, ms eu posso inverter neh? Usar o 1.0 soh para os bumps e displace? ai deixo no gama/Lut pra 2,2 talvez seje mais pratico, pq geralmente a quantidade de texutras eh mto grande
FLA, segue a imagem dwe como ficou aplicando o gamma gostei do resultado, tirei o vignet da camera tb.. as texturas q tava utilizando mudei para 2,2 no map browser a calcada deveria ter um tno mais marron e o asfalto fico mto escuro.. usei linear multply com gamma 2,2. oq poderia ser iss ta com speed de 220 Abertura de 6 ta com white blance D55 ISO 100 light cache e irradiance no engine.
"dneo_" disse: Oh Fla, ms eu posso inverter neh? Usar o 1.0 soh para os bumps e displace? ai deixo no gama/Lut pra 2,2 talvez seje mais pratico, pq geralmente a quantidade de texutras eh mto grande
Sim, também acho, é assim que eu uso ja que a maioria vem em 2,2. Agora tem que ver o que houve aí, pode ter sido algum erro de interpretação do gamma, quando a imagem tem 2.2 e vc traz como 1.0 ela fica escura (pode ser o caso do asfalto) e o inverso, quando a imagem é em 2.2 e vc traz como 1.0 ela fica estourada (pode ser o caso da calçada). De qualquer forma da pra ver que a luz ta estourada, reduz mais o speed, em cenas de luz direta assim diurna eu costumo usar na casa dos 300. O white balance em D55 vai azular um pouco a cena, lembre que isso regula o que seria o branco da cena e o padrão é o D65. Esse valor vem da temperatura de cor, 5500K (D55) ja começa a ir pro amarelo então é feita uma compensação azulando a imagem. Por isso eu costumo deixar em D65 pra termos os tons reais de cada cor. Ah, e como eu comentei, usar correção de gama é uma mudança de workflow pra trabalhar em método linear que costumamos chamar de LWF (Linear WorkFlow), nem sempre da certo mudar no meio de um trabalho em andamento, por isso tem que agora caçar onde estão os problemas.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 386

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.