Texturas real inox

Por: rodry  

Em: 24/04/2010 20:03

Ola gostaria que galera me explicasse se possivel e claro como poderei ter uma textura real em INOX para aplicar em uma modelagem..
da uma olhada nesse site aki www.cgtextures.com tem bastante coisa! ^^ agora se vc quer criar uma textura de inox, assim imediatamente não posso ajudar =D Abç!
http://www.PEIXESCURTA.com

http://cargocollective.com/my3ds
Eu uso estas configurações.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) rodry: ai cara!! tudo bem?? sobre a sua pergunta, vc pode configurar um material de inox, se for usar o render Mental Ray como render, acessando a aba de configurações do material e escolher um material Arch & design. Na ficha do material Arch & design, vc tem a opção de escolher um presset "Metal", que vc pode configurá-lo de acordo com o IOR também, mas para ficar realmente bom, seria interessante que vc colocasse uma imagem HDRI no canal reflect do metal. Mas vc pode usar um shader do Pro materials a partir do 3ds Max 2009 que o resultado fica muito bom, mas depende muito do tipo de iluminação e ainda fica melhor se tiver uma imagem HDRI no canal reflect do metal, ok?? ;) Mas vc pode fazer de outras formas, o 3ds Max oferece diversas formas de criar um material metálico com uma boa eficiência, só precisa testar os renders para ver a qualidade do material, que depende 100% do tipo de iluminação que vc for usar. Por isso que sempre digo que a iluminação é o fator chave para gerar qualquer realismo em qualquer imagem, pois ela é a menina dos olhos. Primeiro precisamos saber primeiramente qual render vc usa, depois iremos lhe dar melhores dicas e macetes. Como só trabalho com Mental Ray mas estudo muito também o V-Ray , vc pode fazer esse mesmo material com os diversos shaders que o Mental Ray oferece a vc, ok?? Primeiro vou lhe mostrar alguns testes que eu fiz para vc ver como foi que eu configurei as cenas. O primeiro teste que se segue, eu usei o shader Arch & design do Mental Ray, coloquei ele e escolhi o presset do Metal. Coloquei uma imagem HDRI no environment deste shader Arch & design e habilitei a opção de Ambient oclusion. Modifiquei na aba de configurações do shader Arch & design somente no canal environment aonde eu coloquei a imagem HDRI, coloquei a opção Environment, em mapping --->> Spherical environment, e em Output, coloquei em RGB level algo em torno de mais ou menos 6,93. A iluminação coloquei uma luz Sky portal do Mental Ray apontada para o teapot com multiplier 1,00 e uma skylight com 1,00 também no multiplier. Olha como ficou a imagem com as configurações que eu lhe falei: IMAGEM COM SHADER ARCH & DESIGN DO MENTAL RAY ( PRESSET DE METAL) A segunda imagem usei um shader Pro materials do Mental Ray. Não coloquei nenhuma imagem hdri dentro do shader, mas mesmo assim o resultado já ficou bom. A terceira imagem usei um shader nativo do Mental Ray, o Metal da Lume tools e o resultado foi este de acordo com a imagem abaixo: Lembrando a vc que esta não é a única forma de criar esses materiais. Existe muitas outras possibilidades, mas vc tem que brincar com os valores das configurações dos shaders, ok?? ;) Daria também para fazer com o uso do shader Blinn das propriedades básicas do material e brincar com os valores do Gradient ramp e também com o shader Anisotropic ok. Tem um macete que é muito legal para se criar materiais metálicos muito reais. É o que eu vou te mostrar a seguir: Ao usar o Arch & Design (mia_material) em diversos produtos, o manual do Mental Ray menciona que fazer metal, deve-se permitir que o "switch" refl_is_metal (mostrado aqui do 3ds Max UI, mas está disponível em todos os produtos): Quando se faz isso, a cor do metal vem da amostra de cor diffusa. No entanto, a maioria das pessoas param por aí, e obter um material muito maçante e se perguntam porque é tão difícil de obter um metal realista. Bem, se não lerem os manuais do Mental Ray sempre irão ter dificuldades. De qualquer forma, apenas de habilitar o "metal" nas configurações do shader Arch & design, vc não torna o olhar magicamente como um verdadeiro