Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Weverson M   Guarapari - ES
Carlos Emanoel   goiania - GO
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Felipe   São Paulo - SP
Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
gilbertorbr   porto alegre
HEITOR   Pernambuco - PE

Biblioteca de materiais v-ray

Por: pcmaniero  

Em: 28/09/2018 22:59

Boa noite meus amados! 

Primeiramente gostaria de parabenizar o site pelas melhorias e pela sua longevidade, meus parabéns!

Vamos a duvida, 
eu tenho uma pasta com varios materiais vray separados por categorias e etc... Elas na maioria tem sua subpasta separando algumas opções. Gostaria de saber como adicionar TODAS essas pastas em uma biblioteca dentro do Material Editor, para que fique mais organizado e facil de trabalhar. 

Por exemplo: 
Quando eu clicar em get material, apareça uma lista "Material do pcmaniero" e nessa lista tenha todas as pastas com os materiais (Pedra, vidros, madeira e etc...); Não sei se fui claro na minha duvida, mas desde já obrigado a quem ajudar! :)
Pedro C. Maniero
Oi pcmaniero, tudo bem?

Se os materiais estiverem em arquivos MAT, que é a extensão da biblioteca de materiais do 3ds max, você pode abrir cada um deles e copiar os materiais para uma biblioteca temporária, uma biblioteca existente ou uma nova, no final você salva a biblioteca com todos os materiais que copiou.
Antigamente tinha a opção de Merge de bibliotecas, mas não tem mais depois que mudaram para este novo Material/Map Browser a partir do Max 2011.

Para copiar um material para uma biblioteca é só clicar com o botão direito em cima dele e escolher a opção Copy to, como mostra a primeira imagem em anexo, se tiver outras bibliotecas abertas elas aparecem nesta lista e poderá copiar para elas.

Então, se criar uma biblioteca vazia, é só copiar tudo para ela e salvar no final. Se não fechar a biblioteca, ela sempre vai abrir junto com o Max e estará disponível sem ter que carregar novamente.

A outra opção é criar diversas esferas na cena e aplicar os materiais nestas esferas, assim, poderá gravar todos os materiais aplicados na cena como uma nova biblioteca.

Para fazer isso precisa clicar com o botão direito no menu Scene Materials do Material/Map Browser e escolher a opção Save As New Material Library, como mostra a segunda imagem em anexo.

Porém, pelo menos até o Max 2016 que conheço bem, não é possível criar pastas dentro das bibliotecas para organizar melhor os materiais, então, pode ser melhor criar várias bibliotecas.

Por exemplo, criar uma para metais, outra para vidros, outra para madeiras, etc., assim, deixando todas abertas vai funcionar como pastas e você ainda pode trocar a cor do menu para facilitar a localização, como mostra a última imagem em anexo.

As opções para abrir e criar nova biblioteca estão no menu que aparece na setinha preta no canto superior esquerdo do Material/Map Browser.

A opção para trocar de cor aparece quando clica com o botão direito em cima do menu com o nome da biblioteca.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707612.

Total de membros registrados: 135228

Últimos membros registrados: adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha.

Usuário(s) on-line na última hora: 1359, sendo 28 membro(s) e 1331 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Alessandro, Allen Anderson, pinart, Baldo, Reinaldo Silva, Thiago Couto, mastermax, nandao, Willmitnick, Henrique Ribeiro, magster, JMDesign, Abilio, Victor Mendonça, Thiago, robisonfalco, Vladis, Le_Andro, Augusto Peixoto, Moura, João Von Rondow, Adalberto Rocha, rodolfosantos3d, Andre Vieira, Alexandre Longo, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.