A Autodesk anunciou uma segunda extensão para o 3ds max 2015 contendo diversas novidades como sistema de Templates, Workspace para arquitetura e design, melhor importação do Revit, Camera Sequencer e Dual Quaternion Skinning.
Pela primeira vez a Autodesk lança uma segunda extensão para a mesma versão do 3ds max, agora contendo diversas novidades para arquitetura, design de produtos, animação e Skinning.
O novo sistema de Templates oferece Presets de cenas para facilitar o trabalho, por exemplo, abrir o Max com uma cena configurada com Daylight para visualização de maquete, ou abrir o Max com uma cena de estúdio para renderizar um produto, além dos Presets disponíveis, é possível criar os seus da forma que quiser ou modificar os existentes, também aceita que exporte o Preset para importar em outro 3ds max. Veja o vídeo abaixo mostrando o novo sistema de Templates.
Para os usuários do Revit e do Inventor que desejam produzir animações e visualizações realistas no 3ds max, a Autodesk adicionou o Design Workspace entre os Workspaces disponíveis até agora, ele agrupa as principais ferramentas usadas em arquitetura e design de produtos em abas no Ribbon Menu, simulando o Workflow usado tanto no Revit como no Inventor para facilitar a vida das pessoas que não estão habituadas com o 3ds max. Veja os vídeos abaixo mostrando o novo Design Workspace.
Focando na área de arquitetura, a Extension 2 oferece uma nova opção de importação do Revit além do File Link, que permite importar 10 vezes mais rápido e com uma geometria mais limpa, contando com opções para definir o que importar da cena do Revit e a resolução das malhas, também adicionaram o suporte para importação do SketchUp 2014. Veja abaixo o vídeo mostrando o novo sistema de importação do Revit.
Uma grande adição da Extension 2 é o Camera Sequencer, que oferece uma forma não destrutiva para fazer cortes entre várias câmeras e reordenar as sequências mantendo a animação original intacta.
Infelizmente ainda não publicaram um vídeo mostrando essa nova ferramenta, apenas exibiram uma imagem da tela que você pode ver na postagem do Eddie Perlberg no site Area clicando aqui.
Outra ótima adição é o Dual Quaternion Skinning, que adiciona uma nova opção de suavização nas deformações criadas com o modificador Skin, minimizando e até impedindo deformações indesejadas nas juntas e torções como acontece em ombros, dedos, pulsos e joelhos.
O Dual Quaternion aparece como uma nova opção no modificador Skin e permite que você pinte a força de influência que o Skin terá na malha, portanto, pode aplicá-lo apenas nas juntas onde é necessário e manter o método linear padrão nas demais áreas. Também não publicaram um vídeo mostrando o Dual Quaternion em ação, apenas uma imagem que você pode ver na postagem do Eddie Perlberg no site Area clicando aqui.
A Extension 2 ainda não está disponível, o lançamento é esperado para dia 17 de Dezembro e todos os usuários inscritos no Subscription terão acesso gratuito.