Oi Anonymumm, tudo bem?
Você pode modelar com base numa imagem de referência, mas no caso destas superfícies que deseja fazer é melhor iniciar com um Plane e editar os polígonos em vez de Splines, igual eu fiz no exemplo do tópico sobre formas orgânicas.
Como era uma imagem simples, eu fiz apenas uma linha para me guiar na edição dos polígonos, mas se for uma imagem mais complexa, é só colocar ela num Plane em baixo do Plane que vai modelar, dai tem várias opções para ver o Plane com a imagem por baixo do que está modelando, a mais simples é teclar Alt+X ou clicar com o botão direito, acessar o Object Properties e marcar a opção See Through, desta forma você verá através do objeto.
Sobre o Substance para criar este estilo de papel amassado, eu fiz um teste aqui que dependendo da configuração fica parecido, mas também pode criar padrões bem diferentes deste, como mostram as imagens em anexo.
Eu tentei fazer de uma forma bem simples para descrever aqui o passo a passo para você, porém, para distribuir legal eu tive que usar o FXMap e dai dificulta para quem está iniciando no Substance Designer, porém, graças a isso deu para colocar mais controles para deformar bem o padrão original.
Eu coloquei o Substance para download no Mega, está neste link:
https://mega.nz/#!xnonFaYB!F5pGnb5ae4bFzogiY1pJxg7XT-FlElSsnF6rSxwpm3QNo download está o arquivo SBS com o gráfico completo do material no Substance Designer e o SBSAR para usar em qualquer programa 3D ou no Substance Player.
OBS: Você também pode usar o SBSAR direto no 3ds max 2018 ou 2019 se instalar o Plug-in Substance fornecido pela Allegorithmic, fica neste link:
https://www.allegorithmic.com/buy/downloadAbração e tudo de bom.
André Vieira