A Epic parece o Hobin Hood moderno, tudo que compram oferecem de graça, agora é a vez da Quixel com o Bridge, Mixer e os 10 mil Assets da Megascans, ainda prometem integrar o Mixer no Unreal e rivalizar com o SDesigner.
Ontem, dia 12 de Novembro de 2019, foi um dia incrível no mundo da computação gráfica 3D, a Epic simplesmente comprou a Quixel e está oferecendo tudo de graça.
A Quixel foi fundada em 2011 com uma Suite de Plug-ins para texturização 3D no Photoshop, o DDO, NDO e 3DO, porém, logo viram os artistas deixando a texturização no Photoshop e migrando para os programas Substance.
Foi quando lançaram a biblioteca Megascans com objetos e materiais escaneados, largamente adotada em diversas áreas, incluindo Games e cinema, também criaram um programa independente (Standalone) para abrigar os Plug-ins e nasceu o Mixer, que estava em fase Beta e seria vendido por 99 dólares mensais.
O CEO da Quixel chegou a afirmar que tinha se tornado difícil manter uma ferramenta estável no Photoshhop depois que ele migrou para o Creative Cloud, também disse que tinha virado um espiral de baixa e a Quixel chegou perto do fim.
Agora, eles fazem parte da Epic Games e vão manter os mais de 100 funcionários, graças a negociação do Marc Petit, que foi presidente da divisão de M&E da Autodesk durante 10 anos e está levando o Unreal para novos patamares como gerente geral da empresa, enquanto o 3ds max é só ladeira abaixo desde a sua saída, assim como a saída do Ken Pimentel, hoje também na Epic! Será coincidência?
O Mixer foi a primeira alternativa ao Substance Designer, porém, apenas na criação das texturas PBR proceduralmente e não na função mais incrível e exclusiva do programa, que é a possibilidade de modificar o mapa procedural em tempo real durante a execução de uma aplicação interativa, seja Game, maquete ou visualizador de produtos.
Entretanto, o Marc Petit disse que eles pretendem integrar o Mixer no Unreal num futuro próximo e desta forma ele também será interativo durante a execução da aplicação, pelo menos no Unreal, que é o que interessa.
O Marc Petit ainda foi perguntado se eles enxergam o Mixer em longo prazo como uma alternativa as ferramentas Substance e ele disse: “Yes, absolutely.”
A Epic parece um Hobin Hood moderno, tudo que compram oferecem de graça, portanto, o Mixer, o Bridge e os 10 mil Assets da biblioteca Megascans estarão disponíveis gratuitamente.
Por enquanto lançaram 10 pacotes da Megascans de graça no Marketplace e logo tem mais, o Timothy D. Sweeney, CEO da Epic, merece uma estátua em praça pública!
Acesse o artigo da Epic sobre a compra da Quixel clicando aqui.
Baixe os primeiros 10 pacotes gratuitos da Megascans clicando aqui.
Veja abaixo o vídeo da Quixel anunciando a incorporação pela Epic e em seguida o vídeo mostrando uma produção virtual no Unreal onde usaram os Assets da Megascans.