A Nvidia apresentou o GET3D, um novo sistema que mistura diversos tipos de AI treinadas para gerar imagens 2D de objetos que não existem, além de converter em 3D e texturizar, ou seja, a modelagem 3D vai acabar em breve.
Veja abaixo um breve vídeo mostrando os resultados do GET3D.
O GET3D é o primeiro protótipo de um sistema que mistura diversos tipos de AI para gerar objetos 3D que não existem, portanto, não poderiam ser criados por fotogrametria.
O objetivo da empresa é gerar modelos 3D detalhados de objetos conhecidos, pois a inteligência artificial, baseada em GAN, foi treinada para criar imagens 2D de diversos tipos de Assets comumente usados em 3D como carros, cadeiras, animais, motos, pessoas e prédios, em seguida, outra AI produz um 3D SDF para ter todos os lados e um Texture Field, bem parecido com o Distance Field do Unreal, depois, outra AI trabalhando com DMTet, Differentiable Surface Modeling e Generative Model extrai o Mesh do 3D SDF e sampleia as cores da textura no Field, criando o objeto 3D texturizado.
Os objetos gerados possuem um bom nível de detalhes e o sistema permite fazer centenas de variações igual já era possível nos programas de GAN 2D, é praticamente o Midjourney ou Dall-E 2 para objetos 3D.
Isso significa que a modelagem de objetos ficará restria para casos muito específicos num futuro próximo, como esculturas ultra-detalhadas, pois você poderá criar facilmente o objeto que desejar com detalhes e texturas apenas falando, porque para transformar fala em texto nem precisa inventar nada, já existe a tecnologia.
A Nvidia, assim como diversas outras empreas, estão focadas em tornar realidade o que eles chamam de Metaverso, que é a transformação dos sites 2D em ambientes 3D interativos e para isso as pessoas precisam conseguir criar objetos 3D facilmente.