A Adobe lançou o Substance Painter 8.3 com um novo sistema de Bake que oferece visualização na Viewport, se tornando o Soft ideal para criar os Bakes dos objetos para o Unreal, também ganhou suporte para o formato USD.
Veja abaixo o vídeo mostrando o novo sistema de Bake de texturas disponível no Substance Painter 8.3.
Eles transformaram a janela de Bake num painel lateral e adicionaram Feedback de tudo na Viewport, exibindo o Cage e aplicando vermelho em qualquer parte do Mesh que saia do volume dele, igual acontece no Max, mas sem precisar renderizar para ver.
Agora, você pode iniciar e cancelar o Bake através da própria Viewport e interagir com o objeto durante o processo para identificar problemas antes de terminar.
Como comentei em outras notícias e explico no curso de Unreal, o problema do Substance Painter era não fazer o Bake de Bent Normals, que foi adicionado no programa no ano passado, portanto, ele já tinha se tornado a melhor opção para fazer os Bakes dos mapas de detalhes dos objetos, necessários para obter a melhor qualidade em Real-Time de verdade no Unreal, Unity e qualquer outro Engine de Game, mas com esta visualização direta na Viewport ficou melhor ainda.
A renderização dos mapas de Bake no Substance Painter é muito mais rápida do que no 3ds max com qualquer renderizador que escolher, até mesmo com o Scanline, além disso, ele não gera Bent Normals, portanto, não é viável fazer os Bakes no Max.
O Substance Painter 8.3 também ganhou suporte para o formato USD e Sparse Virtual Textures, melhoraram o sistema de Physical Size das texturas e o Auto UV Unwrapping para mapeamento automático.
O Substance Painter oferece licença perpétua por 150 dólares através do Steam, assim, você paga menos e não precisa instalar os aplicativos do Creative Cloud, usado para espionar os usuários como já foi comprovado e divulgado em diversos sites,
inclusive aqui.
Você pode ter mais informações sobre o Substance Painter 8.3
clicando aqui.