O artista, Eloi Andaluz, publicou o vídeo de um passeio pelos estandes da Siggraph, onde ele mostra diversas novidades como o sistema Bifrost no 3ds max, o Lavina da Chaos, o Omniverse da Nvidia e o MoCap Real-Time no Unreal.
Veja abaixo o vídeo do passeio que o Eloi Andaluz fez pelos estandes da Siggraph 2019 mostrando diversas novidades como o sistema Bifrost no 3ds max, o Lavina da Chaos Group, o Omniverse da Nvidia e a caputura de movimentos em Real-Time no Unreal.
Bifrost é o nome do sistema de programação visual de simulações físicas que a Autodesk está desenvolvendo desde que comprou o Naiad, atualmente implementado como o simulador de fluidos do 3ds max e do Maya.
O novo sistema é um grande avanço, pois oferece todas as simulações físicas de forma unificada como tecidos, granulares, fogo e fumaça, mas vai além, também permite instanciamentos, Scattering, deformações, processamento de volumes, aplicação de materiais e conta até com Nodes matemáticos para programação mais pesada.
Basicamente é o início da união do ICE, disponível no falecido Softimage, com o simulador de fluidos Naiad (Bifrost), mais alguns Solvers modernos como o Material Point Method (MPM) para granulares e o sistema de combustão fisicamente correto. O Solver MPM foi baseado no mesmo Paper do Jixie Effects usado pela Disney no filme Frozen.
Outra vantagem moderna do novo sistema é a resolução adaptativa dos efeitos, que mostra mais ou menos detalhes conforme a distância da câmera. Ele também exporta as simulações nos formatos Alembic, OpenVDB e Fild3D para usar em outros programas.
Provavelmente o novo Bidrost estará integrado nas próximas versões do 3ds max, pois é um programa independente com conexão para o 3ds max, não lançaram junto com o Bifrost para o Maya nesta semana na Siggraph porque precisam privilegiar o Maya como sempre.