COMO FAZER PAPEL MACHUCADO ?

Por: anonymumm  

Em: 21/01/2016 10:47

Oi Anonymumm, tudo bem?

Desculpe a demora, tive uns probleminhas de saúde e não deu para responder antes.

Sobre a diferença da aparência da imagem no Substance Player, pode ser por causa do tipo de visualização.

Para poder ver o Displace no Substance Player precisa habilitar o Tessellation, caso contrário só vai mostrar o Normal Map.

Porém, mesmo que a visualização não fique correta no Plane de exemplo, quando exportar a imagem do Height Map ela será exatamente igual em qualquer Substance Player.

Outro detalhe é que provavelmente o resultado do Displace no 3ds max não ficará igual ao que vê no Substance Player, pois tem o realce do Normal Map que não terá no Max, a não ser que exporte também o Normal Map e aplique um material com Normal Map no objeto, entretanto, o Normal Map é apenas para visualização e você não quer isso, quer as deformações realmente na malha 3D.

Sendo assim, será necessário fazer um pequeno ajuste na imagem no próprio Max para elevar os tons médios e mostrar melhor os detalhes mais finos, dai ficará bem parecido com o resultado do Substance Player.

Vou postar um passo a passo para você em duas mensagens, pois tem várias imagens que quero te mostrar e o fórum só aceita 10 por mensagem.

Mesmo assim eu exportei a imagem com 4K usando as configurações que você pediu e coloquei para download no Mega para você poder testar, comparando com a imagem que você exportar do seu Substance Player usando as mesmas configurações, tenho certeza que serão exatamente idênticas!!!

O download da imagem com 4K está neste link: https://mega.nz/#!prAWlagS!K1Nt8bdGC7o6acMXc8yB2NJk7xkh2DueMTrQ77MXCoM

Segue abaixo o passo a passo sobre a configuração no Substance Player e no Max:

1- Primeiro você acessa o menu Materials > Default > Definitions > Physically Metalic Roughness > Tessellation, como mostra a primeira imagem em anexo.

2- Assim que fizer isso vai aparecer um novo menu com as configurações do Tessellation logo no início, como mostra a segunda imagem em anexo.
Precisa aumentar o valor da subdivisão no Tessellation Factor, quanto mais colocar, mais lento ficará e exigirá mais memória da placa de vídeo, portanto, 32 é um bom valor.
Logo abaixo vem o Scale, que define o quanto a malha vai distorcer, igual o valor do Displace do Max, quanto mais colocar, mais vai distorcer.

Depois que fizer essa configuração você pode arrastar a lateral deste menu para o lado do quadro dos parâmetros que ele desaparece.

3- Eu fiz configurações aleatórias nos exemplos que postei na mensagem anterior, então, peguei a segunda imagem que você pediu e copiei as configurações, o resultado ficou idêntico, como mostra a terceira imagem em anexo.
Foi essa que exportei em 4K e coloquei no Mega para você baixar no link acima.

4- Porém, quando coloquei em 4K eu vi um problema, as distorções no Normal Map se transformaram em escamas com uma resolução tão alta, como mostra a quarta imagem em anexo.

5- Mas olhando a imagem do Height Map, que é a que você vai usar no Displace, ela permaneceu limpa e suave, como mostra a quinta imagem em anexo, então, as escamas que aparecem na visualização no Substance Player não vão aparecer quando aplicar o Displace no Max.

6- Se quiser você pode desabilitar a visualização do Normal Map e do AO no Substance Player, pois eu coloquei um controle de intensidade para cada um no menu Diversos, porém, o Displace do Substance Player é bem simples e a malha de exemplo dele não tem muita resolução, então, distorce pouco e sem o Normal Map e o AO não conseguirá ver as saliências no Plane, dai precisa se guiar apenas pela imagem em tons de cinza do Height Map.
Por isso que pode ser melhor aplicar o Substance diretamente no 3ds max, porque dai verá realmente o resultado no Displace do próprio Max com o Plane do Max, como mostra a sexta imagem em anexo.

7- Agora, se preferir usar a imagem TIF exportada do Substance Player, o resultado é para ser exatamente o mesmo, mas como disse no início, provavelmente não vai ter os mesmos detalhes finos que aparecem no Substance Player por causa da falta do Normal Map, como mostra a sétima imagem em anexo.
Mas é fácil resolver isso, porém, não é boa idéia usar o Displace com uma imagem externa clicando no botão Bitmap dele, pois deste jeito você não tem controle algum sobre a imagem, como mostra a sétima imagem em anexo.

