Tutorial sobre simulação de Ragdoll no 3ds max

O site Tunnelvizion TV publicou um breve vídeo tutorial sobre simulações físicas no 3ds max, onde o autor ensina a animar um corpo orgânico (humanos ou animais) sofrendo ações físicas como colisões e quedas usando o MassFX.

Veja abaixo o vídeo tutorial explicando como simular ações físicas sobre corpos orgânicos no 3ds max usando o MassFX.
Ragdoll é o termo adotado em 3D para um corpo orgânico inanimado, que apenas reage a forças físicas aplicadas sobre ele.

Para o corpo se comportar corretamente é muito importante ajustar o Skin perfeitamente como se fosse para animação convencional, no vídeo o autor não faz este refinamento do Skin, por isso que o corpo se deforma demais.
Para o Ragdoll ficar parado até acontecer a primeira colisão é necessário selecionar cada um dos Bones e habilitar a opção Start In Sleeping Mode no menu Tools do MassFX.

Você pode baixar o personagem usado neste tutorial clicando aqui.



Abaixo você pode ver um teste que eu fiz do Ragdoll logo que foi inserido no 3ds max há mais de 8 anos atrás.
Nesta época não existia o MassFX, mas havia o Reactor que fazia o mesmo trabalho e a simulação foi criada com ele.

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