A última coisa que falta para a renderização de imagens realistas virar brincadeira de criança é a geração de materiais, mas agora a Nvidia conseguiu resolver com um novo sistema de AI que ainda roda em Real-Time nas RTX.
Veja abaixo o vídeo mostrando a nova técnica para geração de materiais publicado pelo Two Minute Papers.
O sistema, desenvolvido pela Nvidia, foi treinado com mais de 40,000,000,000 de materiais reais para conseguir simular qualquer tipo de material em 3D com extremo realismo, incluindo diversos Layers e imperfeições igual aos materiais criados pelos melhores artistas.
Também conseguiram subdividir a rede neural e comprimir as informações para poder rodar nas placas de vídeo RTX comuns em vez de exigir super computadores.
Portanto, em breve será derrubada a última barreira que falta para a renderização de imagens realistas virar brincadeira de criança, já que é impossível errar na iluminação e os renderizadores praticamente não possuem mais configurações, porém, não é qualquer um que consegue configurar materiais realistas.
Ninguém mais vai precisar configurar materiais com a nova técnica da Nvidia, eles serão gerados por AI com extremo realismo, além de tudo, ainda serão mais rápidos para renderizar do que a técnica convencional como mostra no vídeo.
Por estas e outras que quem trabalha com imagens precisa evoluir para animação e maquete interativa, pois as imagens valerão cada vez menos.