O RenderRam publicou um vídeo tutorial sobre realismo em cenas de arquitetura no 3ds max, mas serve para outros programas, o autor explica a técnica usada para reproduzir as pequenas sujeiras e imperfeições nos vidros.
Veja abaixo o vídeo tutorial sobre vidro realista.
Como sempre falo, o realismo em 3D depende puramente do refinamento dos materiais, pois iluminação é a coisa mais fácil que existe para fazer em 3D, é impossível errar, e o segundo elemento importante é uma modelagem detalhada, mas modelagem é a segunda coisa mais fácil do mundo para fazer em 3D, é o básico do básico.
Portanto, a única coisa que exige bastante treino e experiência para conseguir obter imagens realistas é a configuração de materiais detalhados, porque a realidade é super detalhada, mas normalmente as pessoas criam ou usam materiais simples, que são tão perfeitos a ponto de quebrar o realismo da imagem, já que a realidade não é perfeita.
Qualquer material tem imperfeições e mesmo construções novas possuem imperfeições, determinados pontos acumulam poeira e pequenas sujeiras que são impossíveis de limpar, são estas imperfeições que interferem na luz refletida pelas superfícieis aumentando o detalhamento e o realismo das imagens.
Criar materiais realistas é uma arte e o autor do tutorial explica a técnica usada para reproduzir as pequenas sujeiras e imperfeições nos vidros das janelas, serve para qualquer programa 3D e qualquer renderizador decente.