metal. Parece mais um falso metal, mas há mais uma coisa a fazer, cuidar da curva BRDF. Quando o modo de metal está ligado, a refletividade (e da curva BRDF) dirige o equilíbrio entre o diffuse "tradicional", sombras e reflexivo "sombreado" metálico. Portanto, se sua refletividade é zero, ou se você está em um ângulo onde a curva BRDF é muito baixa, você estará vendo a maioria sombreamento difuso velho, ou seja, não muito "metal". Então o que precisa ser feito é a configuração até o valor de refletividade (provavelmente a 1.0), e modificar a curva BRDF até conter mais refletividade. O padrão da curva BRDF contém apenas uma refletividade de 0 graus de 0,2, o que não é muito "metálico" a um olhar ". Poderia mudar isto para um valor mais alto assim: Isso funciona muito bem, e a maioria dos metais pode ser feito desta maneira. Mas, ainda assim, pode parecer um pouco "off" na forma como a refletividade depende do ângulo. Bem, então vamos tentar o modo de fresnel. A opção "Fresnel" é para dielétricos , material transparentes, como a água, vidro e similares. É com base no índice de refração, ou IOR. Metais não são transparentes, não podem refratar coisas Bem, na verdade, não. Metais não são realmente de refração, e não são realmente dielétricos (isto é, isoladores elétricos). Eles são condutores, e por algum motivo estes também são considerados como tendo um "índice de refração". O IOR correto mesmo para os metais não é a sua média "1.30" como a água, mas os valores como "25" ou 50 ". Era esse o macete. Então, se você ativar o modo de reflexão Fresnel e colocar em uma IOR de 25 ou 50 você tem algo parecido com isto (de novo interface do 3ds Max pq ele tem a curva pura): IMAGEM COM SHADER ARCH & DESIGN ( PRESSET DE CHROMO) Como você vê a partir da curva suave, a dependência angular da reflexão metálica é estranha. Mas quanto ao render, o metal só parece um pouco mais com características metálicas: (IOR= 25,00) IMAGEM COM SHADER ARCH & DESIGN COM METAL- IOR= 25,00 IMAGEM COM SHADER ARCH & DESIGN COM METAL OURO, MUDEI SOMENTE A COR NO DIFFUSE- IOR = 50,00 Espero ter ajudado de alguma forma. Grande abraço e sucesso a vc. __________________________ [i:6ce9b19e73]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:6ce9b19e73]
Essa vou guardar p mim, tbm tenho duvidas as veses sobre esse tipo de material danilo_icf parabens por compartilhar seu conhecimento, ajudo muito pode ter certeza ja estou usando aqui Abraços
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Juliano Kloss: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu comentário, muito obrigado, sempre que posso e sei de umas poucas coisas, corro rápido aqui para 3d1 para compartilhar tudo o que eu já aprendi de 3d e Computação Gráfica com este maravilhoso site. Parabéns ao mestre André Vieira, a vc (Juliano Kloss) e a todos os leitores que fazem desse site o melhor do Brasil em termos de conhecimento. O que eu puder ajudar para melhorar o site poderá contar sempre comigo, ok?? ;) Um forte abraço a todos e sucesso!! __________________________ [i:fdb76cbe48]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:fdb76cbe48]
Obrigado Danilo pela contribuição os materiais ficaram ótimos.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) luciano3d: ai cara!! tudo bem?? muito obrigado pelo seu comentário, espero ter ajudado a todos de alguma forma. Fico muito feliz em ser útil de alguma forma com esse maravilhoso site, que é a 3d1. Tudo o que eu aprendi de 3d e Computação Gráfica foi aqui e com meus estudos pessoais. É por isso que sempre que aprendo algo corro rápido para a 3d1 para ajudar os leitores e aprender também com todos vcs. ;) Um grande abraço a todos e sucesso!! __________________________ [i:1148e7e867]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:1148e7e867]
valew a todos pelas dicas abração galera....
Caramba danilo, muito bom cara, com certeza vai ajudar a todos do fórum, merece um tópico próprio e ser postado na área de colaborações cara.... Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 376

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.