Entre as várias novidades que a Nvidia apresentou na Siggraph deste ano está o NeuralVDB, uma evolução no sistema de exibição de efeitos volumétricos que adiciona AI para reduzir o peso em 100 vezes e torná-lo Real-Time.
Veja abaixo o vídeo sobre o NeuralVDB apresentado pela Nvidia na Siggraph 2022.
O sistema VDB foi criado por Ken Museth na DreamWorks, depois, tornaram Open-Source em 2012 e logo se transformou no padrão para exibição de efeitos volumétricos.
Tanto que, em 2015, Ken Museth recebeu o Scientific and Technical Academy Awards pelo desenvolvimento do recurso, já no cargo de diretor senior de simulações na Nvidia.
Em 2021 lançaram o NanoVDB com aceleração por GPU e abriram a possibilidade de rodar volumes em tempo real, logo foi adotado pelos programas 3D decentes como Houdini e Blender, mais recentemente também no Unreal Engine com o Plug-in da Eidos Montreal.
Agora, apresentaram o NeuralVDB com inteligência artificial para reduzir o peso em mais de 100 vezes sem perder qualidade, permitindo exibir efeitos volumétricos em aplicações interativas Real-Time e possibilitando a criação de efeitos ainda mais complexos nas renderizações Offline, além do emprego em áreas médicas e científicas.
Porém, o sistema de AI utiliza a tecnologia dos Tensor Cores das placas RTX para calcular, portanto, só rodará nas placas da Nvidia.
Você pode ter mais informações sobre o NeuralVDB clicando aqui.