8- Então, precisa carregar a imagem do Height Map usando um mapa Bitmap no Material Editor, assim, em vez de usar o botão Bitmap do Displace, vai usar o botão Map logo abaixo, é só arrastar o mapa Bitmap com a imagem do Height para cima do botão None do Map e pronto, vai funcionar igual quando importa a imagem externa pelo botão Bitmap, como mostra a última imagem em anexo.

Mas agora você pode controlar a imagem facilmente com os recursos do mapa Bitmap, então, é só entrar no menu Output dele, habilitar o Color Map e editar a curva da imagem, como mostra a última imagem em anexo.
Depois que habilitar o Color Map terá acesso aos vértices da curva no gráfico, mostrando na última imagem em anexo, clicando com o botão direito no primeiro vértice do lado esquerdo aparecerá um menuzinho com as opções de vértices, escolha o Bezier-Corner e aparecerá a haste para alterar a curva, é só arrastar para cima e para a esquerda até ficar em 90 graus igual aparece na minha imagem.
Deste jeito os pequenos detalhes serão realçados no Height Map e vão aparecer no Plane, como mostra a última imagem em anexo.

Qualquer problema é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Anonymumm, tudo bem?

Nesta outra mensagem vou te mostrar o que os parâmetros do Substance de papel amassado fazem para você poder configurar como preferir.

1- Para ver bem a forma inicial que é gerada precisa diminuir a Quantidade e o Ladrilhamento para 1, porque dai verá apenas 4 formas no Plane, como mostra a primeira imagem em anexo.
Também precisa zerar a Distorção e colocar 1 no Escala, como aparece na primeira imagem em anexo.
No caso eu coloque 3 no Lados, que é o mínimo, então, formou uma pirâmide de 3 lados, se você mudar para 4 lados forma uma pirâmide de 4 lados e assim por diante, mas se passar de 6 começa a ficar redondo.

2- Depois que definir a forma pode aumentar o Quantidade para ver a forma se espalhar pelo Plane com diversas alturas e tamanhos diferentes, como mostra a segunda imagem em anexo.
O parâmetro Tamanho aumenta e diminui a forma elevando ela no mapa, pois é como se a pirâmide existisse em 3D, então, com tamanho baixo aparece só a pontinha dela e quanto maior o tamanho, mais ela se eleva no Plane até ver a base se aumentar muito.

3- O parâmetro curvatura curva os lados da forma, no caso do triângulo acaba formando uma estrela se colocar valor negativo, como mostra a terceira imagem em anexo, pois dai curva para dentro, com valores positivos os lados se curvam para fora.
A Suavização é um Blur e o Ladrilhamento é para repetir a forma lado a lado diminuindo o tamanho de cada cópia.

4- Agora, se aumentar a Escala do Cristalização, a forma é distorcida por um padrão tipo cristal, como mostra a quarta imagem em anexo.
É bom aumentar o Sampleamento para o máximo de 32, pois assim a primeira forma ficará mais aparente porque terá mais qualidade na mesclagem das duas, quanto menor o Sampleamento, menos aparece da primeira forma.
O parâmetro Intensidade controla a mistura das duas formas, pois com zero aparece apenas a primeira forma e com 1 aparece apenas o padrão de cristal da segunda forma

5- O parâmetro Distorção adiciona um Noise para distorcer as duas formas, então, quanto maior, mais Noise é adicionado, como mostra última imagem em anexo.

Qualquer dúvida ou problema é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Pra mim, depois de todo esse tempo... é dificil mesmo de acreditar q o anonymumm ainda n tenha conseguido fazer isso, seja de uma maneira, ou de outra... 

Mas, como eu havia dito antes.. A Volição deve ser elevada sempre que se quer fazer algo que não se sabe fazer. A Verdadeira Graça do Aprendizado não reside na graça de se fazer uma ou outra coisa especifica. A Graça Real do Aprender reside, realmente, em saber quebrar ao Não-Saber... A Graça do Saber está no desdobrar e na construção pessoal intima, do conhecimento-de-fato... O momento dourado do Conhecimento de Fato é, justamente, o momento quando o Conhecimento é, de fato, apercebido. 

Pense em coisas boas quando tiver confuso, e descanse um pouco, certamente que, com um pouco de vontade, e um tanto de pensamento sincero, e tbm boa alimentação, vc vai conseguir vir a saber qualquer coisa q quiser saber... O Caminho da Beleza está, paradoxal e logicamente, por entre os caminhos da Ética e da Razão.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

O Anonymumm conseguiu fazer o mapa que ele queria com o Substance para imprimir o padrão em 3D, o problema é que o resultado na malha 3D no Max não ficava igual por causa da correção de Gamma automática da textura.

