Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
RaffaPrado   Hortolândia - SP
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
Luiz   São Paulo - SP
Gilvani   monte verde - AC

Portfólios Ver Mais

Adelton   manaus - AM
flavio3d2009   Goiânia /Goiás/ Brasil - GO
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB
ze rodrigues de moraes   brasilia - distrito federal - AC

Alguém sabe o q é Desenhista Copista?

Por: modena3d  

Em: 19/05/2005 19:08

Não sou arquiteto e nem projeto casas, mas vou tentar responder como funciona... claro que sempre vai ter variações o Zique que é arquiteto pode dar uma explicação melhor!
"Amon-Ra" disse: Mestre Sandro, o que é normógrafo?
Vixi, Mestre? sai pra lá rapá... :lol: Respondendo a sua pergunta, normógrafo é uma reguá que era usada com um aparelho conhecido como aranha, para escrever as cotas nos projetos, a maioria do pessoa da "velha guarda" detestava normoegrafar, isso era uma das coisas que eu mais gostava de fazer. [/quote] Segue algumas imagens... Aranhas para Normógrafo Estojo com canetas, normógrafo e aranha.
Sandro! Cara faz mais de 10 anos que não vejo um aranha, quando desenhava para uma empresa de elétrica e telefonia usava todo dia. Você lembra da benzina ou talco para tirar a umidade do papel, e a gilete e borracha dura para apagar, ô inferno!
"Rogério Simões" disse: Sandro! Cara faz mais de 10 anos que não vejo um aranha, quando desenhava para uma empresa de elétrica e telefonia usava todo dia. Você lembra da benzina ou talco para tirar a umidade do papel, e a gilete e borracha dura para apagar, ô inferno!
Cara lembro sim, em casa ainda tenho essa ferramentas, tenho algumas réguas, esquadros, aranha, canetinhas... tudo guardado para abrir um Museu. :lol:
Desenhei muito à mão (estou na cas dos 40-hehehehe). Mas não gostava de canetas nankin e normógrafos. Trabalhei muito pouco com isso. Gostava mais de desenhar com grafite e papel manteiga. Escrevia tudo à mão. Era muito bom (heheheh). Mas hoje não quero nem pensar em voltar. Já passou o tempo. Santo autocad (hehehe). Mas acho muito importante que os novos aprendam a desenhar à mão. Rogério, Sandro já respondeu tudo. Na verdade, arquitetura é a obra pronta, no caso de uma casa, é a casa pronta para vc entrar e morar. Iss equivale dizer que tudo foi previsto e planejado desde o que todo mundo simplistamente sabe até instalações (elétricas e hidráulicas - e especiais, dependendo do tamanho do projeto), estrutura (o treco tem de ficar em pé), telhado e estrutura de telhado, paginação de piso. Em princípio tudo é extremamente detalhado para que se tenha o mínimo de problemas durante a obra. O que a gente deve fazer é escrever um manual de como fazer a edificação. Como disse no início, arquitetura é a obra pronta. O desenho (ou projeto) é a maneira que temos de informar de maneira prática o que estamos pretendendo construir. Poderíamos fazer uma descrição em palavras do projeto, mas já pensou o tamanho do romance que seria cada obra? (hehehe)
ói nóis aí trá-veis
Puts!!! Eu to com 27 e desenhei com nanquin uma porrada de projetos. As vezes dá saudade, mas só as vezes. :? []'s
e aí galera! vou dar o meu aprecer! hehehehe.. o legal é a faculdade ainda tem cadeiras técnicas de desenho a mão.. pq não adianta formar um profissional sem ensinar a ele como tudo funcionava.. o cara tem q saber desenhar a mão pq vai q falta luz?? e o cara tem q entregar no dia seguinte... ou vai q um viírus destrói todos os sistemas de computadores do mudo (hehehehehehehe).. pois é.. é coisa de loko! o tempo é mto mais demorado no desenho a mão.. apagar qdo erra e fazr de novo.. ihxi! vista explodida então?? nem se fala! Eu tive umas 5 cadeiras técnicas na faculdade de Design Gráfico.. tudo a mão! nada no CAD... o curso de Design não tem cadeira de cad, só engenharia e, arquitetura e talz... É bem legal desenhar, mas dá mta trabalheira... mas é uma arte q não pode ficar no esquecimento.. assim como antigamente os designer se superavam fazendo arte em pintura e colagem pra montar um anúncio, por exemplo... Abraços, galera!
www.rodolforoth.com
Caramba ziriguidum taí um lance que eu não tinha pensado...e se faltar luz??? hehe é verdade....uma pergunta meio fora do tema,vc sabe q tipo de faculdade ensina a desenhar carros...???
O desenho técnico com nanquim e papel vegetal, qdo caprichado é a coisa mais linda! Adoro fazer isso. Em meus projetos pessoais, não abro mão disso, quando vou fazer o desenho técnico. Agora....a conveniencia do computador é um problema. Esses dias estava pintando um quadro, e perdi a conta do número de vezes em que eu pensei em apertar o ctrl+z hahaha ....dava risada a toa....já se tornou um gesto tão instintivo.... acho até que a vida deveria ter uns ctrl's z hehe.... e aquilo que agente quer esquecer....dá logo um shift+del, que nem na lixeira pára :D
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Nooossa. Que legal. Fechei os meus olhos e voltei ao tempo, que delícia. Tenho 32 aninhos, comecei a desenhar na régua "T" e depois é que fui conhecer a Régua Paralela...viiiiiiiixi e faz mais de 18 anos hein (1987) comecei com 14 anos. Tenho todos os meus materiais guardados,assim como o Sandro Medeiros, eu só não vou abrir um museu. Mas hoje os meus desenhos de projetos é todo relacionado com as régua normógrafos e espessuras dasacanetas que eu usava, o época boa..só quem era bão é que garantisse o lugar na empresa. E eu no nanquin e normógrafo..era bão!!!! Hoje, a moçada aí..de 13, 14..15 anos detona no 3D; queria ver na prancheta se detova; hoje está fácil para se desenhar um projeto, antes era mais gostoso, trabalhoso sim, mas gratificante qd terminávamos os projetos, plantas , cortes, detalhes construtivos, implantações, lay-out's, etc; e ficávamos ali olhando os desenhos, ah que belezura ficava. Usavamos graxa e gizão de cera com "varsol" para destacar e identificar algum detalhe... e eu também tirava cópias heliográficas na empresa.....eta época boaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Tenho saudades!!! abraço de urso!!! :-P
"mode" disse: Caramba ziriguidum taí um lance que eu não tinha pensado...e se faltar luz??? hehe é verdade....uma pergunta meio fora do tema,vc sabe q tipo de faculdade ensina a desenhar carros...???
A que eu faço, Design Industrial. =)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138529

Últimos membros registrados: Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix.

Usuário(s) on-line na última hora: 1291, sendo 5 membro(s) e 1286 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Negreiroscg, billypaul, Starter, Allen Anderson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.