Neste tutorial eu explico como fazer o Bake da iluminação com o Lightmass no Unreal e habilitar o Ray Tracing Real-Time apenas nas reflexões, assim, você consegue mais qualidade que o Lumen e renderiza mais rápido.
Veja abaixo o tutorial mostrando o segredo da renderização com qualidade, velocidade e sem defeitos no Unreal Engine.
Todo mundo só olha para o Lumen, mas ele não foi feito para animação, foi feito para aplicações interativas Real-Time e apresenta muitos problemas na renderização de cenas reflexivas, por isso que você só encontra boas animações de quartos, salas ou ambientes difusos feitas com ele.
Quando foi que você viu uma animação de banheiro com espelhos, vidros e revestimentos reflexivos?
Portanto, se o renderizador não funciona bem em todas as situações ele não serve para arquitetura, pois é frustrante renderizar uma animação e ver que ficou cheia de batimentos e cintilamentos no final, pior ainda se estes defeitos forem insolúveis como acontece no Lumen, não adianta aumentar a qualidade e o tempo de Render, pelo contrário, isso piora os defeitos!
A única forma de suavizar estes problemas de reflexão no Lumen é renderizar com a qualidade da Viewport, que é para o que ele foi feito e ensinei a fazer no tutorial anterior.
A forma mais eficiente de renderizar animações com alta qualidade e velocidade no Unreal é através do sistema de Bake, mas não com o GPU Lightmass que apresenta vários problemas, muito menos com o Plug-in de terceiros para bake por GPU, tem que usar o Lightmass padrão, que é o Render principal do Unreal, super estável e super confiável, só que quase ninguém fala dele.
O Lightmass é muito mais difícil do que os outros porque é cheio de detalhes, mas só precisa conhecer estas minúcias para produzir maquete interativa, onde a performance é muito importante, se for usar apenas em animação é super fácil como pode ver no tutorial abaixo.
Eu estarei ao vivo durante a transmissão no Youtube para responder dúvidas sobre o processo e perguntas sobre o Unreal.