Eu até iria indicar a alternativa mais prática que é modificar para manual na importação da textura e colocar 1.0, porém, como ele está fazendo várias placas com padrões diferentes para impressão 3D, achei melhor ensinar a corrigir com a curva para modificar o padrão mais livremente.

Por isso também que na segunda mensagem descrevi melhor os parâmetros que coloquei no Substance, assim, ele pode criar outros padrões diferentes para imprimir.

Eu não tenho muitas qualidades, uma das poucas é o prazer de ensinar, seja o que for, então, para mim foi uma diversão essa epopéia do papel machucado.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Viva Andre,

Espero que tenhas recuperado 100% desse problema de saude !!
 
Bem, como sempre, estou a seguir religiosamente as tuas instrucções e consegui produzir um ficheiro muito parecido com o teu no SUBSTANCE DESIGNER. Só nao consegui habilitar a opção TESSALLATION no menu como podes ver na imagem...A opção esta em cinza. ( Primeira imagem )
 
Mas o meu maior problema é com o MAX :
 
Quando tento criar um SUBSTANCE MAP não sei como IMPORTAR o nosso ficheiro TIFF : Estranhamente, pede-me um ficheiro .SBSAR !!
 
Foi então que tentei abrir o teu ficheiro Papel machucado.sbsar que foi criado com o SUBSTANCE DESIGNER mas dá um erro com a seguinte mensagem :

ERROR ( Segunda imagem )

Qual sera a razão ?




Obrigado



PS : Mensagem para a « RAPOSA GRITANTE »  :)

« Coisas que nos parecem impossíveis, só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica »

                                                             Mahatma Gandhi




HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

Eu tive pedra no rim, mas graças a Deus consegui expelir e estou bem agora, a semana passada foi difícil, senti muita dor, mas agora estou 100% de novo, agradeço por perguntar.

Sobre o problema de não aparecer a opção Tessellation no seu Substance Player, é porque a sua placa de vídeo não suporta.
Mas não tem o menor problema, pois apenas a visualização no Plane de exemplo que ficará prejudicada, a imagem do Height Map continuará perfeita para usar no Displace do Max.

Agora, a mensagem de erro quando foi importar o SBSAR no 3ds max é por causa da versão do tradutor do Substance que vem com o 3ds max.
Você só vai conseguir importar o SBSAR que te enviei se instalar a última versão do Plug-in Substance sobrescrevendo o que vem com o 3ds max.
Você instalou o Substance Plug-in For 3ds max que tem neste link: https://www.allegorithmic.com/buy/download

Se instalou e mesmo assim deu a mensagem de erro, então, a única solução é copiar duas DLL do Substance Designer para dentro do Max, e dai precisa ter o Substance Designer instalado para pegar as DLL.
Se tiver, é só copiar o substance_sse2_blend.dll que fica na pasta Substance Designer > Plugins > Engines e colocar na pasta onde instalou o 3ds max.
Depois tem que copiar também o substance_linker.dll que está na raiz da pasta do Substance Designer e copiar para a pasta do 3ds max.
Estes arquivos já existem na pasta do 3ds max, mas são antigos, então, vai pedir para substituir quando você copiar e tem que dar OK.

Porém, você não precisa passar por isso, é legal conseguir abrir e configurar o Substance dentro do próprio Max, mas se exportou a imagem do Height Map em TIF do Substance Player, pode aplicar a imagem diretamente usando o mapa Bitmap em vez do mapa Substance.

Segue o passo a passo:

1- Primeiro precisa clicar em qualquer esfera de material no Material Editor, clicar no ícone Get Material e escolher o mapa Bitmap, como mostra a primeira imagem em anexo.

2- Depois você arrasta esse Bitmap com a imagem TIF para cima do botão None no campo Map do modificador Displace, como mostra a segunda imagem em anexo.

3- Como falei na outra mensagem, o resultado não vai ficar perfeito logo de primeira porque precisa entrar no Output do mapa Bitmap e ajustar a curva igual mostrei na mensagem anterior.
Mas Você pode modificar a curva como quiser para alterar o padrão, pode até criar mais vértices nela para modificar ainda mais, como mostra a segunda imagem em anexo.

Os ícones que aparecem na parte superior do gráfico, marcados em azul na segunda imagem, servem para mover, escalar, adicionar novo vértice, deletar vértice e dar Reset na curva, respectivamente.
Você vai usar mais o Move, o Add Point para adicionar vértices e o de deletar vértices.

Clicando com o botão direito em cima de cada vértice você pode escolher as opções Corner, Bezier e Bezier-Corner para editar a forma da curva, o melhor é que verá o resultado em tempo real no Displace aplicado no Plane do Max.

