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COMO GERAR SOMBRAS MAIS DURAS COM HDRI?

Por: RResende  

Em: 02/07/2014 04:20

Olá amigos, estou tentando iluminar uma cena com Skylight e HDR mas assombras ficam muito difusas. Tem como gerar sombras mais duras?
As sombras mais duras são geradas por luzes ou pelo sol, a skylight define a iluminação da abóbada terrestre, provocada pela atmosfera, rebatendo de volta a luz do sol em todas as direções e por isso mesmo é bem suave.
Tu tá usando MR?

dê uma olhada neste tutorial aí (a partir do 3ds max 2014):
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-ibl-no-mental-ray

Se for em versão anterior aí tu pode fazer o mesmo usando dois scripts chamados Render Optimizer e Shader Utilities. Os links de grupo de estudo e tutorial estão logo na parte de cima.

se tu tiver usando Skylight, mas sem ser com modo de iluminação IBL vc não conseguirá sombras mais duras. Aí tu terá que inseri uma outra luz para conseguir esse tipo de sombra


mesmo no modo IBL pode ocorrer sombras suaves, pois a iluminação depende da HDRI. Escolha HDRI com iluminação de um ponto (iluminação do sol por exemplo). Assim consegirá as sombras duras.

Como disseram anteriormente, o sol gera maior iluminação direta e o céu a indireta. Um dia de céu \"claro\" sem nuvens vai gerar esse tipo de iluminação quer quer. Pensando assim a luz do sol tem que ser mais predominante para ter sombras mais definidas e escuras. Abra o HDRI ou EXR no photoshop e tene deixar a luz do sol mais brilhante. Pode-se mudar as características do HDRI no PS, tem programas bem melhores como o nuke.Mas não se esqueça em trabalhar em full float 32bits.

Esse tuto do Tiago Medeiros explica muito bem o que quis dizer:
https://www.youtube.com/watch?v=2fWdMadyri4&list=UUygXOWUxphRSua08dzqEskg
https://www.facebook.com/Virgula3dArquiteturaEComputacaoGrafica?fref=ts
Parece que usa mental ray né, nao sei se ele tem essa opção, mas no v-ray pra uma solução rápida basta reduzir o gamma do hdr.
Conforme o que o New disse, a intensidade da gradação entre o ponto mais forte e o ponto mais fraco de luminancia na imagem vai ser o que vai definir a \'maciez\' das gradações entre sombra e luz.. Assim como ocorre com o parametro de \'tamanho\' numa luz solar..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Obrigado colegas. Vou estudar o tutorial.
No vray melhora se colocar a HDR numa vraylight dome ao invez de por no environment
Isso que quis dizer:

bbb3viz

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