Oi Anonymumm, tudo bem?
Desculpe a demora, tive uns probleminhas de saúde e não deu para responder antes.
Sobre a diferença da aparência da imagem no Substance Player, pode ser por causa do tipo de visualização.
Para poder ver o Displace no Substance Player precisa habilitar o Tessellation, caso contrário só vai mostrar o Normal Map.
Porém, mesmo que a visualização não fique correta no Plane de exemplo, quando exportar a imagem do Height Map ela será exatamente igual em qualquer Substance Player.
Outro detalhe é que provavelmente o resultado do Displace no 3ds max não ficará igual ao que vê no Substance Player, pois tem o realce do Normal Map que não terá no Max, a não ser que exporte também o Normal Map e aplique um material com Normal Map no objeto, entretanto, o Normal Map é apenas para visualização e você não quer isso, quer as deformações realmente na malha 3D.
Sendo assim, será necessário fazer um pequeno ajuste na imagem no próprio Max para elevar os tons médios e mostrar melhor os detalhes mais finos, dai ficará bem parecido com o resultado do Substance Player.
Vou postar um passo a passo para você em duas mensagens, pois tem várias imagens que quero te mostrar e o fórum só aceita 10 por mensagem.
Mesmo assim eu exportei a imagem com 4K usando as configurações que você pediu e coloquei para download no Mega para você poder testar, comparando com a imagem que você exportar do seu Substance Player usando as mesmas configurações, tenho certeza que serão exatamente idênticas!!!
O download da imagem com 4K está neste link:
https://mega.nz/#!prAWlagS!K1Nt8bdGC7o6acMXc8yB2NJk7xkh2DueMTrQ77MXCoMSegue abaixo o passo a passo sobre a configuração no Substance Player e no Max:
1- Primeiro você acessa o menu Materials > Default > Definitions > Physically Metalic Roughness > Tessellation, como mostra a primeira imagem em anexo.
2- Assim que fizer isso vai aparecer um novo menu com as configurações do Tessellation logo no início, como mostra a segunda imagem em anexo.
Precisa aumentar o valor da subdivisão no Tessellation Factor, quanto mais colocar, mais lento ficará e exigirá mais memória da placa de vídeo, portanto, 32 é um bom valor.
Logo abaixo vem o Scale, que define o quanto a malha vai distorcer, igual o valor do Displace do Max, quanto mais colocar, mais vai distorcer.
Depois que fizer essa configuração você pode arrastar a lateral deste menu para o lado do quadro dos parâmetros que ele desaparece.
3- Eu fiz configurações aleatórias nos exemplos que postei na mensagem anterior, então, peguei a segunda imagem que você pediu e copiei as configurações, o resultado ficou idêntico, como mostra a terceira imagem em anexo.
Foi essa que exportei em 4K e coloquei no Mega para você baixar no link acima.
4- Porém, quando coloquei em 4K eu vi um problema, as distorções no Normal Map se transformaram em escamas com uma resolução tão alta, como mostra a quarta imagem em anexo.
5- Mas olhando a imagem do Height Map, que é a que você vai usar no Displace, ela permaneceu limpa e suave, como mostra a quinta imagem em anexo, então, as escamas que aparecem na visualização no Substance Player não vão aparecer quando aplicar o Displace no Max.
6- Se quiser você pode desabilitar a visualização do Normal Map e do AO no Substance Player, pois eu coloquei um controle de intensidade para cada um no menu Diversos, porém, o Displace do Substance Player é bem simples e a malha de exemplo dele não tem muita resolução, então, distorce pouco e sem o Normal Map e o AO não conseguirá ver as saliências no Plane, dai precisa se guiar apenas pela imagem em tons de cinza do Height Map.
Por isso que pode ser melhor aplicar o Substance diretamente no 3ds max, porque dai verá realmente o resultado no Displace do próprio Max com o Plane do Max, como mostra a sexta imagem em anexo.
7- Agora, se preferir usar a imagem TIF exportada do Substance Player, o resultado é para ser exatamente o mesmo, mas como disse no início, provavelmente não vai ter os mesmos detalhes finos que aparecem no Substance Player por causa da falta do Normal Map, como mostra a sétima imagem em anexo.
Mas é fácil resolver isso, porém, não é boa idéia usar o Displace com uma imagem externa clicando no botão Bitmap dele, pois deste jeito você não tem controle algum sobre a imagem, como mostra a sétima imagem em anexo.
8- Então, precisa carregar a imagem do Height Map usando um mapa Bitmap no Material Editor, assim, em vez de usar o botão Bitmap do Displace, vai usar o botão Map logo abaixo, é só arrastar o mapa Bitmap com a imagem do Height para cima do botão None do Map e pronto, vai funcionar igual quando importa a imagem externa pelo botão Bitmap, como mostra a última imagem em anexo.
Mas agora você pode controlar a imagem facilmente com os recursos do mapa Bitmap, então, é só entrar no menu Output dele, habilitar o Color Map e editar a curva da imagem, como mostra a última imagem em anexo.
Depois que habilitar o Color Map terá acesso aos vértices da curva no gráfico, mostrando na última imagem em anexo, clicando com o botão direito no primeiro vértice do lado esquerdo aparecerá um menuzinho com as opções de vértices, escolha o Bezier-Corner e aparecerá a haste para alterar a curva, é só arrastar para cima e para a esquerda até ficar em 90 graus igual aparece na minha imagem.
Deste jeito os pequenos detalhes serão realçados no Height Map e vão aparecer no Plane, como mostra a última imagem em anexo.
Qualquer problema é só falar.
Abração e tudo de bom.
André Vieira