Qualquer problema é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Viva Andre....WOOOOOO...Pedra nos rims é doloroso para c###### !!!! Vaí com calma...Primeiro esta a tua saude !

Bem, Essa cena do Displace eu domino bastante bem agora. O meu problema foi tentar fazer um SUBSTANCE MAP ! Pelo o que precebi, este tipo de mapa oferece um melhor controlo na malha...mas foi ai que deu aquele erro....Vou copiar os DLL e ja volto contar o que se passou...


Até jazz
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Viva andre,

Aqui esta o resultado de todas as tentativas....Infelizmente ainda estou longe do nível de realismo escontado !


Sei que me falta um parâmetro qualquer para chegar a esse maldito papel...mas qual deles ??


cry
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Oi Anonymumm, tudo bem?

Fico feliz de ver que conseguiu abrir o mapa Substance no Max.
Desculpe por eu não ter testado direito antes de te falar para usar o Substance no Displace, pois você me mostrou problemas que eu nem sabia que existiam.

Quando a gente aplica o Substance como textura num canal do material, ele gera automaticamente um mapa que fica escondido e somente este mapa que consegue definir qual imagem vai extrair do Substance.
Sem ele o Substance usa a primeira imagem que estiver no índice e no Substance que fiz para você a primeira imagem é o Normal Map, então, tanto o teste que eu fiz no meu exemplo anterior carregando o Substance como este que você fez está usando o Normal Map em vez do Height Map.

Para poder usar o Height Map você precisa do mapa escondido, chamado Output Selector, mas a única forma de pegar ele é aplicando o Substance como textura num material qualquer para depois arrastar até o Map do Displace.

Segue o passo a passo:

1- Clique em qualquer canal de qualquer material para abrir o Material/Map Browser e escolher o mapa Substance, em vez de usar o Get Material como indiquei anteriormente.
É bom aplicar no Diffuse para ver o mapa na esfera de amostra do material.

Carregue o Substance de Papel Amassado normalmente e verá que aparece o Normal Map na esfera de amostra do material, pois ele é a primeira imagem do Substance.

Para resolver você precisa voltar para a raiz do material, entrar de novo no Diffuse ou no canal que tiver aplicado o Substance e dai vai cair neste mapa escondido em vez de entrar direto no Substance, como mostra a primeira imagem em anexo.
Na listinha deste mapa você pode escolher a imagem que deseja extrair, como aparece na primeira imagem em anexo.

Também é muito importante colocar um nome nele, que está em branco, pois o Displace não vai aceitá-lo se estiver sem nome.

2- Agora você precisa arrastar este mapa escondido para o Map do Displace, pois é ele que leva a imagem certa, se arrastar o Substance direto vai usar sempre a primeira imagem, que é o Normal Map neste Substance.
Você arrasta o mapa pelo botão com o nome dele no canto direito do Material Editor, como mostra a segunda imagem em anexo.

3- Para ter certeza que está usando o Height Map, você pode zerar os valores do Normal e do AO no grupo Diversos, como mostra a terceira imagem em anexo.
Agora é só configurar do jeito que quiser vendo o resultado no Plane do próprio Max.


Não use o Garment Maker, pois ele cria malhas no padrão Delaunay, que não é adequada para isso.
Também não é bom aplicar o Transform Geometry antes do Displace, pois o ideal para o Displace é uma malha poligonal quadrada e bem densa, então, qualquer Loop de Edges quebrado vai causar artefatos na distorção.
Use apenas o Plane com bastante segmentos e TurboSmooth, se quiser também pode aplicar um TurboSmooth no final para suavizar ainda mais.

Qualquer problema é só falar.

OBS: Se for possível quero ver uma foto quando imprimir este painel em 3D, deve ficar lindo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Amigo André,



Depois de várias tentativas para tentar criar o dito « Height Map » devo admitir que chego a esta parte e não consigo reproduzir esta instrucção quando diz :

- « É bom aplicar no Diffuse para ver o mapa na esfera de amostra do material. » 

Não estou aconsegir passar esta etapa ! Ou porque não entendi o que pretende...ou porque estou a ficar baralhado depois das multiplas tentativas que fizemos ate hoje e se calhar, por causa de uma coisa relativamente simples, estou a dois dedos de uma desistência definitiva !....

E como aquela pedra no sapato que nos empede de ver o caminho que ja fizemos ate aqui e que nos faz desistir do nosso objectivo !!!

Estou muito triste comigo.....


:(





HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707654.

Total de membros registrados: 135262

Últimos membros registrados: federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi, graceholan64, ninjadiego.

Usuário(s) on-line na última hora: 537, sendo 2 membro(s) e 535 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, Anderson Miguel.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.